“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 24 de agosto de 2013

''Planos insondáveis de Deus - histórias reais"

“O que vocês fizerem, façam de todo o coração,
como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas” (Cl 3.23- NTLH))
Manhã de agosto. Fellipe Dourado, um jovem de 22 anos foi até uma universidade em Brasília para ter o seu primeiro dia de aula. Não havia aula, Fellipe sai do prédio (câmera documenta) e desaparece*.
A família, amigos, irmãos na fé se unem na divulgação do seu desaparecimento pela internet, mídia, muros da cidade.  Após 13 dias de incansáveis buscas, um morador de rua reconhece o rapaz deitado em um papelão, sob uma árvore e alerta a polícia.
A família, agradecida, quis recompensar financeiramente este homem, porém ele não aceitou. Contou que viera do Pará em busca de emprego e recaíra no vício das drogas. Pedia somente que o internassem num centro de recuperação pra dependentes químicos**.

Confesso que fiquei muito emocionada ao acompanhar este caso pelo ‘facebook’ e ver nossas orações atendidas, o reencontro de uma família que não desistiu de seu filho.

Li também a história comovente de uma jovem sergipana, professora universitária. Com dois anos de idade estava no mercado municipal de Aracaju brincando na lama e sua mãe ao lado morta, num banco com um recém nascido no colo. Depois de vários lares adotivos, orfanatos, fez um curso técnico de enfermagem que lhe proporcionou um emprego e condições de sustento pra cursar duas faculdades: Serviço Social e Psicologia***.

Há também a história do morador de rua que hoje é empresário de sucesso, com 17 franquias de venda de tapioca****.

Quantos ensinamentos! Aprendo que:
1. Todas as pessoas que passam do nosso lado tem uma história de vida peculiar, traumas, lutas e devem ser respeitadas e tratadas com dignidade.
Não importa o momento em que estão vivendo. Não podemos e não devemos ser indiferentes ou ranzinzas! Entretanto, como isto é difícil num mundo tão cheio de más intenções, violência, maldade!
Leomam, certa feita, deu dinheiro pra um casal de idosos que esteve em nossa igreja pra pedir ajuda pra voltar pra sua cidade (350 km de distância). Semanas depois, por coincidência, tivemos que ir até esta cidade e fomos no endereço que tinham dado e não tinha casa com aquele número. Ele disse: - ‘É muito triste, mas ofertaria novamente!’
Ah, como eu gostaria e peço a Deus que nos dê discernimento pra sairmos de nossa comodidade e nos dispormos a ajudar as pessoas que realmente querem e precisam ser ajudadas.
Da mesma forma, jamais podemos desistir de buscar e orar pelos nossos amigos e familiares (mesmo os afastados, sejam quais forem os motivos).
     
2. Nada, nada mesmo é por acaso! Para os que crêem em Deus não existe coincidência e sim, providência!!!
O morador de rua está tendo sua oportunidade de reagir, libertar-se dos vícios e tornar-se um novo homem, digno, capacitado pra boa obra.

3. Podemos e devemos lutar sempre. Mesmo as menores oportunidades, com a ajuda de Deus, podem se transformar em algo extraordinário. 
O morador de rua agarrou a oportunidade de se libertar do vício, a jovem adotada aproveitou a oportunidade de fazer uma faculdade e espero que Fellipe agarre a oportunidade de ser feliz junto a família que o ama tanto! 
Histórias reais (verdadeiras) e reais (nobres)!

Mas, principalmente, aprendo com esta história sobre o amor e os planos inescrutáveis de Deus. Um Deus presente, que age e nenhum dos Seus propósitos será impedido de se realizar (Jó 42.2).
Que possamos ouví-Lo, obedecê-Lo, termos sensibilidade pra perceber as oportunidades que Ele nos oferece pra embelezarmos e enriquecermos, cada dia mais, a nossa história de vida, o legado que estamos construindo, fazendo diferença por onde quer que andemos.

Vamos começar agradecendo a Deus pela nossa pátria: grande, fecunda e bela. Terra cheia de oportunidades.
Lembrei-me do poema de Olavo Bilac: Soneto à Pátria: 
"Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! Não verás nenhum país como este!
Olha que céu! Que mar! Que rios! Que floresta!
A Natureza, aqui perpetuamente em festa,
É um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que a vida há no chão! Vê que vida há nos ninhos
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!
Vê que grande extensão de matas, onde impera
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!
Boa terra! Jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, o teto que agasalha...
Quem com o seu suor a fecunda e umedece,
Vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece.
Criança! Não verás nenhum país como este! 
Imita na grandeza a terra em que nasceste!"

'Tantas oportunidades!!!'
Mas, acima de tudo, aprendamos a amar com Deus (nosso mestre na matéria de amor) pra enxergarmos e usarmos as oportunidades de servir o outro, com sabedoria:
'Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos' (Santo Agostinho)

Fontes:


Nenhum comentário: