“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

'Exalando o bom perfume de Cristo'

Aprendendo com os chimpanzés (Pan troglodytes)

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2.9).

A morte, apesar de inevitável, deixa a todos perplexos. Ficamos desolados ao ver a interrupção da vida, seja qual for a idade e o estado de saúde do falecido.
      Alguns animais também apresentam sentimentos com relação aos mortos.

Uma pesquisa, desenvolvida na floresta do Congo, mostrou que um leopardo empalhado, segurando entre os dentes um filhote de chimpanzé, também empalhado, foi ferozmente atacado com pauladas por chimpanzés adultos.
Na manhã seguinte o pesquisador retirou o leopardo e deixou somente o chimpanzé inerte. O bando voltou e formou um círculo ao redor dele. Uma fêmea cheirou o filhote morto e, em silêncio, olhou para os demais, com visível tristeza.
No decorrer do dia permaneceram quietos, num silêncio estarrecedor. Para proteger um filhote desconhecido atacaram o leopardo, submetendo-se a riscos1.
http://diariodebiologia.com/
http://ultimosegundo.ig.com.br


Outro caso curioso foi o do esquilo que defendeu arduamente o companheiro morto, do ataque de corvos2.

Cabe aqui uma reflexão sobre os nossos sentimentos pelos que perecem espiritualmente. A morte física nos afeta mas, geralmente, nada podemos fazer. Como cristãos, temos consciência que a morte espiritual é mais deprimente por ser eterna e por nos separar da presença e da paz que procede do Pai.
Isso não deveria arder o nosso coração, nos impulsionar a falar do amor de Deus a todos, em todo tempo?

O apóstolo Pedro afirma que somos filhos de Deus, regenerados, tratados, participantes de uma nação santa, de um povo que tem um alvo. Qual alvo? Proclamar as virtudes daquele que nos chamou.
Quando cumprimos nossa missão, vidas sem esperança achegam-se ao trono do Pai onde são transformadas em povo santo, de propriedade exclusiva de Deus e passam a exalar o bom perfume de Cristo e não mais o aroma de mortos.

Um testemunho de um ex-presidiário do Carandiru, relatado em 2008 durante a Convenção dos Gideões Internacionais, emocionou a todos. Confinado num quarto super estreito, esse homem teve sua morte decretada por sorteio efetuado pelos colegas de cela. Morreria às 18 horas, quando ecoasse pelo alto-falante a música 'Ave Maria'. Angustiado, pegou um Novo Testamento, distribuído pelos 'Gideões Internacionais', e leu: “...Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10.13). 
Agarrado a esta promessa, passou o dia clamando a Deus por socorro. Não queria morrer. Inexplicavelmente, às 17h50min, foi mudado de cela. Meses depois desfrutou de mais um milagre: sair da prisão. Quando testemunhou, sua atividade era vender tapioca na praia e falar a todos do amor salvador de Deus.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/p_08carandiru_02.shtml
Como é bom conhecer o Deus vivo, Deus de milagres, que trata particularmente conosco, restaurando vidas e trazendo alegria para o amargurado. Como é prazeroso levar outros a conhecer esse Deus tremendo e a provar do Seu poder transformador.  

Para Refletir: Como está a sua vida interior? Tem desfrutado da Presença de Deus, o Único que pode lhe dar vida real? Tem compartilhado desse amor inefável às pessoas que sofrem, que agonizam na desesperança?
Oração: “Obrigado Senhor porque em Sua Presença encontro o manancial da vida, conforto, ânimo para prosseguir. Dê-me disposição e amor para pregar a beleza da Sua salvação para os que ainda não a conhecem; cumprindo a missão que compete a mim. Em nome de Jesus, que me conduz a refletir e a desfrutar do Seu puro e imenso amor. Amém".

Citações:
Washburn, S.L; Jay, P.C. Kortlandt, A. More on Tool - Use Among Primates. Current Anthropology, v. 8,n. 3, p. 253-257, 1967.
2 http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/esquilo-x-corvos--solidariedade-animal-0402183366C4C96346?types=A&

Nenhum comentário: