“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 9 de março de 2013

'Dia Internacional da mulher - somos nós, meninas! Parabéns!'

Sensíveis, românticas, envolventes, intuitivas... Somos nós, meninas! PARABÉNS!
      Muito se tem falado sobre a mulher, sobre sua dupla, tripla jornada como profissional, responsável pelo bom andamento do lar, sobre o seu cuidado ininterrupto com os filhos e esposo. É tudo verdade! Como conseguimos dar conta de tantos compromissos?
     Existem ainda muitos livros, poesias, crônicas relatando as diferenças entre mulheres e homens.
     Entretanto, no ‘Dia das Mulheres, gostaria de refletir sobre alguns aspectos das mulheres sábias, tementes a Deus. Elas são raras. Valem mais que pedras preciosas (Pv 31.10).

1. O que falta de força física, sobra-lhe de coragem interior (Pv 31)
A mulher de Deus luta com toda garra, entusiasmo, pela sua família, pelos Seus princípios. Mesmo fatigada, dolorida, ergue-se com determinação, renunciando o repouso em prol de seus familiares. 
Zelosa, em todo tempo, procura se antecipar às necessidades de seus amados.
A força interior somada a fé em Deus e a oração faz dela um esteio, um sustentáculo; uma orientadora sábia, dirigida pela poderosa e perfeita Palavra de Deus.

       Quero aqui homenagear minha mãe Luiza. Mulher guerreira. Deixou um exemplo de fé inabalável em Deus, mesmo diante de tantas provações e privações. Creio que as vitórias que temos desfrutado hoje, são também frutos de sua intercessão, nas suas longas madrugadas de vigília. Mulher missionária, entregou dezenas de milhares de folhetos querendo transmitir para os outros a alegria de conhecer a Deus. Sou grata pela sua perseverança e exemplo que fizeram toda diferença em muitas vidas, especialmente nas nossas, suas filhas e netos.

Mãe Luiza -profa na EBD -
Igreja Batista de Ribeirão Preto


2. Mulher é intuitiva, “antenada”
Uma das características interessantes da mulher e que lhe é extremamente útil é o de valorizar os detalhes, a sua percepção com os sentimentos, expressões. Uma mulher sabe quando o filho ou seu esposo não está bem e precisa de atenção especial.
Trabalhos de pesquisa mostraram que crianças do sexo masculino observam mais objetos móveis e que as meninas se detêm nos rostos, sendo mais sensíveis às expressões. Acredita-se que esta diferença seja decorrente da ação de hormônios.
Por analisar atentamente as situações, avaliar atitudes, ser sensível às expressões, a mulher, muitas vezes, consegue perceber além do que é verbalizado, da aparência. Suas observações tendem a compreender as motivações, a relacionar experiências anteriores, ponderando e até prevendo o desenrolar e os possíveis resultados. Esta interpretação correta é chamada por muitos de intuição feminina
Se o seu marido confiar nela, nunca ficará pobre. Será estimado por todos e se tornará líder de sua comunidade (Pv 31.11, 23).

Intuição é pré-conceito? Entendo até que intuição pode levar a um pré-conceito que, em alguns casos, pode até ser saudável para evitar armadilhas por parte de gente sagaz que instiga briga enquanto assiste de camarote. Pode ainda prevenir traições por parte de pessoas desleais. 
Como precisamos estar sempre alertas, sensíveis à orientação de Deus para não vacilarmos e nem tropeçarmos no nosso viver!

3. A mulher sábia edifica sua casa (Pv 14.1)
Sua fé e envolvimento com Deus colaboram para o fortalecimento e amadurecimento espiritual de sua família.
São mulheres que não complicam, são autênticas, transparentes, não guardam mágoas, sabem priorizar princípios eternos e oram, diuturnamente, pelos seus familiares.

Quero aqui homenagear uma grande amiga que, mesmo injustiçada, abandonada pelo seu marido, não vacilou em sua fé. Continuou firme, em seu ministério e em oração. Com lágrimas foi semeando e hoje, com alegria, tem colhido muitos frutos. Filhos firmes na fé, prósperos em sua vida profissional. A fé em Deus restaurou sua sorte (Sl 126.4-6) e, ao invés da vergonha, desfruta hoje de dupla honra. Em lugar da afronta, exulta com sua herança e, todos que vêem esta mulher e seus filhos reconhecem que se trata de uma família bendita do Senhor (Is 61.7, 9).

Você é uma mulher temente a Deus? Uma guerreira pela sua família?  Tem edificado seu lar? 
Se sim, é merecedora de todo respeito (Pv 31.25), crédito (v.16), elogios (v.28), valorização (v.29) e recompensas (v.30)!!!

Porém, se você, tolamente, tem se distanciado de Deus e do Seu projeto, volte-se pra Ele. Hoje é o tempo da oportunidade, de construir uma nova história! Vá à luta! Busque a Deus com o coração arrependido e determinado a se esforçar para fazer o melhor possível, a ser uma esposa e uma mãe segundo o projeto do Senhor.

 “Senhor, meu Deus, obrigada pelo valioso privilégio de ser mulher. Perdoe meus pecados, as tantas vezes que tenho entristecido o Seu Santo e puro Espírito. Que o meu modo de viver seja favorável para que o Seu nome seja conhecido e reconhecido como aquele por quem me movo, vivo, respiro. Senhor, amo tanto a Sua Presença e por ela suspiro e anseio. É bom demais conhecer e desfrutar do Seu agir em minha vida e na vida de minha família. Obrigada, obrigada, obrigada meu Pai. Ao Senhor entrego toda minha adoração, todo o meu louvor e todo o meu viver. Por Jesus. Amém!  


Um comentário:

Marilene disse...

Minha querida amiga querida que lindo ler seus escritos. Deus abençoe sua caminhada. Que seja bênção onde o Senhor a levar.