“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


domingo, 19 de agosto de 2012

'Carvão ou diamante? '

Qual o nível de organização de sua essência?
Absorvente ou Resplandecente? 
O carvão e o diamante possuem a mesma composição: carbono.
Qual a diferença entre eles? A forma de arranjo destes carbonos!

O carvão é resultado de átomos de carbono espaçados entre si formando uma estrutura desordenada. O resultado? O carvão suga a luz pra si mesmo e apresenta uma aparência e estrutura obscura e frágil.
O diamante apresenta os átomos de carbono fortemente ligados num arranjo geométrico organizado que reflete a luz com brilhos multicores. Apesar do aspecto transparente e frágil, corta tudo e somente pode ser cortado por outro diamante. Resistente às altas temperaturas e pressões atmosféricas tem sido utilizado na perfuração de poços de petróleo, nas naves espaciais, na confecção de microchips. Vale milhões.


Assim pode acontecer com o cristão. Existem cristãos carvão e cristãos diamantes. Ambos foram lavados pelo sangue do Cordeiro e receberam uma nova essência tornando-se receptáculos da luz e da Salvação em Cristo Jesus: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?” (Sl 27.1).

Qual a diferença? O modo como desfrutam desta preciosa luz.
O cristão carvão armazena pra si mesmo esta valiosa salvação. É medroso, embutido, vive pra si mesmo, abafando a exteriorização da luz, do agir poderoso do Espírito Santo. Por manter uma vida espiritual bagunçada, não amadurece, vive pedindo oração, sugando o tempo e a energia do outro.
O cristão diamante passa por tribulações sem perder sua compostura, sua essência, a fé num Deus mantenedor, soberano. Isto gera alegria, brilho, exuberância no viver porque transmite, irradia a preciosa luz de Cristo. Organizado, batalha, dia após dia, na busca do conhecimento da Palavra, da maturidade, do preparo para melhor servir a Deus.

Refletindo: Que tipo de cristão eu sou? Abatido, triste, dependente da fé do outro? Tenho levado tristeza ou brilho aonde vou? Minha vida espiritual está organizada? Tenho separado parte do dia pra orar, meditar na Palavra? Tenho me disponibilizado a cumprir a missão de levar o evangelho a toda criatura?

Agindo: Que tal organizar sua agenda espiritual? Que tal se dispor para um renovo na Presença do Pai? Estabeleça um horário pra orar, meditar na Sua Palavra e disponha o coração, com prioridade, para cumprir o Seu projeto e que a Promessa de Deus, se cumpra no seu viver: 

“Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz,
e a glória do Senhor nasce sobre ti” (Is 60.1).

Nenhum comentário: