“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

'Convivência ou conveniência'

         O mundo parece que está desabando! Violência, terrorismo, desastres 'naturais' previsíveis e evitáveis, ganância, assassinatos de cristãos (pela sua crença), valores eternos se esfarelando, convivência e conveniência se entrelaçando e, muitos não conseguem discernir onde começa uma ou termina a outra! 
         Haja visto o que aconteceu nos últimos dias em Mariana (MG) - desastre evitável e, em Paris (França) - terror! Quanta dor, estupefação! 
         Parece que o termostato interno que alertava para os desvios foi quebrado, afetando pessoas, grupos familiares, sociedade e, até, muitas igrejas.
         É o caos, é vivenciar literalmente o texto de que o 'mundo jaz no maligno'! (1 João 5.19). 
         Entendo que 'cada cabeça, cada sentença' , mas ando perplexa! Creio, como os cristãos reformados, que: "No essencial deve haver unidade; no não essencial, liberdade. Em tudo e em todas as coisas, o amor". 
          Será que não passou da hora de fechar o expediente, colocar uma placa 'Fechado para Balanço' e rever nossos valores, nossos marcos antigos, o que tem regido nossas prioridades, nossa vida? 
          
           O que presenciamos são exigências, posturas 'cegas' resultantes de meros 'ponto de vista' e, como alguém disse: 'todo ponto de vista é uma vista (visão) vista de um ponto'. Ou seja, limitado e questionável. E, o pior, em muito do que temos visto, ausência total de amor, de limites, de freios que provém do respeito, da moral e da ética. 
        
          A exemplo de Ezequias (2 Cr 29), precisamos abrir as portas do nosso coração à Palavra de Deus para que a Sua luz incida sobre nossos pensamentos, sobre nossos valores e, em posição de humildade, acender o incenso do jejum, da oração e do clamor: "Senhor, tenha misericórdia! Tenha compaixão de nós".
         Sim, eu creio que Deus nos ouve, que não está distraído, cochilando ou indiferente ao nosso clamor: 
 "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar e se converter dos seus maus caminhos, então ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" (2 Crônicas 7.14).

            Um menino caminhava na praia, enquanto traçava um risco na areia. O seu amigo tentou fazer o mesmo e saiu tudo em zig-zag. Então perguntou: “Como você consegue traçar uma linha tão reta?” A resposta foi: “Eu miro um ponto e vou caminhando rumo a ele”. Vamos mirar somente em Deus e em Sua Palavra, em todos os momentos, para que o nosso caminhar seja reto, sem desvios. Mirando em Deus, com determinação e fé podemos ser vitoriosos. “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo 5:4).
'A começar em mim convém que Cristo cresça e que eu diminua' (Jo 3.30).

            Foquemos nossos olhos, coração no Senhor, grandioso em misericórdia e transformações, e clamemos pela nossa nação! 
'Sara, Senhor, a nossa terra! Sara, Senhor!'
Mariana (MG): rompimento da barragem (nov/2015)*
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151106_minasgerais_perguntas_hb

Nenhum comentário: