“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

'Espremendo o pus das feridas emocionais!'

Lembra daquela garotinha de 9 anos, Phan Thi Kim Phúc, retratada por Nick Ut durante a Guerra do Vietnã, em 1972? Ela corria nua, com mais da metade do seu corpo queimando por napalm (líquido inflamável à base de gasolina gelificada). Napalm queima por baixo da pele, profundamente. A dor deve ser aterrorizante!
Kim ficou mais de um ano num hospital onde passou por 17 cirurgias. Até hoje, sente muita dor e seu sono é interrompido, freqüentemente, por terríveis pesadelos.
Phan Thi Kim Phúc, em fotografia histórica tirada por Nick Ut
Kim Phúc (foto de Nick Ut, 1972)
Kim Phúc e seu filho Thomas, em 1995
Kim Phúc e seu filho, 1995*









        Kim tornou-se o símbolo não somente da Guerra do Vietnã como também da dor atroz e injusta resultante da violência humana. 
        Numa entrevista para a Revista Veja* contou que o sofrimento a transformara numa pessoa amarga, cheia de ódio, emocionalmente perturbada. Ainda em tratamento médico, mudou-se para o Canadá onde, em 1982, tornou-se cristã e aprendeu com Deus a perdoar, a amar e a orar pelos seus inimigos, independente das circunstâncias. Só então, começou a sentir-se melhor, curada no seu interior. Ela declara:
'A dor física permanece, mas agora eu me sinto livre'
        Declara que o seu propósito é o de ajudar pessoas machucadas (físico e emocional).
        Hoje (27/10/15), 40 anos após a tragédia, tivemos a notícia que Kim Phuc poderá ter suas dores e cicatrizes amenizadas por meio de um tratamento a laser que será realizado em Miami (EUA), sob a direção do médico Jill Waibel.**

        Dores físicas e cicatrizes são marcas difíceis de serem enfrentadas, no dia a dia. Entretanto, especialistas afirmam que a dor da alma pode doer mais ainda.  A falta de perdão pode resultar em insônia, depressão, hipertensão arterial, susceptibilidade do sistema imunológico a enfermidades, ataques cardíacos, aumento da probabilidade do surgimento ou agravamento de muitas doenças. Segundo os especialistas, o perdão gera a cura, amadurecimento e libertação interior.

        Deus nos ensina que perdão não é opcional, é obrigatório. 
        Perdoar é uma decisão pessoal, intransferível, incondicional e não tem limites (Mt 18.21-22).
"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, 
perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou" (Ef 4.32).
        Ter consciência do perdão de Deus e o tanto que somos imerecedores deste perdão gera uma disposição de perdoar quem nos ofendeu.

        A 'Oração do Pai Nosso' (Mt 6.9-13), ensinada por Jesus, é um pedido de perdão a Deus, na MESMA medida em que perdoamos o nosso próximo. Jesus enfatiza: "se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mt 6.15).

        Jesus Cristo ainda nos diz que se estivermos orando e, no coração, guardamos mágoa de alguém, precisamos perdoar pra desfrutarmos também do Seu perdão (Mc 11.25-26).

        Jesus Cristo disse ainda que seremos conhecidos como seus discípulos pelo amor que expressamos pelo outro (Jo 13.34-35). Amar quem é amável é fácil. O amor deve ser expresso também, sem sombras de ressentimentos ou retaliações, a quem nos aborrece!
        Na verdade, as pessoas menos amáveis, são as que mais precisam do nosso amor. Se Deus nos colocou perto delas, é pra que, em obediência, pratiquemos o que Ele tem nos ensinado. É negar ao 'eu' e ser digno do nome de cristão (Mt 10.38; Lc 9.23). 
        
        Certa ocasião fiz uma pequena ferida no pé, decorrente de uma simples bolha. Não deixava ninguém retirar totalmente o pus que se formou, e a ferida começou a crescer e a prejudicar todo o meu corpo. Meu pé ficou vermelho, inchado e quente. Só fui sarar completamente quando permiti que o médico limpasse profundamente, esfregando a ferida e retirando todo o pus.
        Pode começar com uma simples bolha ou até ser uma ferida muito profunda, porém quando alimentamos mágoas, todo nosso interior é contaminado, dando brecha à ação do inimigo e impedindo a ação restauradora de Deus.
       Perdoar é um rasgar do coração, é quebrantamento, é ir até a pessoa que nos ofendeu, com humildade, é pedir perdão, liberar perdão. Isso pode doer muito, mas só assim haverá cura.
        
        Lembro-me de um pastor que quando se lembrava de pessoas que o magoaram, ele impedia que a ira voltasse, dizendo: 'Tá perdoado, em nome de Jesus!' e, então, começava a louvar a Deus e, logo, seus pensamentos eram ocupados por bons sentimentos:
"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento... e o Deus da paz será convosco" (Fp 4.8)

Sempre é bom relembrar:
"Plante um pensamento, colha uma ação;
Plante uma ação e colha um hábito;
Plante um hábito e colha um caráter;
Plante um caráter e colha um destino (Stephen Covey)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Segue uma meditação do Rev. Hernandes Dias Lopes, postada no facebook (17/08/13):

CUIDADO COM O RESSENTIMENTO, ISSO SECARÁ SUA ALMA
O ressentimento é o congelamento da ira.
É armazenar memórias amargas.
É guardar no cofre da alma reminiscências dolorosas.
É impossível ter saúde emocional sem fazer uma faxina da mente e uma assepsia da alma.
Se você guardar ressentimento, isso secará sua alma, roubará sua saúde e romperá sua comunhão com Deus.
Esprema todo o pus de suas feridas emocionais.
Tome a decisão de perdoar aos outros e a si mesmo.
E assim, você receberá o perdão de Deus e viverá uma vida feliz!
'O perdão cura, liberta e restaura. O perdão faz uma faxina na mente, uma assepsia na alma, produzindo uma alforria no coração' (HDL, 18/08)


~~~~~~~~~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~~~~~~~~

       Que tal ir à Presença de Deus e pedir que Ele o ajude a espremer, a drenar, agora mesmo, todo o pus de suas feridas emocionais? 
       Ele o ajudará a procurar o seu ofensor e a liberar perdão, se não por 'vontade, interior de perdoar' mas pela disposição em obedecer ao Pai - é o carregar a cruz da humildade, da submissão! Deus conhece sua luta interior e a intenção do seu coração.
'Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração' (Sl 37.4)

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/a-dor-fisica-permanece-mas-agora-eu-me-sinto-livre

** http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/40-anos-depois-icone-da-guerra-do-vietna-trata-suas-queimaduras-nos-eua


Um comentário:

Marilene disse...

Lindo e verdadeiro minha amiga, deus te abençoe mais e mais e que suas meditações ajudem todos que necessitam para a glória de Deus.