“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

'E a vida virou de ponta cabeça...'

De ponta cabeça - Aprendendo com os morcegos (Ordem: Chiroptera).
Texto Bíblico: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Co 12.10).
           
Tinha acabado de reler este texto que escrevi meses atrás, quando ouvi de uma jovem: - 'Regina, minha vida virou de cabeça pra baixo'. Ela referia-se ao fim de seu noivado e o cancelamento dos planos de casamento (buffet, viagem, vidinha a dois, etc).
Você já teve a sensação de que sua vida virou de ponta cabeça? Tudo parece dar errado e nada faz sentido? Você sente que perdeu o controle da situação?


          O morcego, único mamífero que voa, sabe o que é viver de cabeça pra baixo. Vive assim a maior parte do tempo, agarrado em poleiros, geralmente em locais altos e isolados. As plantas de seus pés são voltadas pra frente e conseguem prender as articulações de suas garras em suportes. Ao encontrar uma superfície de apoio, relaxa o corpo e o seu peso faz com que os tendões dos seus dedos agarrem e fiquem travados nela. Esta posição, de ponta cabeça, além de possibilitar um relaxamento (o morcego dorme tranquilo), auxilia no impulso para alçar vôo, quando necessário, sem grandes gastos de energia iniciais. 
http://www.fotolog.com.br/pattydijigov/126000000000019335/
           O vôo começa com o batimento das asas, alongamento dos dedos e, então, suas garras se soltam.  Em situação de emergência, estão sempre prontos para voarem e os especialistas afirmam que o seu vôo é mais dinâmico do que os das aves, podendo alcançar 96 km/h (http://www.batcon.org/).
Ao contrário do que muitos pensam, os morcegos enxergam e, a maioria, enxerga muito bem apesar de também utilizarem a emissão de ondas sonoras que se propagam. Quando estas ondas encontram obstáculo, retornam, informando ao morcego sua localização e características (tamanho, textura, forma, velocidade).
http://www.kbcontroledepragas.com.br/pragas.html
         O que eu aprendo com os morcegos? 
De ponta cabeça, podemos nos aquietar quando nos firmamos em Deus.
De ponta cabeça, podemos ser preparados para alçar novos e extraordinários vôos.
De ponta cabeça, frequentamos a escola da vida, com graduações. A aprovação vem se atravessarmos as lutas sem perder a dignidade, sem abandonar a fé em Deus.  
Entretanto, há pessoas que nunca crescem, sempre precisando se apoiar em algo terreno (segurança de bens, pessoas, ativismo) que, sempre é tão frágil e fugaz e não traz um descanso efetivo. 
Que Deus fortaleça nossa fé para que possamos ser confirmados e promovidos para o próximo nível, sem ficar 'repetindo de ano' e dando trabalho como uma criança rebelde e birrenta.
http://biratancartoon.blogspot.com.br/2008_11_01_archive.html
De ponta cabeça, podemos enxergar a vida com uma nova perspectiva e compreender melhor a dimensão do amor e zelo de Deus - Deus que age, que vai adiante de nós, endireitando caminhos, quebrando portas de bronze e nos surpreendendo com tesouros escondidos e com o sobrenatural (Is 45.2-4).
De ponta cabeça, apoiados na fé em Deus, Ele fortalece os tendões, trava nossos pés de modo que a importância das circunstâncias é amenizada. 
No futuro, quando nos lembrarmos destas lutas e do agir de Deus entenderemos que os momentos vividos de ponta cabeça foram os mais enriquecedores e expressivos de nossas vidas. Tudo dependerá da nossa reação diante dos tsunamis da vida.

Mas no momento crucial, quando nada faz sentido, o que posso fazer
Quando as dificuldades vierem:
* Clamo a Deus, confesso a Ele a minha impossibilidade e o quanto preciso de Sua intervenção. 
* Cerco-me de intercessores e conselheiros, capacitados por Deus. 
* Robusteço a minha fé com as lembranças da fidelidade de Deus, do Seu agir em minha vida e na vida dos que convivem comigo e, assim, com o coração agradecido me refugio no louvor, na adoração. 
* Trago à memória textos bíblicos que são pontos de apoio inestimáveis. 
* Assisto mensagens bíblicas (DVD, youtube), que me trazem esperança.

         Deus nos ensina a fazer isto quando, por diversas vezes, relembra o povo de Israel o Seu amor e cuidado, ao retirá-los do Egito. 
  A compreensão de que Deus está no comando e que Seus planos jamais serão frustrados traz alívio, descanso.

Li uma história verídica de um homem doente (Mal de Alzheimer) que, todos os dias, sentava-se numa escrivaninha, lia sua Bíblia e chorando, orava em voz alta (de modo quase incompreensível), especialmente pela família e por missionários (fotos que guardava numa caixa). Os mais velhos lembravam-se dele sadio, ativo mas sua neta não. Ela confessa: "É desse homem que não quero me esquecer; o homem que se agarrou a Deus quando já tinha se esquecido de tudo. Espero conseguir fazer o mesmo" (Sarah Kidd, NY - EUA).


Ficar de cabeça pra baixo pode nos ensinar a viver de cabeça pra cima, como filhos honrados, tratados e diplomados pelo Senhor dos Exércitos.
Para Refletir: Você tem tido perdas? O inimigo roubou sua alegria? Vá à luta, até aonde os seus braços alcancem, mas guarde os valores eternos, confiante que Ele capacitará guerreiros que lutarão por você**. Anote e agradeça tudo que Deus já fez por você. Assim estará fortalecendo sua fé.


Oração: “Pai, o Senhor conhece a minha fragilidade. Preciso do Seu auxílio, da Sua intervenção. Ajuda-me, em todo o tempo a buscar a Sua Presença. Livra-me das tentações, da murmuração e que eu saiba guardar a bagagem de valores de filho remido, filho que agrada ao Pai. Em Jesus Cristo, nosso exemplo de conduta firme e confiança no Pai, em todo tempo, amém!” 


*Uma experiência pessoal em 'Por que temer más notícias?'  
http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2013/09/por-que-temer-mas-noticias.html
** Leia também a mensagem 'Cansados demais':  http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2011/01/cansado-demais.html

Nenhum comentário: