O seu compromisso era pregar o Evangelho respeitando os costumes nativos sem querer modificá-los.
Quando morreu (1918) a igreja que fundou contava com 180 mil membros, 34 pastores Batak e 788 professores evangelistas. Atualmente, esta igreja é uma das maiores denominações protestantes da Ásia e agrega a maioria dos cristãos Batak, com cerca de 2,5 milhões de membros.
http://www.infoescola.com/indonesia/geografia-da-indonesia/ |
Sua ida para Sumatra foi sob muito temor porque seu antecessor fora assassinado e acreditava-se que tinha sido, inclusive, comido pelos nativos. Ele sofreu ataques de feiticeiros e um atentado por envenenamento, mas escapou incólume.
http://www.worldwildlife.org/places/borneo-and-sumatra |
http://www.rontravel.com/travel_photo_pages/pictures_indonesia_happy_cannibal.htm |
"Hoje, em 13 de abril de 1862, renovo a minha aliança que fiz contigo, meu Deus e Pai, por meio do Teu Filho Jesus Cristo. Tu me escolheste e sustentaste. Desde a minha infância me ensinaste. Por meio de tudo isso me chamaste para que eu seja um mensageiro do Teu Evangelho entre os pagãos. Por isso te entrego a minha vida, o meu tempo, o meu corpo, alma e espírito. São dádivas tuas que consagro a Ti.
Caso eu venha a me separar de Ti, ou se satanás me seduzir a cometer algum pecado, então inquieta-me o tempo todo, dia e noite. Renovo a minha aliança de lutar contra o diabo e seus poderes.
Ensina-me a odiar o pecado. Guarda-me quando os meus adversários forem muitos ou fortes demais. Sela a minha aliança contigo lá no alto, assim como a selo no meu livro. E vocês, mundo e diabo, saibam que pertenço a Jesus.
Ó amado, Senhor Jesus Cristo, tu me selaste contigo mesmo por meio da Tua Palavra e da Tua morte sobre o Gólgota. Creio nisso e digo amém"
Deus não permite que nossa fé seja envergonhada. Louvado seja Deus!!!
http://www.orangesmile.com/travelguide/sumatra/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário