“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 3 de agosto de 2013

'Nem tudo é o que parece: A Ilusão da Telepatia'

          Mudamos pra Uberlândia e eu ganhei uma Torre Eiffel! 
        Mas... nem tudo é o que parece!*
       
Ontem, ao escrever sobre as incógnitas que ocorrem nos bastidores políticos (em muitos deles: conchavos, corrupção, alianças, manipulações da opinião pública), lembrei-me do livro “As 10 Bobagens mais comuns que as pessoas inteligentes cometem” (Freeman e DeWolf, 2006), quando descrevem sobre o equívoco da Telepatia.

Uai (já virei mineirinha!)... como assim?       

E o que a torre tem a ver com a ilusão da telepatia? (E o pensamento voa...).
Tem a ver com... 'nem tudo é o que parece!'
A ilusão da telepatia é a gente pensar que sabe o que o outro está pensando e como vai reagir diante de uma determinada situação.
Verdade! Como esta ‘bobagem’ de imaginar que as coisas são como entendemos tem prejudicado a muitos, abafado sonhos, destruído relacionamentos!
No nosso ministério de aconselhamento, muitas vezes conversamos com o casal em separado e a gente percebe quanta confusão existe. A mulher pensa que o marido está indo pra uma direção nos seus sentimentos, projetos e está completamente equivocada (vice e versa é verdade também).

Muitos se acham onisciente. Acham que sabem como o outro pensa, sente, reage. Mas, a verdade é que as pessoas são imprevisíveis e os bastidores podem conter projetos, experiências que desconhecemos.
Quantas interpretações erradas! Quanto sofrimento porque ‘nem tudo é o que parece!
By Deborah

* ‘Ah, o meu chefe não me cumprimentou como sempre. Será que está descontente comigo? Será que serei despedido?’
Na realidade, o chefe está cheio de problemas (na firma, pessoais) pra resolver e nem percebeu a sua presença.

* ‘Ah, não vou prestar este concurso porque este setor não admite mulheres’.
O setor ainda não admitiu mulheres porque você, que é ótima profissional, não se candidatou. Vai nessa! Lute pelos seus sonhos!

*  ‘Ah, ela se afastou, mas deve estar morrendo de saudades. Logo ela volta’   
Ela não vai voltar. Está noutra e nem está se lembrando mais de você! Fique esperto!

Os autores comentam que interpretamos errado porque consideramos que os sentimentos do outro são iguais aos nossos ou mesmo porque é a resposta que ansiamos.
Projetamos ainda previsões erradas porque avaliamos histórias passadas sem considerarmos que os sentimentos e as reações mudam além de nem sempre termos todas as informações corretas em mãos. Muitos enviam mensagens falsas pra agradar o outro, em determinadas ocasiões, ou não são tão claros na comunicação.


Na verdade, existem muitas diferenças no jeito de ser e de reagir, seja decorrente de circunstâncias vividas ou resultado da personalidade de cada um.
Freeman e DeWolf consideraram que, infelizmente, quanto mais próxima é a relação, mais nos iludimos.
Precisamos aprender a dar espaço, tempo e oportunidade pra que o outro exponha mais suas opiniões e anseios.
Para os casais, temos recomendado a hora do ‘chimarrão, cafezinho’, 'sofá' ao lado do amado, no final do dia. Parem tudo e conversem. Exponham suas lutas, sentimentos, projetos...
Lembro-me do Dr. Ferrari (já falecido) e D. Mariazinha. Casal que amamos muito. Ele era professor de Ovinocultura, meu colega de departamento na Unesp (Jaboticabal). No final de cada dia, os dois tomavam chimarrão na área de casa, conversavam e ele fazia a listinha dos compromissos do dia seguinte. Lindo!
Para as famílias, façam o cultinho doméstico. Leiam uma meditação diária e compartilhem, atualizem as notícias sobre suas vidas.

Lembre-se: Nem tudo é como parece! Fiquemos atentos! Sejamos prudentes nos nossos julgamentos!
“... não atentes para a sua aparência... porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (1 Sm 16.7)

         O outro lado da questão é crer que o outro sabe, adivinha o que eu estou pensando e esperar atitudes que nunca acontecem, trazendo ranço e frustração!
‘Ah, se ele me amasse de verdade me ajudaria nas tarefas da casa. Ele sabe o quanto estou cansada!’.

        Ele não sabe que você está tão cansada e nem imagina que você espera isto dele (homem é desligado). Diga com todas as letrinhas (serenamente meninas, faz o favor, hahaha)!

         Finalizando, nunca nos esqueçamos que cada pessoa (inclusive você e eu) é impar e mutável, variando a sua reação diante de uma dada situação, inclusive de um dia pra outro.
Assim, não cobremos telepatia dos outros! Sejamos claros na exposição das nossas expectativas e necessidades. 
"Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha?" (1 Co 14.8). Será que tenho sido clara na transmissão dos meus pensamentos?
Quando trocamos idéias, nosso horizonte se amplia e também teremos mais chance de conseguir respostas. Assim, não nos frustraremos por esperar algo que fantasiamos, que o outro desconhece ou é incapaz de entender ou mesmo de oferecer. 
Finalizando, precisamos deixar a 'telinha' (tevê, computador, I-Pad, celulares, etc...) e ouvir o outro, com mais dedicação. Assim receberemos subsídios que nos ajudarão a compreender melhor os fatos pra não ficarmos reféns de previsões imaginárias. 

"Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. 
Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, 
para que me temam todos os dias, 
para seu bem e bem de seus filhos" (Jr 32.38-39)
       
Leia mais em: http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2013/08/nem-tudo-e-o-que-parece.html

Nenhum comentário: