“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

'Grande é a tua fidelidade!'

O que eu não posso esquecer? Aprendendo com os elefantes (Loxodonta africana)
Texto Bíblico: “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança” (Lm 3.21)

Recordar... É retornar ao coração retalhos de idéias, emoções, imagens, como um filme silencioso. Há lembrança que traz dor, outras alegria, esperança. 
Porém, relembrar geralmente é bom. As experiências passadas, de diferentes tamanhos e importância, se interagem de modo dinâmico, gerando opiniões, estabelecendo prioridades, ajudando-nos a não repetirmos erros, a evitarmos situações perigosas. A lembrança faz de nós indivíduos únicos nas respostas aos desafios, às decisões. 

Os elefantes são conhecidos pela sua memória privilegiada. Eles perfazem grandes percursos em busca de alimento e água.  Conseguem relacionar locais e épocas de frutificação, retornando sempre que há abundância de alimentos. Conseguem ainda reconhecer os sons de companheiros que foram distanciados do grupo, por anos. Esta capacidade é interessante para a vida social e preservação da espécie.

Entretanto, a memória deve ser bem administrada. Ela deveria nos ensinar a apreciarmos o que realmente tem valor, a valorizarmos pessoas e não coisas.  A memória não pode ter o poder de nos paralisar, de cauterizar nossas mentes, deixando-nos frios, indiferentes a novas oportunidades, a bondade, a beleza. 
Certa mulher tirou as pilhas do relógio de parede deixando registrado o horário que o marido morreu. Muitos, como ela, gastam seu tempo nutrindo mágoas e vão arrastando, pela vida afora, entulhos pesados, doentios. Sentem-se esgotados, queimados.
Capa do livro Esgotamento Espiritual - M. Smith
Pedro, ao ouvir o galo cantar, lembrou-se do aviso de Jesus que ele O negaria e, então, chorou amargamente. O canto do galo foi o despertador de Deus para lembrar a Pedro a necessidade de voltar para o Pai. Pedro voltou e a sua vida floresceu como um renovo do Altíssimo. 
Deus usa despertadores para que desenvolvamos um coração perdoador, agradecido, coração de adorador. Deus nos desperta para reavivar nossa fé.
Deus tem usado despertadores para que mudemos o rumo de nossa vida? Quais? Quem sabe uma palavra de admoestação, ventos contrários, desertos, prejuízos?


            Jeremias, um homem que viu a aflição de perto, num momento em que tudo parecia dar errado (Lm 3) confessa a sua angústia. Sentia-se sem paz, com os ossos despedaçados, num lugar tenebroso e, mesmo assim, humano como nós, nos ensina. Ensina-nos a não nos prostrarmos diante das impossibilidades, a trazer à memória o que pode nos dar esperança. O que traz esperança ao profeta?
O amor, o zelo do Pai que não nos abandona: '... Grande é a Tua fidelidade' (v.23). Independente da nossa fidelidade, Deus continua fiel. Aleluia!
Jeremias ainda nos adverte que o nosso lamento deve ser pelos nossos pecados (v.39) e nos ensina a invocarmos o nome de Deus com humildade (v.55) e, então, ouviremos: 'Não tenha medo' (v.57). O Deus da compaixão julgará a nossa causa e remirá a nossa vida (v.58).

Quando o despertador toca, na cabeceira da nossa cama, podemos escolher o modo como enfrentaremos os desafios, ao longo do dia: medo ou confiança naqu’Ele que luta por nós. Queixumes ou gratidão porque a Sua misericórdia infinita se renovou enquanto dormíamos (v.22-23). 
          Relembrarmos o agir miraculoso de Deus, sempre presente em nossas vidas é como irmos à academia e exercitarmos o músculo da fé. Ali recebemos a alegria da esperança, visão, ousadia e orientação do Altíssimo seja para enfrentarmos as lutas fazendo o que compete a nós ou para esperarmos com fé a restauração que Deus está preparando, para o devido tempo. 

Para Refletir: O que tem povoado minha memória? O que eu preciso lembrar que já me esqueci? Tenho me esquecido do meu Deus de amor, poder e graça? Tenho lembrado de chorar pelos pecados e pedido perdão a Deus? Tenho agradecido a Deus por tudo que tem feito?

Oração: “Deus, ajuda-me a ser seletivo na minha memória. A perdoar os que me ofenderam. A reconhecer tudo de bom que o Senhor e que as pessoas têm feito por mim. Que eu traga à memória somente o que sirva para o Seu louvor e para minha edificação. Que o meu prazer esteja em fazer somente a Sua vontade. Por Jesus, amém”.


Nenhum comentário: