“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


Experimentando... “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom..."

Experimentando a paz de Deus!

“Oh! Provai e vede que o Senhor é bom;

bem aventurado o homem que nele se refugia” (Sl 34.8).
            Você já experimentou a paz de Deus diante de uma decisão, de um conflito, de ameaças? Gostaria de contar três episódios que fizeram tremenda diferença em minha vida.
Paz que indica o caminho certo e nos afasta de atalhos. Paz quando entregamos nossa vida totalmente nas mãos de Deus e recebemos Jesus Cristo como Salvador pessoal. Paz da certeza de que Deus está no controle de tudo e podemos nos abrigar em Seus braços.

1.  Experimentando a paz de Deus nas decisões!


“Bem sei que tudo podes, 
e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2).

 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração...” (Cl 3.15)
            Neste episódio aprendi que também devo atentar para a falta desta paz. Estava finalizando o meu doutorado quando fui contratada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Estava feliz nesta universidade, com a igreja que participava, com a cidade e, especialmente, com os muitos amigos que fizera em Maringá (PR). O meu projeto era ficar lá pra sempre até que, minha mãe foi ao médico, e ele disse que ela teria, no máximo, seis meses de vida (graças a Deus, ele errou; minha mãe viveu mais 20 anos depois disso).

            Mas este prognóstico, de certa forma, mudou minha vida, pois fez com que eu me movesse pra voltar para o estado de São Paulo onde moravam minhas irmãs que poderiam me ajudar a cuidar de nossa mãe.

            Prestei concurso e fui aprovada, pela graça de Deus, em duas unidades da UNESP (Rio Claro e Jaboticabal). Querendo fazer a vontade de Deus, orei muito, jejuei. Todos (meu orientador de doutorado, familiares) queriam que eu fosse para Rio Claro. E, em submissão, estive nesta cidade para assinar o contrato. A moça dos Recursos Humanos, que estava com o meu processo, tinha faltado naquele dia e eu não pude assiná-lo. Em todo o tempo que estive em Rio Claro, senti uma angústia, uma imensa inquietude. No meu retorno pra casa, não tinha dúvidas. Iria pra Jaboticabal. Sei que, naquele momento, contrariei pessoas que eu amava, porém “... Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.29). Sou grata a minha mãe que, apesar do desejo do seu coração, apoiou incondicionalmente a minha decisão.

Em nenhum instante da minha vida acadêmica ou pessoal me arrependi da decisão que tomei, muito pelo contrário. Acontecimentos, informações que obtive desde então, mostraram que esta decisão não poderia ter sido mais acertada. Sou grata a Deus porque quando queremos fazer a vontade d’Ele, Ele não se omite, Ele responde com a Sua paz ou com a falta dela quando nos desviamos do Seu propósito. Deus presente, Deus que age, Deus que zela por nós a todo instante.




2. Experimentando a paz de Deus na entrega!

Nasci num lar evangélico e lembro-me, como se fosse agora, do momento mais importante e sublime que vivi na minha vida. 
Eu tinha cerca de 6 a 8 anos (não me lembro a data exata). Num culto de domingo à noite atendi ao apelo e entreguei minha vida inteirinha nas mãos de Deus Pai. Nesta noite recebi a Jesus Cristo como Salvador e Senhor da minha vida e fiz uma aliança eterna com Ele.
Lembro-me que uma paz imensa me invadiu. Na volta pra casa minha família foi caminhando e conversando. Eu, uma falante contumaz quando estava com minhas irmãs e mãe (rsrsrs), fui calada e  voando... Você já voou alguma vez? Eu tenho certeza de que, pelo menos planando, eu estava... :)



3. Experimentando a paz de Deus nas lutas!
 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração...” (Cl 3.15)

Certa noite cheguei em casa e encontrei meu filho ardendo em febre. Meu marido tinha um estudo bíblico marcado e lá fui eu, sozinha, ao médico, com as duas crianças a tiracolo. Lá chegando, o médico chamou um cardiologista e disse que o problema era sério e uma enfermeira, totalmente inexperiente, tirou sangue do meu filho, após várias tentativas. Fui ficando em ebulição, tensa, brava, zangada com o mundo.
Finalmente consegui falar com meu marido e ele ficou no hospital com o Leandro (aguardando o resultado do teste de alergia a penicilina) enquanto eu ia pra casa colocar a Deborah pra dormir.

Em casa, em parafuso, liguei pra minha irmã Carmen Silvia e, em prantos, pedi que estivesse orando. Fui para cozinha colocar o leite pra ferver quando me senti envolvida por uma paz infinda, inexplicável. Parecia um manto de quietude, abrigo. Senti-me tratada por Deus, diretamente. Sem refletir, comecei a cantar em voz alta um cântico da minha infância: “Oh que paz Jesus me dá, paz que outrora não senti, cada vez sou mais feliz desde que O conheci”. Logo em seguida minha irmã ligou e disse que tinha orado pra Deus me dar muita paz. Eu respondi: - Ele já respondeu sua oração! Então, contei o que tinha acontecido.

Leomam e Leandro chegaram. Leandro bem (graças a Deus, não tinha e não tem nenhum problema no coração), sem febre. Demos mamadeira e o colocamos pra dormir. Sentados na cozinha, respirando fundo, compartilhamos a respeito de como é bom conhecer a Deus e a Sua paz. Deus presente, que traz ao nosso coração a certeza de que não estamos sós.

E o senhor que o Leomam tinha ido evangelizar? Pessoa questionadora, turbulenta, converteu-se ao Deus vivo e verdadeiro e testemunhava da sua transformação para os seus ex-colegas de buteco. ALELUIA!

“Mas agora, assim diz o Senhor, 
que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel:
Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador...” (Is 43.1-3)




“O SENHOR dá força ao seu povo;
o SENHOR abençoa com paz ao Seu povo” (Sl 29.11).



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Experimentando a comunhão com Deus!
“Tem misericórdia da mim...,
pois em ti a minha alma se refugia;
a sombra das tuas asas me abrigo,
até que passem as calamidades.
Clamarei ao Deus Altíssimo,
ao Deus que por mim tudo executa” (Sl 57.1-2)


Estava orando pelo meu filho: “Senhor, cuida do meu filho” e, então pensei: - “Por que estou falando ‘meu filho’? Ele é de Deus também. Foi consagrado a Deus desde bebê e, hoje, pela Sua graça, conhece Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. Devo dizer a Deus: ‘nosso filho’ e não meu filho”!
Foi uma sensação inexplicável. Trouxe um descanso, um alívio dentro de mim. A certeza de que não estamos sozinhos. Deus faz parte não somente da nossa família espiritual e eterna como da nossa família biológica, aqui e agora.

Pelo sacrifício de Jesus (1 Co 10.16), somos chamados à comunhão com Deus (1 Jo 1.3), com Jesus Cristo (1 Co 1.9, 1 Jo 1.3) e com o Espírito Santo (2 Co 13.13, Fp 2.1).
Comunhão (do grego koinonia) significa parceria, participar, compartilhar (ter e usar juntos) os bens, sentimentos, idéias, ideais. “Comum união”!
Como desenvolver esta comunhão? Promover encontros freqüentes, em oração. Declarar nosso amor, gratidão, admiração. É entrega, aliança, compromisso de ambas as partes.

 “Comunhão com Deus”: tudo que é d’Ele é meu e tudo que é meu é d’Ele. Dele é a minha vida, tudo que tenho, que sou, meus dias, meu destino. Minha é a segurança de não estar sozinha, que Deus nunca abandonará a mim e a ‘nossos’ filhos. É Deus Pai que se importa comigo e eu com Ele.
ALELUIA! LOUVADO SEJA O NOSSO AMADO PAI,
EL BRIT – DEUS DA ALIANÇA!

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus,
e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2 Co 13.13)


 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Experimentando a receita de Deus ...
Todah Elohim (Obrigada Deus)
 “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl 37.4)
           
            Voltávamos, Leomam e eu, de uma viagem. Lembrei-me que, em breve, completaríamos 20 anos de casamento. Falei com Deus: - “Há tanto tempo queremos ir pra Europa e nunca dá certo. Ajuntamos dinheiro, mas sempre aparece alguma coisa pra fazer: uma reforma na casa, troca de carro... Queria tanto conhecer a Europa, dá uma viagem pra nós?

            Na semana seguinte, um telefonema. Uma moça dizia que a minha receita tinha ganhado o primeiro prêmio, no valor de R$ 40.000,00. A princípio achei que fosse brincadeira. Até que entendi que era verdade. Meses atrás tinha enviado três receitas pra Yoki numa promoção: “Sua receita vale uma casa”.
            Feliz da vida, contei pra minha filha Deborah e complementei: - “Vou trocar o computador do seu irmão, vou comprar sua máquina fotográfica, vou comprar um cachorro labrador, de cor chocolate”.  Os olhos de Deborah foram se arregalando e ela disse: - “Mãe, vai pra Europa”. Eu respondi: - “Ah, filha, não dá pra nós quatro irmos pra Europa”. Ela insistiu: - “Vão vocês dois, faz tempo que sonham com isto”. Na hora veio à minha memória o pedido que fizera a Deus. Entendi que era presente d’Ele e o destino do dinheiro deveria ser a sonhada viagem pra Europa.

            Viajamos por sete países da Europa. Porém, presente de Deus vem com complementos, com ‘Grand Finale’:

            Estávamos no aeroporto de Portugal aguardando o vôo numa fila imensa, de mais de 200 pessoas. Ouvimos nosso nome sendo anunciado pelo alto-falante. Identificamo-nos e uma portuguesa, sem muita conversa, pediu que a seguíssemos. Eu ia atrás reclamando: - “O que aconteceu? Por que isto? Vamos perder o lugar da fila...”  Hahaha...
            Ela nos levou até a primeira classe do avião. Geeeente, viajamos de leito, na maior mordomia. A poltrona tinha controle remoto até pra curvatura da coluna.

            Compramos computador novo pro Leandro, câmera fotográfica pra Deborah. E o meu cachorro labrador, de cor chocolate, que eu queria tanto? Ganhei não somente um, mas dois (Cacau e Trufa), dos meus sobrinhos Rodrigo e Tatiana. Lindos! Cacau ‘atropelou’ um ônibus e está ótimo (o ônibus e os passageiros também, graças a Deus)! Vitalidade incrível.

            Deus é tremendo! Como agradecer? O Seu amor, imenso amor me constrange. Minha vida é d’Ele, totalmente d’Ele. Não pelos sonhos respondidos: filhos (que excederam minhas expectativas), viagens, cuidados, tantas bênçãos... mas pelo que Ele é!
 Pai de amor. Deus de perdão que, com Sua misericórdia incompreensível, me alcançou. Por Jesus Cristo, pela salvação que tenho n’Ele, por meio da qual sou perdoada dos meus pecados e encontro significado para minha existência. Esta receita não tem preço! 

N’Ele eu vivo, respiro, me movo, existo (At 17.28). Sou d’Ele: Jesus Cristo é tudo pra mim!
“Ó Deus, que me tirou das trevas para Sua maravilhosa luz, usa minha vida, em todo tempo e sempre!”

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa,
povo de propriedade exclusiva de Deus,
a fim de proclamardes as virtudes daquele que
vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9)

Todah Elohim (תודה אלחים - Obrigada Deus)


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



Experimentando e compartilhando 
os feitos do Senhor!

Muitas vezes omitimos e não compartilhamos os milagres, os ensinamentos e as admoestações que Deus tem operado em nossas vidas.  Isto pode ser resultado de comodismo, indiferença, falta de reconhecimento, falta de oportunidade ou, até mesmo, vergonha de expor situações difíceis pelas quais passamos.

Mas tenho entendido que devo ter sensibilidade para perceber a ação, muitas vezes, surpreendente de um Deus de amor, de renovo e, compartilhar os livramentos e o desfrute do bálsamo curativo da Sua Presença, dia após dia.

Muitos pensam: - “Fazendo isso não estaria me expondo ou, mesmo, me gabando futilmente?” Tenho concluído que não! Deus instituiu esta prática para o povo de Israel. Estas lembranças, memoriais da atuação de Deus fortalecem a musculatura de nossa fé, da fé daqueles que convivem conosco e nos deixam mais fortes, mais preparados para novas batalhas, para novos enfrentamentos.

Sendo assim, usarei esta página para testificar algumas coisas que tenho ouvido, visto e sentido e que tudo seja pra honra e glória do Pai.

“O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais,
não o encobriremos a seus filhos;
contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor e o seu poder,
 e as maravilhas que fez... 
Ele... instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que
os transmitissem a seus filhos,
a fim de que a nova geração os conhecesse,
filhos que ainda hão de nascer se levantassem e
por sua vez os referissem aos seus descendentes; 
para que pusessem em Deus a sua confiança e
não se esquecessem dos feitos de Deus,
mas lhe observassem os mandamentos” (Sl 78.3-7)


 ~~~~~~~~~~~



Experimentando a Presença de Deus Emanuel!  (Deus conosco) Aleluia!

“... Se alguém me serve, siga-me, e, onde Eu estou,
ali estará também o meu servo.
E, se alguém me servir, o Pai O honrará” (Jo 12.26)

Último domingo de novembro de 2010, Leandro, meu filho, compartilha que tinha sido eleito Presidente da UMP (União da Mocidade Presbiteriana) de São Carlos (SP), para 2011. Fiquei muito aborrecida. Leandro, na fase final do seu Mestrado, precisaria de tempo para se concentrar. À noite, pastor Kleber da Igreja Metodista ministra este texto (Jo 12.26), em nossa igreja. Jesus Cristo declarando a estima e o privilégio que Deus concede para quem põe a mão no arado e busca segui-Lo: Sua Presença o honra!

A Presença do Pai supera tudo. Ela nos fortalece e nos adestra para toda boa obra, porque d’Ele procede o fruto (Os 14.8). Deus realiza em nós o querer e o efetuar:
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados Ele o dá enquanto dormem” (Sl 127.1-2)

Chorei durante toda a ministração do Pr. Kléber. Lembrei-me dos milagres que Deus operara em minha vida quando os nossos filhos eram pequenos. Durante os meus muitos concursos públicos na UNESP (efetivação, Livre Docência/Professor Adjunto e Professor Titular), acumulei muitas funções: esposa, mãe, docência, orientação de alunos, palestras em todo o Brasil; chefia de departamento da faculdade, presidência de um abrigo de meninas em situação de risco além de ser responsável pelos adolescentes da igreja que freqüentávamos. 

Lembro-me, com saudades, do Leomam ministrando aulas na EBD (adultos), com o Leandro cochilando no porta-bebê, amarrado no seu corpo enquanto eu dava aula para os adolescentes.

Como tudo isto foi possível? Somente Deus!  
 “Ah, se não fosse Deus que esteve
ao nosso lado (Sl 124.1)
A Ele toda glória, todo louvor, toda a honra!

Moisés diz: “... Se a Tua Presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Ex 33.15). É preferível o deserto com Deus a palácios e mesas fartas sem Ele. Em Sua Presença a alegria é plena, há direção, paz, delícias perpétuas (Sl 16.11).
“Ao homem que teme ao Senhor,
Ele o instruirá no caminho que deve escolher.
Na prosperidade repousará a sua alma,
e a sua descendência herdará a terra.
A intimidade do Senhor é para os que O temem,
aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança” (Sl 25.12-14).

Pedi perdão a Deus e agradeci o privilégio concedido ao Leandro. Sei que Deus o honrará no seu Mestrado, no seu Doutorado e em tudo que colocar a mão. 

Quando perseveramos em servi-Lo mesmo no deserto, nos vales, Deus nos surpreende com experiências inesquecíveis, miraculosas. Não existe honra maior do que ser honrado pelo Pai Eterno. Desfrutar, sem merecer, da Sua misericórdia e amor transcende qualquer dádiva que poderíamos almejar! Amor tão grande que nos constrange (2 Co 5.14) por sentir-nos tão indignos. Obrigada Senhor!

Que possamos servir ao Senhor em todo tempo e com todo desprendimento e humildade, anunciando e testificando tudo que temos visto e ouvido. Usando os recursos que Deus tem nos presenteado para honrá-Lo, todos os dias de nossas vidas:
“... Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo,
contanto que complete a minha carreira e o
ministério que recebi do Senhor Jesus
para testemunhar o evangelho da graça de Deus” (At 20.24)

 À Deus todo o nosso viver!


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Experimentando da Soberania de Deus!
“Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra;
em lugar da afronta, exultareis na vossa parte;
por isso, na vossa terra possuireis o dobro, e tereis perpétua alegria” (Is 61.7)

Você já se sentiu injustiçado, aborrecido por ter sido afrontado pessoalmente ou porque alguém que você ama foi prejudicado, sem merecer?
Meses atrás estava orando, muito triste e revoltada, por uma pessoa amada que sofrera perdas injustas. Deus começou a trabalhar no meu coração e me fez lembrar de José. Gostaria de compartilhar o que eu aprendi com você.

José foi traído ‘visceralmente’ pelos seus irmãos, aqueles que deveriam amá-lo e protegê-lo. Faz-nos lembrar do texto: “Com efeito, não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia; mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu intimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à casa de Deus” (Sl 55.12-14).
A história de José (por volta de 1700 a.C.) é surpreendente. Filho de Jacó, bisneto de Abraão, foi vendido pelos seus irmãos. Levado como escravo para o Egito tornou-se empregado de Potifar (oficial do faraó). Foi caluniado, preso injustamente até que, ao desvendar um sonho do faraó, foi eleito governador do Egito. A revelação deste sonho, dada por Deus a José, levou-o a estratégias de modo que, anos mais tarde, quando havia fome em todo o mundo, o Egito tinha abundância de alimento.
Neste tempo, os irmãos de José chegam pedindo ajuda e José os acolhe no Egito, juntamente com o seu pai e todos os demais familiares. Quando o seu pai Jacó morre, os irmãos temem represália da parte de José. Acreditam que chegara a hora da vingança. Entretanto, José responde: “... Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentaste o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida” (Gn 50.15-21). José tem consciência de que os frutos das nossas atitudes pertencem somente a Deus. Revela um espírito nobre, dependência de Deus, visão da soberania de um Deus de poder e projetos que, jamais serão frustrados (Jó 42.2).

            Naquele momento de ira e desolação, lembrei-me desta história e da certeza que a nossa vida está nas mãos de um Deus provedor; Senhor dos Senhores; Reis dos Reis. ALELUIA! Sendo assim, nada devemos temer porque todas as coisas cooperarão para o nosso bem (Rm 8.28).
Hoje posso ver com clareza que isso aconteceu conosco. As perdas foram restituídas sobejamente por Deus e, pudemos experimentar da Sua graça e poder. Saímos fortalecidos na nossa fé, revigorados, tratados.  
As perdas, as demoras, as frustrações, as dores quando depositadas nas mãos de Deus resultam em bênçãos sem medida, em conquistas. 
Este é o nosso Deus!  
Deus que torna o mal em bem (Gn 50.20).
Deus que, em lugar da vergonha, nos concede dupla honra (Is 61.7)”

Você tem buscado cumprir a vontade de Deus em sua vida? Tem dependido d’Ele? N’Ele a gente pode esperar! N’Ele a gente pode descansar!
“Entrega o teu caminho ao Senhor,
confia n’Ele e o mais Ele fará” (Sl 37.5)



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~




LOUVADO SEJA O NOSSO DEUS SUPREMO!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~