“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

'Compareça!'

          No livro "Oração: ela faz alguma diferença?", o autor Philip Yancey diz que aprendeu a nunca se perguntar: "Estou disposto a correr hoje?" Sabia que correr era essencial para sua saúde e para capacitá-lo a fazer o que lhe dava prazer, como escalar montanhas. Portanto, inquestionável! Da mesma forma, Yancey tem praticado com respeito à oração. Simplesmente tem comparecido, sem titubear, sem desistir. 

Linda meditação. Decidi caminhar sem perguntar pro meu corpo se ele está disposto a isto. Pronto, é inquestionável! 

Aprendo também a respeito de oração. A inquietude e os muitos afazeres não podem me distrair e me afastar da oração. Orar é uma decisão inquestionável, inadiável!
A palavra ‘meditar’ vem do latim e significa ‘desligar-se do que nos rodeia e concentrar, voltar nosso interior para o centro’

É desligar a tomada das preocupações, das atividades e chegar mais!
É comparecer ao centro de todas as coisas, Deus, o nosso Deus!
É comparecer, não pelo ritual da oração e sim pelo Deus grandioso, razão do nosso viver!
"Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros” (Tg 4.8)
Lembro-me, como num filme, de experiências passadas, resultantes de oração. Respostas a dúvidas, admoestações, orientações de um Deus que responde, que corresponde a nossa busca. Um Deus que comparece! Experiências que robusteceram a minha fé, que encheram o meu coração de amor por Deus. É um aconchego! É inquestionável!

Era 1992, meu marido estava internado já por 15 dias num hospital a 60 km de distância de nossa casa, sem diagnóstico conclusivo, mesmo tendo feito mais de 100 exames diferentes. Naquela noite, antes de dormir, pedi pra minha filha orar. Sabia que os médicos iriam fazer um exame muito invasivo no dia seguinte e, para este exame, ele passaria a noite sem o uso de analgésicos. Se com os analgésicos o sofrimento era imenso, que dirá sem... Deborah, então com 5 anos de idade, clamou: 'Deus, eu sei que você pode curar meu pai. Eu sei que se você quiser, você pode. Então, faça isto, por favor, porque não aguento mais de saudades dele'. No dia seguinte, na hora do almoço, fui ao hospital e Leomam estava de pé, pálido, apoiado numa mesa, porém totalmente curado, aguardando minha chegada para voltar pra casa. O médico disse: 'Não dá pra entender, foi um milagre!'

Ah, quanto eu perco quando descuido da oração... É inquestionável!
Se correr me prepara para esportes mais ousados, orar me prepara pra desafios mais extraordinários e, consequentemente, para o desfrute de resultados mais inusitados.

"A intimidade do Senhor é para os que O temem,
aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança" (Sl 25.14)
Aprendo também a não deixar a familiaridade com Deus ser confundida com intimidade
A familiaridade pode me deixar relaxada na minha conduta, no meu relacionamento com o Eterno. É não priorizar a oração, é orar de modo displicente, ausente, por mera obrigação.
A intimidade, todavia, provém do temor ao Deus Altíssimo. É apresentar-se diante do Todo Poderoso com humildade, por inteiro, com amor e reverência, reconhecendo que sem Ele nada somos e nada podemos fazer. 

É chegar mais perto pra conhecê-Lo melhor, pra entender o Seu projeto e cumpri-lo por inteiro.
É comparecer em Sua Presença sempre, seja na bonança ou na tempestade, sem questionar a Sua soberania, confiante em Seu amor e que, no final, tudo dará certo e cooperará para o nosso bem. É inquestionável!
     É comparecer em Sua Presença, confessando e pedindo perdão pelos pecados cometidos. É comparecer por meio de Cristo Jesus: Único caminho, a conexão que nos leva a sermos ouvidos e a ouvirmos e entendermos o caminho que devemos seguir: 
“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, 
os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo:
Este é o caminho, andai por ele” (Is 30.21)

'Obrigada, Senhor por desembaraçar meus pés e aplainar minha vereda. Ensina-me, ó Pai, o caminho em que devo andar, caminho honrado, caminho de paz que conduz a minha alma à santidade. Ensina-me a orar, a buscar a Sua Presença, em espírito e em verdade. Ensina-me a entender a Sua orientação, a adorá-Lo na beleza da Sua Santidade. Em Cristo Jesus, nosso Salvador e Senhor, amém!' 

Nenhum comentário: