“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

'Decisão & Ação'

Êxodo 2.1-10: Aprendendo com a família de Moisés
Cerca de 3.500 anos atrás, Joquebede teve um filho.
A situação era hostil. O seu povo era escravo no Egito e o faraó havia decidido que todos os meninos deveriam ser mortos, assim que nascessem.
Contexto muito triste, sem esperança, sem escolhas, porém, Joquebede toma uma atitude corajosa. Esconde o bebê e, quando ele tem 3 meses, tece um cesto e o coloca à beira do Rio Nilo, sob a vigilância de sua filha, Miriã.
Deus tem um projeto. Providencia que a filha de faraó enxergue o cesto e se encante com o menino a ponto de adotá-lo como seu filho, dando-lhe o nome de Moisés ('tirado das águas'). Mas, Moisés precisaria de uma ama de leite. Sua irmã, Miriã, que estava escondida entre os juncos, apresenta-se e oferece sua mãe Joquebede que é, então, contratada e paga para amamentar e cuidar de seu próprio filho. 
Deus de poder, que nos surpreende e cujos propósitos jamais serão frustrados (Jó 42.2)!
Quantos ensinamentos nesta história. Com ela aprendo que: 

1. Não importa a situação (o contexto em que vivo), Deus nos conclama a confiar, a lavrar nosso coração para disponibilizar espaço para novos e ousados sonhos. 
"Porque assim diz o Senhor...: 
Lavrai para vós campo novo e não semeis entre espinhos.
Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração" (Jr 4.3-4)
Egito: Campos lavrados margeando o Rio Nilo (2010).
É possível sonhar com um novo tempo, com um novo campo. Para isto preciso tomar uma decisão com ação. Decisão sem ação é ilusão, é balela! 
Deus nos conclama a lavrar um campo novo, a circuncidar o coração. Como? Tomando posição. Cuidando para que o nosso coração seja, diariamente, adubado pela Palavra de Deus.
Campos velhos, não tratados, são invadidos por ervas daninhas. São corrompidos pela amargura, por futilidades.
É preciso capinar, retirar os espinhos que sufocam sonhos, paralisam vidas. Arrepender-se, pedir perdão a Deus. Extirpar as mágoas. Perdoar, converter pensamentos, palavras e atitudes.  Remover tudo que atrapalha nossa comunhão com Deus para que novas sementes, novos sonhos sejam plantados. 
Quando tiramos o imprestável, disponibilizamos espaço para o renovo de Deus, para a semeadura de uma nova história:
"E o Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua semente, para amares ao Senhor, teu Deus, com todo o coração e com toda a tua alma, para que vivas" (Dt 30.6)

2. Nas mãos do Deus Altíssimo os recursos mais simples, as iniciativas mais humildes tem desdobramentos extraordinários, eternos.
Joquebede não se tornou refém do autoritarismo de faraó. Não se omitiu, não permitiu que ele escrevesse a sua história, a história de seu filho. Miriã não se intimidou perante a filha do faraó e todo o seu séquito.
Um bebê num cestinho sobre um rio imenso, com correntezas, cheio de crocodilos teve um futuro extraordinário.
Egito: Rio Nilo (2010) 
Não há faraó, estratégias, crises, tempestades, poder que possa neutralizar a nossa vida, nossa história se nos dispusermos, com fidelidade, a obedecer o projeto de Deus. Mas, para isto, precisamos renunciar ao pecado, deixar tudo que atrapalha nosso relacionamento com Deus. Assumir um compromisso real e radical com Ele.

            José foi vendido, rejeitado, escravizado, preso, mas em todo tempo foi fiel aos princípios eternos. Deus honrou sua fidelidade, preparando para ele a cadeira e o poder de governador do Egito (Gn 37-50)
Rute era uma viúva estrangeira, pobre, faminta e maltrapilha. Deus honrou sua lealdade e, de suas entranhas, procederam o grande Rei Davi e o Messias prometido (Rt 1-4).
Joquebede sonhou e agiu conforme o tamanho de suas forças  e foi honrada por Deus. Moisés retornou aos seus braços e ela passou a ganhar um salário para cuidar do seu próprio filho.

Deus honra nossos sonhos, nossa disposição em sair da zona de conforto, da indiferença e tomarmos um novo norte (Dt 2.3). Voltemo-nos para Ele, porque somente Deus poderá lavrar, fortalecer o nosso coração e nos fartar com colheitas inusitadas.
Quer construir algo novo? Esforça-te, não cruze os braços (Ageu (2.3).
O que precisa ser mudado? Precisa perdoar alguém? Deixar algum pecado? Mudar o temperamento? Praticar o amor, a mansidão, o domínio próprio?

3. Para que mudanças radicais aconteçam, preciso tomar atitudes radicais, romper com o pecado, pagar o preço de lavrar o campo.
É preciso pagar o preço pelo nosso lar, pelos nossos relacionamentos. Interceder, adotar cada um no coração. Ser modelo no agir, na lealdade, no cumprimento de promessas, na verdade, no reconhecimento dos erros.
É ser estaca, apoio, companheiro, é lavrar novo campo juntos (At 7.20). Enfrentando unidos as dificuldades, as secas, as tempestades e nunca lutando um contra o outro. É um revezamento de apoio e ânimo, cada um ajudando o outro em sua fraqueza:
"Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado?"(Ct 8.5)

Joquebede apoiou-se em sua filha Miriã. Moisés apoiou-se em Arão e em seu sogro, Jetro.
A união trará força, construirá memoriais eternos, altares de adoração.
Nossos gestos, palavras são marcas impressas. Elas movimentam engrenagens, influenciam o meio em que vivemos. Todos poderão se esquecer de nós, porém nossa família jamais se esquecerá:
"Porque nós oramos ao nosso Deus e, como proteção,
pusemos guarda contra eles, de dia e de noite...
Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível,
e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, 
vossa mulher e vossa casa" (Nee 4.8,14)

Joquebede lutou, sem perder a dignidade, transmitiu valores a Moisés que deixou um legado que mudou a história do seu povo e, também a nossa. Ela jamais deve ter imaginado o gigante que Moisés se transformaria.

O sonho de Joquebede era que o seu filho sobrevivesse, o de Deus era muito maior. 
Moisés tornou-se um dos maiores líderes que Israel já conheceu. Revelou-se um arquiteto, sanitarista, legislador, diplomata, estrategista de guerra.
Este é o nosso Deus, sempre nos surpreendendo, fazendo com que do novo campo lavrado, sementes se multipliquem, profusamente, com qualidade muito superior aos nossos mais ousados sonhos.
“mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1 Co 2.9 - grifo adicionado).
Está escrito: e foi Deus, que não mente e é fiel, quem escreveu. Obrigada, Senhor! ALELUIA!!!


Um testemunho pessoal: Leandro defendeu seu Mestrado e o nosso sonho era que ele entrasse no doutorado. Isto aconteceu, porém, Deus tinha um projeto muito maior pra vida dele. Exatamente há um ano atrás, 25/02/2013, recebemos um telefonema informando que a nomeação do Leandro como professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia tinha saído. Deus que nos surpreende tornando nossa realidade muito superior aos nossos mais ousados sonhos.




Nenhum comentário: