“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 10 de outubro de 2015

'No ‘Essencial’: Unidade; no ‘Não Essencial’: Liberdade. Em ‘tudo’ e em ‘todas’ as coisas: o Amor'

'No ‘Essencial’: Unidade; no ‘Não Essencial’: Liberdade. 
Em ‘tudo’ e em ‘todas’ as coisas: o Amor'
Esta frase, muito utilizada pelos reformadores religiosos no passado, caracteriza o cerne que deve reger o relacionamento do cristão. 
Como é verdade! As brechas, os conflitos nos relacionamentos (entre casais, familiares, amigos) são resultados da falta de compreensão daquilo que é ou não é essencial.
Rupturas são causadas pela estreiteza de visão, por exigências oriundas de mero "ponto de vista" e, como alguém já disse, "todo ponto de vista é uma vista (visão), vista de um ponto"ou seja, todo ponto de vista é questionável.

No Essencial: UNIDADE!
Deus diz: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Os 4.6a). A Bíblia, considerada com muita propriedade, como o ‘Manual do Fabricante’, ensina-nos os valores absolutos que são essenciais, inegociáveis tais como, o amor, compromisso, honestidade, verdade, respeito, fidelidade, justiça, etc. São valores indiscutíveis. Com eles, a UNIDADE:
“... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável,
tudo o que é justo, tudo o que é puro,
 tudo o que é amável,tudo o que é de boa fama,
se alguma virtude há e se algum louvor existe,
seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8)

No Não Essencial: LIBERDADE!
Entretanto, tudo aquilo que não é essencial e, cuja prática não afete o essencial: LIBERDADE! Seja o jeito peculiar de ser, estilos, hobbys, cultura, sentimentos:
“Acolhei ao que é débil na fé, não porém, para discutir opiniões.
Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes;
quem come não despreze o que não come...
Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente...
Porque se vivemos, para o Senhor vivemos...
Quer pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor...
Tu, porém, por que julgas teu irmão?
E tu, por que desprezas o teu?
Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus...

Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” 
(Rm 14).


Em tudo e acima de tudo: O AMOR! 
O amor que torce pela vitória do outro, que respeita o seu espaço e suas necessidades. O amor que dignifica os relacionamentos, que busca a paz: “Aparta-te do mal, pratique o que é bom, busque e a paz e empenhe-se por alcançá-la” (1 Pe 3.11).
O amor que não é opcional. Amor que é ordem, imperativo de Deus para nossas vidas: “...Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12.31).
Eu decido obedecer a Deus e, então, eu decido amar e lutar pra promover o melhor relacionamento possível com os companheiros de minha geração: “Segui a paz com todos e santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). 

Pensando no amor sacrificial, lembrei-me da história verídica de Corrie ten Boom, registrada no livro "Refúgio Secreto", da Editora Betânia (1971). 
Seu pai, um relojoeiro holandês, escondeu vários judeus durante a 2a Guerra Mundial, num quartinho secreto em sua casa. Finalmente, ela e sua família foram presas pela Gestapo. Um  dos interrogadores ao ver seu pai, já idoso, disse que o soltaria se prometesse não causar mais problemas. Corajoso, ele respondeu, com firmeza: - "Se eu voltar para casa hoje, amanhã abro minhas portas para qualquer pessoa que precisar de mim". Foi levado para um campo nazista, onde veio a falecer dez dias depois. Um homem que temia a Deus e honrava o nome de cristão:
"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: 
se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13,35).

Para Refletir: Existe alguém que você precisa perdoar ou aprender a amar? Decida (sinceramente) amar, por obediência a Deus. Peça ajuda a Ele e aguarde! Deus é catedrático na arte de amar e perdoar. O amor, o perdão, a misericórdia brotarão no seu coração, vindos direto de Deus. 
Lembrete: As pessoas menos amáveis são as que mais precisam do nosso amor!

A DEUS e aos Seus Preceitos,  toda a nossa submissão!

Nenhum comentário: