“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 13 de julho de 2015

'Agente secreto de Deus'

'Agente secreto de Deus' - Aprendendo com o camaleão (Chamaeleo chamaeleon).
Texto Bíblico: “... todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”

O camaleão é famoso pela sua capacidade (mimetismo²) de mudar a coloração da sua pele conforme o meio (iluminação, temperatura) ou as suas emoções (fome, medo pela presença de um predador ou adversário sexual). O sistema nervoso atua nos pigmentos das células especializadas do seu revestimento externo e o camaleão se confunde totalmente com o ambiente. Este disfarce somado a lentidão de seus movimentos e a eficiência dos músculos de sua longa e pegajosa língua faz dele um feroz caçador. Os insetos ficam presos em sua língua, antes de serem consumidos3.
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/03/
estudo-afirma-que-origem-do-camaleao-e-africa-continental.html
Há muitos “camaleões” circulando por aí. As intenções variam. Pessoas que buscam confundir-se com o meio como uma fuga. Sofreram por confiar no outro. Expuseram sentimentos e foram triturados possivelmente por outros camaleões que usam, traiçoeiramente, suas longas e afiadas línguas para aprisionarem suas presas. Hoje, magoados, evitam se expor e rejeitam intimidades. 
Há ainda quem busque levar vantagens em tudo. Pegajosos, evasivos, adulam com a língua, sem assumir posição ou compromisso. Denominados por Mark Snyder como camaleão social, tentam decifrar a necessidade do outro para corresponder à sua expectativa e conquistar a sua confiança. Para alcançar aprovação social, não hesitam em fazer o que condenou, verbalmente, instantes atrás. Apesar de causar uma excelente primeira impressão são pessoas que não conseguem relacionamentos duradouros.  Afinal, é difícil enganar o outro o tempo todo.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/cacador-e-presa-
fotografia-de-alta-velocidade-mostra-predadores-em-acao.html
Certo dia, conheci um camaleão, um “agente secreto de Deus”. Diante de um confronto, não teve coragem de revelar-se cristão. Calou-se! Mais tarde confessou que cria em Deus e desabou, contando suas amarguras. Não poderia ser diferente! Cristão nominal à medida da sua conveniência, interessado somente nas bênçãos, alheio ao compromisso de ser embaixador de Deus, em todas as circunstâncias. 
O amor de Deus é incondicional, estende-se a todos, sem distinção. Porém, as bênçãos de Deus são condicionais: propriedade exclusiva dos que obedecem, dos que assumem a vestidura de filhos eleitos do Pai.
Deus não nos chamou para sermos medrosos. Deus nos fez preparados para enfrentarmos desafios e nos posicionarmos com determinação. Pessoas sem máscaras; sem palavras de duplo sentido, para disfarçar sua posição. Pessoas ousadas, que encaram os desafios, expõem os seus valores com franqueza, sem vacilar.
'Jesus morreu por você publicamente, não viva por Ele em particular' (autor desconhecido)

Pedro negou Jesus três vezes. Tinha sido avisado que isso aconteceria antes que o galo cantasse. O galo cantou e Pedro encarou a miséria de sua alma e chorou amargamente.4 Decidiu mudar a sua história, de covarde a guerreiro. Mesmo ameaçado, discursou diante dos poderosos da sua época e todos se surpreenderam com o novo Pedro: “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus”.5
Pedro restaurado. Pedro transformado. Pedro ousado, porque tinha estado com Jesus Cristo. Estar com Jesus faz toda a diferença. Ninguém pode negar!

Para refletir: Como você tem agido? Tem fugido dos seus problemas? Tem atuado como “agente secreto” de Deus ou tem enfrentado os desafios, não se envergonhando do nome de cristão? O que você acha que Deus pensa a seu respeito?


Oração: “Senhor, perdão porque muitas vezes não correspondi ao Seu amor, seja por fuga, comodismo ou até mesmo, por covardia. Trata comigo, como fez com Pedro. Dê-me ousadia, intrepidez, alegria em levar a Sua bandeira, como embaixador Seu, por onde quer que eu vá e que tudo seja do modo que Lhe agrade. Em nome de Jesus, amém!”

Nenhum comentário: