“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quinta-feira, 2 de julho de 2015

'Quem dirige a sua história?'

        Conta-se que certo cocheiro na Inglaterra, ao ver entrar em sua carruagem um ilustre e famoso escritor, ficou tão emocionado que partiu rapidamente. O escritor perguntou: 'O senhor sabe para onde está indo?'  E o cocheiro respondeu: 'Não sei, mas estou indo ligeiro'.
        Sem Deus podemos até ir ligeiros mas jamais chegaremos a um destino certo.
      Quem dirige sua história? Você mesmo? Seu cônjuge? Seus pais? Tem lutado para manter as aparências mesmo às custas dos valores eternos? Quem tem sido o Senhor da sua história?
      Não quero ser dirigido pelas imposições de uma sociedade consumista e fútil. Quero ser alguém fascinado, obcecado por um caráter que agrade a Deus e não por sucessos efêmeros. O meu desejo é que Deus, o autor da minha vida, escreva a minha história. Assim, na minha velhice, as lembranças me trarão prazer porque eu não desperdicei as boas oportunidades.
      Como ter a história da minha vida escrita sob a direção de Deus? Usando a ilustração tão conhecida do lápis, devo...

1. Antes de tudo, admitir a minha limitação e a minha necessidade de Deus.
      Lembra quando aprendemos a escrever? A professora posicionava o lápis e, delicadamente, com suas mãos sobre as nossas nos ensinava a escrever as primeiras letras? Os que se submetiam, rapidamente aprendiam... Os que fincavam o lápis e se recusava a ser dirigido, rasgava o papel.
      A Palavra de Deus ensina o caminho em que devemos andar. Entretanto, há decisões específicas. Peçamos a Deus que pegue em nossas mãos e dirija nossa caminhada: "Faze-me discernir o propósito dos teus preceitos... Desvia-me dos caminhos enganosos... (e) os meus olhos das coisas inúteis e faça-me viver nos caminhos que traçaste" (Sl 119.27-28, 37).
      Sim, eu quero desviar os meus olhos do que é fugaz, inútil, perda de tempo. Quando, diante de duas oportunidades de emprego, clamei a Deus, Ele me respondeu. Apesar de ter contrariado pessoas que me eram caras, os resultados foram sobremodo excelentes. Conto detalhes desta experiência em: http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/09/experiencia-pessoal-experimentando-paz.html        
      "Senhor, retira de mim qualquer máscara de auto-suficiência, qualquer busca de aplausos humanos. Tira do meu coração o orgulho, a cobiça. Quero viver dependendo somente do Senhor, com autenticidade, a começar em minhas orações. Quero sair do meu comodismo e viver a vida plena que somente o Senhor pode me oferecer. Ah, Senhor, seja o diretor absoluto do filme da minha vida. Perdoa os meus pecado e a soberba do meu coração de achar que sei o que é bom pra mim e transforma minha história. Faça o que lhe bem aprouver. Em nome de Cristo Jesus que me ensina submissão integral à Sua vontade, mesmo diante de circunstâncias terríveis"
 “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos” (Pv 16.3). 

      2. Avançar sem permitir que o passado me paralise.
      O lápis do escritor caminha para a direita e para frente. Os pés foram feitos para frente para deixarmos o passado e prosseguirmos para o futuro, para o alvo. 
      A mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal (Gn 19.23-29). Muitos vivem paralisados pelo seu passado. Não conseguem perdoar, se desligar e isto afeta profundamente o seu presente e o daqueles que convivem com ele.
      O passado deve ser um referencial, um alerta para nos auxiliar a não errarmos novamente mas jamais pode ter a força de nos engessar. 
      "Deus perdoa os nossos pecados, ensina-nos a perdoar e trata de nossas feridas de modo que prossigamos sempre, em novidade de vida". 
 “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e 
avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo” (Fp 3.14).

3. Deixar o pecado.
      Ah, mas tem momentos que faço o que não quero, que tomo atitudes que entristecem o Senhor. Então, com o coração contrito, peço perdão e o sangue de Jesus me limpa e me purifica de todo pecado. Deus passa uma borracha apagando tudo que foi escrito de modo indevido, mas confessado com o coração arrependido.
 “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" (2 Cr 7.14)

4.    Entender que as crises é Deus me lapidando para aumentar minha capacitação
      Como um lápis, preciso ser afiado, preparado por Deus para novas missões. O apontador pode machucar, mas me habilitará para novas e boas obras tornando-me mais tolerante, competente e a minha fé será fortalecida. 

5. Preservar o meu interior.
      O que é mais importante num lápis? O exterior ou o seu interior? Ambos! O exterior deve ser maleável para ser tratado, apontado por Deus. O interior para que produza traços firmes e significativos. 

6. Quando minha vida é dirigida por Deus, as marcas contam uma história extraordinária, de milagres e grandes realizações.
      Tudo que fazemos (palavras, atitudes) deixa marca e move engrenagens. Se pedimos perdão a Deus, Ele apaga, mas a marca fica no papel e as conseqüências são inevitáveis.
        Deus nos fez feitura d'Ele para boas e grandiosas obras (Jo 14.12). Se estamos vivos é porque Deus tem uma missão especial para nossas vidas. Quer fazer de nós, Seus filhos, instrumento vivo, santificado, avivado para Suas boas obras.
        A costureira Dorcas impactou Jope pelos frutos de ternura e disponibilidade.
      
      Ah, como precisamos nos mover, com diligência e foco, pra cumprir a missão que Deus tem pra nós. Ter o coração disposto a servir. Ter paixão pelas almas e clamar de fato e de verdade: "Eis-me aqui, envia-me a mim" (Is 6.1-8).
      Você pode dizer: 'É fácil falar, mas você não sabe minha situação'. Não sei, mas sei de um Deus de renovo, disposto a mudar nossa história, independente da circunstância que enfrentamos.
      Deus é fiel, poderoso e não nos deixa sozinhos. Se dispusermos o nosso coração, Deus nos faz andar por sobre as águas. Deus não está dormindo, de férias. Deus não se aposentou. Não coloquemos limites para Deus, o tempo de milagres não cessou.
      Deus é campeão invicto de todas as batalhas. Com Ele no comando, o sobrenatural acontece.       
"Invoca-me e te responderei, 
anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes" (Jr 33.3).

Nenhum comentário: