“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

"Clima ruim ou roupas inadequadas?"

"Sabedoria: mais preciosa que o ouro" (Pv 16.16)
“Ensina-nos a contar os nossos dias,
para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12)

Moisés pede a Deus discernimento para saber como são poucos os dias de sua vida para que alcance um coração sábio, um coração que valorize o momento em que vive (Sl 90.12). Este versículo, muito utilizado em aniversários. nos remete a pergunta: O que é a sabedoria?

O sábio Salomão nos ensina que a sabedoria procede de Deus e o seu princípio é o temor do Senhor (Pv 1.7).
Sabedoria é diferente de cultura, de inteligência, de ciência. Sabedoria é saber tomar decisões corretas e, muitas vezes, rápidas, num mundo agitado e repleto de cobranças imediatas.  Estudos mostram que um empresário toma, em média, nove decisões por minuto.
Aonde reside a sabedoria?

1. Sabedoria está na Simplicidade:
Em vindo a soberba, sobrevém a desonra,
mas com os humildes está a sabedoria (Pv 11.2).
O sábio encara o mundo com os olhos tranquilos, sem complicações. Sabe perdoar, não armazena mágoas, é tolerante, respeita as diferenças e os limites do próximo.
Sábio é aquele que não cultiva porões escondidos, cantos escuros. Sábio é quem teme ao Senhor (Pv 1.7), pede perdão dos pecados cometidos, crê no perdão do Pai e também se perdoa.
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida,
para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e Deus;
e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”(Is 59.1-2)

2. Sabedoria está em priorizar corretamente:
“Não te fatigues para seres rico;
não apliques nisso a tua inteligência” (Pv 23.4)
Sábio é aquele que se satisfaz com pouco. Há quem diga que rico não é o que tem mais posses, mas aquele que vive feliz com menos. A ansiedade com o futuro, muitas vezes, nos faz esquecer o presente e adiar aquilo que nos faria felizes, realizados.
Quais têm sido seus valores? Suas prioridades? Tem valorizado as amizades? Tem apreciado a natureza? Tem o coração aberto para mudanças?

Os noruegueses dizem: “Não existe clima ruim e sim roupas inadequadas”. O que significa isto? Significa que as dificuldades, as intempéries não devem prejudicar nossos sonhos e sim nos levar a refletir e, se necessário, mudar nossas estratégias. Sempre perseverando nos valores eternos, o padrão que Deus nos ensina (integridade, honra). Estes valores são inegociáveis.
Que possamos abandonar tudo aquilo que impede ou dificulta nossa comunhão com Deus. A mulher samaritana deixou o cântaro. Pedro deixou o barco. O que tem prendido você e atrapalhado sua plena intimidade com Deus, a fonte da nossa paz e sabedoria?
Será que não está na hora de você remover o que atrapalha e se consagrar por inteiro a Deus. Pedir perdão e adorá-Lo? Fazer uma aliança com o Senhor?
Que buscar Deus seja a prioridade maior de nossas vidas: 
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele, e o mais Ele fará” (Sl 37.5).

     
3. Sabedoria está na Autenticidade
“Não tenha o teu coração inveja dos pecadores;
antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia.
Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.
Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração”(Pv 23.17-19)
Seja autêntico. Não queira agradar a todos. É impossível! Quando fazemos isso nos tornamos escravos dos outros.
Evite se comparar com os outros. Compare-se consigo mesmo sempre buscando superar os seus próprios limites e não superar o do outro. Sonhe em ser melhor hoje do que foi ontem. Melhor amanhã do que é hoje.

4. Sabedoria nos remete a visão da eternidade:
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida,
somos os mais infelizes de todos os homens” (1 Co 15.19).
            Ter consciência de um Deus Presente, Deus de amor. Quem crê num Deus que ressuscita os mortos, que dá vida a ossos secos, num Deus de poder e graça, não pode ser triste. Quem encontra e pratica a verdadeira sabedoria é feliz (Pv 3.13) e será salvo (Pv 28.26) porque tem a mesma compreensão de Jó: “Porque eu sei que o meu Redentor vive...!” (Jó 19.25).
Você sabe? Saber isso faz toda a diferença em nossa vida. Traz o temor ao Senhor, traz alegria, traz sabedoria, a certeza que não estamos sozinhos.
Que o nosso amado Deus, Deus do renovo, do recomeço, das oportunidades nos faça, a cada dia, mais sábios, mais felizes, mais realizados e, principalmente, mais submisso, cumprindo o projeto que Ele tem para nós, desde a antiguidade.

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizerem novas” (2 Co 5.17)

'Que a nossa melhor rede não seja a da internet e sim aquela entre duas árvores, onde podemos deitar e apreciar a natureza e os pássaros cantarem... E que venhamos a descobrir, antes que seja tarde, que o mais importante não é o que conquistamos e sim o que fazemos com tudo que temos, com tudo que Deus nos deu' (adaptado do texto de Mauricio Louzada).

Nenhum comentário: