“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

'Ampliando fronteiras'

Estendendo os ramos (Gênesis 49.22-26)
v.22: José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a fonte; seus galhos se estendem sobre o muro. 
v.23: Os flecheiros lhe dão amargura, atiram contra ele e o aborrecem.
v.24: O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel,
v.25: pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso,
o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus,
com bênçãos das profundezas, com bênçãos dos seios e da madre.
v.26: As bênçãos do teu ai excederão as bênçãos dos meus pais até o cimo dos montes eternos; estejam elas sobre  cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido entre seus irmãos”

         A história de José (por volta de 1700 a.C) é impressionante. Bisneto de Abraão, 11º filho de Jacó, foi vendido pelos seus irmãos. Levado como escravo para o Egito tornou-se empregado de Potifar (oficial do faraó). Foi caluniado, preso injustamente até que, ao desvendar um sonho do faraó, foi eleito governador do Egito.
       José é um exemplo de homem de Deus. Seguiu os princípios e a fé dos seus ancestrais (Abraão, Isaque, Jacó). Demonstrou uma fidelidade ímpar a Deus, mesmo nas tribulações. Sua vida ensina-nos dependência, esperança, perdão, visão clara da soberania de Deus. As dificuldades que enfrentou dentro e fora de sua família (Gênesis 37-39) não o afastaram da fé.
Homem aprovado por Deus pela sua integridade. José ensina-nos a não negociar valores, a guardar e praticar os ensinamentos de Deus. Que Deus encontre em nós desejo ardente de acertar, de fazer a vontade d’Ele, como encontrou no coração de José.
O texto bíblico mostra a benção de Jacó sobre a sua vida e ensina-nos o que Deus pode e quer oferecer a todos que O buscam, em Espírito e em verdade.

            O que aprendo com este texto?
1. Para sermos ramos frutíferos, precisamos estar sempre junto a fonte (v.22).
            Deus é a fonte inesgotável de sustento. O maior objetivo do inimigo é querer nos tirar de perto da fonte.
        São muitas as suas armadilhas: desavenças, contrariedades, crises, palavras duras... Mas nada, nem ninguém pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus (Romanos 8.38-39). ALELUIA!
           Somos chamados por Deus para sermos ramos frutíferos. A flecha que vem do inimigo pode nos aborrecer, mas não nos paralisa (v.23-24). Os inimigos podem pelejar contra nós, mas não prevalecerão. As nossas raízes são profundas, alicerçadas em Deus.
        Deus nos concede a fonte inesgotável da unção fresca da Sua misericórdia, como o orvalho constante, silencioso, abundante, presente especialmente na escuridão (Oséias 14.5).
     Quando tudo parece complicado demais, sombrio demais, silencioso demais, Deus está presente, fortalecendo, restaurando, fazendo brotar algo novo. Obrigada, óh meu Deus!
           
2. Nas adversidades, Deus segura nossos braços e nos faz firmes (v.23-24).
Deus é nossa fortaleza e nos ajuda a frutificar, a sermos ativos mesmo nas provações.
Muitos dizem que não podem assumir compromissos porque estão passando por lutas. Há quem diga: Quando eu me casar, me dedicarei mais a Deus. Outros dizem que vão esperar os filhos crescerem ou entrarem na faculdade ou assumirão compromisso quando se aposentarem.
Porém, a obra não é nossa, ela é de Deus. Se Deus nos chama, Ele também nos capacita.

Nossa vida é como um trem, as estações vão passando e, muitas vezes, ficamos apáticos, sempre aguardando novas ocasiões e perdemos as oportunidades de conhecer e testemunhar da nossa fé para quem viaja conosco, de aproveitar a paisagem, de fazer algo frutífero, abençoador.
Tenho aprendido que, ao aconselhar alguém, muitas vezes com o coração triste, preocupado; eu mesmo me animo. Aos nos esforçarmos para levantar alguém que caiu, nossos pés se firmam.  
José nos ensina a fazer diferença onde estivermos, não importa a situação ou o momento em que vivemos. Potifar percebeu que tudo que aquele escravo fazia prosperava (Gn 39.3). Na prisão, encontrou mercê da parte do carcereiro, tornando-se responsável pelos prisioneiros (Gn 39.21-22). Era sensível à dor dos seus companheiros de prisão (Gn 40.6-7). Construiu uma história digna, respeitável, íntegra como governador do Egito (Gn 41.52, 55).

3. Deus amplia nossas fronteiras e nos ensina a frutificar (v.22, 26).
Junto à fonte, os nossos galhos se estendem sobre o muro.

Somos chamados para superar barreiras, sejam quais forem. Somos chamados para frutificar.
Quais são os frutos? Frutos de arrependimento (Mt 3.8); da bondade (Mt 7.16-18); do compartilhar do Evangelho (Mt 28.19-19); das atitudes honradas (Is 58.6-7).
        
As promessas do Deus Eterno são tremendas (Oséias 14.4-8):
* Florescer como a linda flor do lírio que representa nobreza, doçura;
* Estender raízes profundas como o cedro do Líbano, que simboliza força e longevidade;
* Estender os ramos com o esplendor da oliveira, exalando o frescor da fragrância do Líbano.
* Ser sombra para o sedento;
* Cereal para o faminto;
* Esperança como o florescer da vide e ilustre como o vinho do Líbano.

'Louvado seja o nosso Pai, que ouve o nosso clamor,
cuida de nós e faz brotar o bom fruto!'  
PARA REFLETIR:
  • Você tem vivido uma vida estéril? Há coisas que você deseja fazer e não consegue?
  • Você conhece as promessas de Deus? A Palavra de Deus tem muitas promessas. Entretanto, se o amor de Deus é incondicional (Ele ama a todos igualmente); a Sua benção é condicional à obediência.
    • Pense em quais áreas você tem desobedecido a Deus. Disponha-se a mudar.
    • Rompa com a esterilidade; anuncie novos tempos, junto à fonte Suprema que é Deus.
    • Peça perdão a Deus pelos pecados (palavras, atitudes, pensamentos, sentimentos).
    • Peça que Ele retire qualquer tipo de aridez do seu coração e derrame sobre sua vida a unção transformadora, que faz florescer, frutificar, mesmo em tempos de sequidão.

2 comentários:

Travessia disse...

Olá Regina,
fiquei feliz em conhecer seu blog e seu trabalho. Você e Leoman forma muito importantes na minha adolescência no período que morei em Jabuticabal.

O primeiro estudo que dei foi você que me incentivou. isso aconteceu na igreja batista. Lembra?
Hoje estou casada, tenho dois filhos, meu esposo é pastor presbiteriano.

Que Deus abençoe o ministério de vocês.

Beijos Daniella Palomares
sobrinha de tia Esperança

Regina Helena disse...

Que lindo Daniella, prazer enorme em ter você no meu blog. Fiquei muito emocionada com suas palavras. Saudades imensas de você, do seu modo meigo, comprometido com Deus. Que o nosso amado Pai continue abençoando e usando muito a sua vida, pra Sua honra e glória. Beijão.