“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


"Aprendendo com os Bichos: Vivendo e Convivendo"

      
Estou finalizando um livro intitulado: "Aprendendo com os Bichos - Vivendo e Convivendo", com meditações unindo a Biologia com a Palavra de Deus. Segue uma amostra. A sua opinião e sugestões são muito importantes para mim. Desde já agradeço. Deus o abençoe!

“Das cinzas, coroa
Do precário, o extraordinário” 
Aprendendo com as abelhas (Apis mellifera).

Texto Bíblico: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para... consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para Sua glória”¹

No cerrado brasileiro é abundante um arbusto denominado de assa-peixe ou mata-pasto (Vernonia spp).  É considerado pelos agricultores como uma planta daninha por reduzir a produtividade e a qualidade dos pastos².
Entretanto, suas flores secretam um néctar utilizado pelas abelhas para produção de um dos melhores méis do mundo, famoso pelo seu sabor refinado e ação medicinal3.
Para os agricultores significa perda, prejuízo. Para as abelhas, fonte preciosa de prazer e de sustento. Em algumas regiões brasileiras, fonte de vida para as colméias, por florescerem num período de seca e frio.
A natureza e a história nos ensinam a rever conceitos. O que é desprezível para uns pode ser a oportunidade de outros. Muitos memoriais significativos foram construídos quando o homem conseguiu aproveitar destroços, enxergou e extraiu coisas novas de sucatas. Grandes descobertas na navegação, ciência, artes e tecnologia fluíram quando o homem ousou aproveitar as perdas e derrotas como bússolas para desvendar novos caminhos, novos propósitos.
Extrair água de mananciais é interessante, mas não meritório, porque é o previsível. Entretanto, colher frutos suculentos no deserto pode expressar o sobrenatural e marcar toda uma história.
Qual o segredo? Como extrair alegria no meio de derrotas, quando tudo parece dar errado? O apóstolo Paulo disse que aprendeu a ser feliz em toda situação4 e pratica esta idéia quando canta na prisão, preso injustamente5.
Muitas vezes fico maravilhada ao ver pessoas atribuladas transmitindo esperança, alegria. Pessoas que apreciam o pouco que dispõe, que trocaram a murmuração por gratidão; o azedume pela fé num Deus de milagres.  Uma fé funcional que ergue o aflito, que move engrenagens, que gera mudanças. Uma fé que evidencia a intervenção de um Deus de amor que não desampara os seus filhos, que cumpre Suas promessas.
Um coração que crê, que adora faz as barreiras caírem, faz mananciais fluírem porque ali está Deus. Ele habita no meio dos louvores6. E onde Deus está, o inimigo não está. O adversário treme de medo7 e foge da presença de Deus!
O que você dispõe? Ofereça a Deus e aquiete o coração. Creia que Ele é fiel e poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou sonhamos8

Para Refletir: O que você tem em suas mãos e que deve ser valorizado? Formação acadêmica? Experiências? Saúde? Anote o que você dispõe e o que pode fazer para avançar (novos cursos, reatar relacionamentos, desenvolver novos hábitos) e, a exemplo das abelhas, construir a partir do disponível, algo novo e inesquecível. 

Oração: “Trata comigo Senhor, mostre-me as alternativas. Ensina-me a valorizar o que eu disponho e capacita-me a aceitar desafios. Faz de mim um vaso novo, purificado, um adorador consciente da Sua presença. Plantado para Sua Glória¹. Em nome de Jesus, amém!”