“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

'Ovelhas e lobo'

Ovelhas e lobo - Aprendendo com o vagalume do cerrado (Pyrearinus termitilluminans)
Texto Bíblico: “... como um leão que ruge, que arrebata a presa, assim eles devoram as almas; tesouros e coisas preciosas tomam, multiplicam as suas viúvas no meio dela... Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa para derramarem o sangue, para destruírem as almas e ganharem lucro desonesto”

Em noites quentes e úmidas, no cerrado do Centro Oeste do Brasil, é possível encontrar cupinzeiros exuberantes de até 2 metros de altura, enfeitados com luzes verdes amarelada, assemelhando-se a árvores de Natal. Cada luz intensa e atrativa nada mais é que uma larva de um besouro de tocaia, prestes a atacar e devorar presas incautas, como mariposas, vespas, formigas e cupins.2

“Nem tudo o que reluz é ouro...”. Provérbio popular que ensina que as aparências enganam. Dito importante numa época de multiplicação incontrolável de seitas e filosofias. Paulo já se referia aos falsos irmãos que se intrometem sorrateiramente dentro das igrejas, com ensinos estranhos à Palavra, levando o povo à servidão.3 Alguns operam sinais e prodígios e, como as luzes das larvinhas, enganam e desviam até os eleitos para caminhos de morte.4
Laços de morte. Luzinha verde, brilhante e charmosa dos cupinzeiros que traz morte. Comércio de ilusões, falsas promessas. Seus adeptos saem de templos luxuosos, satisfeitos com sua vidinha espiritual medíocre e famintos por prosperidade financeira e sucessos materiais.
Hoje é comum achar falsos doutores, que se auto atribuem títulos, amantes de si mesmo e, cujos ensinos, distorcem a verdade pura do Evangelho de Cristo. Lobos vestidos de ovelhas que devoram as presas dizendo: “Assim diz o Senhor Deus, sem que o Senhor tenha falado”.5
Nem tudo que reluz é ouro. Nem toda obra, mesmo que use a Palavra de Deus, vem de Deus. O povo de Deus tem que provar, discernir se os espíritos são de Deus.6 E o que não é de Deus, é inimigo de Deus.
Como diferenciar? Conhecendo a Palavra. Muitos têm sido destruídos, se envolvido em doutrinas falsas pela falta de conhecimento7. O servo de Deus confessa Jesus Cristo, Seu sacrifício na Cruz e pratica o fruto do Espírito Santo (amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio).8

O profeta de Deus traz esperança, mas traz palavra de repreensão e arrependimento. O verdadeiro profeta traz ao coração tristeza pelo pecado que gera disposição de mudar, de assumir compromissos com Deus e a Sua vontade.
Deus procura homens que tapem o muro, que se coloquem na brecha perante Ele, a favor da terra.9 Oxalá Ele encontre em nós intercessores famintos pela sã doutrina, que levantem um clamor em favor desta geração.

Para Refletir: Você estuda a Palavra de Deus? Quando escuta a respeito de novas doutrinas busca resposta na Palavra de Deus e na oração? Ou tem corrido atrás delas?


Oração: “Senhor, obrigado pela Sua misericórdia, que se renovou nesta manhã. Trata comigo, dá-me discernimento, conhecimento da Sua vontade, da Sua sã doutrina. Coloca-me na brecha, junto ao Seu trono de Glória, como intercessor de minha família, da minha geração. Que eu nunca me desvie da Sua presença e não me deixe enganar por falsos preceitos, falsos profetas. Em nome de Jesus, Único e Santo caminho até à Sua presença, amém”.

Citações
¹ Ezequiel 22.25,27.
2 Redford, K.H.1982. Prey attraction as a possible function of bioluminescence in the larvae of Pyrearinus termitilluminans (Coleoptera: Elateridae). Revista Brasileira de Zoologia 1 (1): 31-34.
3 Gálatas 2.4.
4 Mateus 24.24.
5 Ezequiel 22.28b.
6 1 João 4.1
7 Oséias 4.6
8 Gálatas 5.22.
9 Ezequiel 22.30.

Nenhum comentário: