“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

'Imprevisto: presente de Deus, delícias dos céus'

Nem tudo é ou acontece do jeito que a gente sonha, não é mesmo? Os imprevistos acontecem e, muitas vezes, vem com tanta 'imprevisão' que consegue nos derrubar. Entretanto, a boa notícia é que o inesperado surpreende quem ainda está vivo e, enquanto há vida, há esperança, há um projeto de Deus!!! 
Mas, o que fazer quando o chão parece desaparecer dos nossos pés? 
Pensei na figura de uma criança que brinca de 'gente grande' e cai do salto alto. Chorando, reconhece sua fragilidade e busca o apoio do pai. Assim podemos agir. Desnudos da nossa auto-suficiência, apoiados na fé em Deus, conseguimos forças para levantar, sacudir a poeira e seguir em frente, fazendo do limão uma limonada com o açúcar da esperança.

Ah, como nossa vida ficaria mais amena e muito mais divertida se pudéssemos olhar as surpresas da vida com a curiosidade de uma criança que abre um presente e fica ansioso pra desfrutar dele.
Certo adolescente ganhou um violão de presente. Desapontado porque esperava outra coisa, deixou o violão empoeirando num canto. Parece espantoso, não é mesmo? Porém, muitos têm feito isto. Perdem a oportunidade ímpar de ampliar seu horizonte, de curtir as oportunidades.
Então, o que fazer quando a vida nos surpreende? Abramos nossos olhos da fé, sem querer manipular, formatar as circunstâncias. Sempre prosseguindo, fazendo o que compete a nós, semeando em todo tempo certos de que tudo que nos acontece está sob o domínio de um Deus que tem projetos fantásticos para nossas vidas e nenhum deles, jamais, será frustrado (Jó 42.2).

Anos atrás, fomos surpreendidos com a necessidade de sairmos da cidade onde nos casamos e moramos por 26 anos. Era nossa zona de conforto, onde tínhamos amigos e uma casa confortável. Mudamos para outra cidade, praticamente desconhecida, distante dos nossos filhos e lá ficamos por sete anos. 
Período maravilhoso, inesquecível pelo aprendizado, pelas novas amizades, pelo agir generoso de Deus. Ali, desfrutamos de 16 encontros de casais e inúmeros almoços da comunhão (junta panelas). Por mais de seis anos tivemos estudos bíblicos semanais em nossa casa, com vizinhos e novos amigos. 
Com o envolvimento de toda igreja, iniciamos um trabalho com crianças e adolescentes, trazidas de ônibus para a Escola Bíblica Dominical, ministério que permanece até hoje (vários deles já se tornaram membros ativos da igreja). Neste último final de semana estivemos falando num encontro de casais nesta amada igreja. Que alegria, que amor invadiu nossos corações ao rever amigos-irmãos, ver a igreja ativa, com muitos visitantes. Delícias dos céus!











Nossa despedida, com pastor Vanderley
Nossa despedida, após sete preciosos anos. 
É verdade que, no momento em que os imprevistos acontecem, a insegurança, o temor e, até mesmo, a indignação podem invadir nosso coração e deixar o momento tenso, difícil. Mas depois, é prazeroso, emocionante demais poder enxergar a mão de amor de Deus se movendo, trabalhando, direcionando nossas vidas. Compreender que a interrupção e ou mudanças de projetos, de rumo é um presente exatamente do tamanho e da qualidade que estávamos precisando para sermos tratados e plenamente realizados.

José, você foi traído, escravizado, injustiçado, mas tudo isto era o betume, o concreto que pavimentaria a estrada que o levaria ao trono de governador do Egito.
Rute, você passou por perdas, privações, mas foi a forma de Deus de conduzi-la para uma nova história. Fazer de você, uma viúva pobre e esfarrapada, a bisavó do Rei Davi e a ancestral do nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo.
Davi, as perseguições, as injúrias que você sofreu foram o halterofilismo que fortaleceu sua fé,  provou a consistência de sua submissão a Deus e fez de você o maior rei que Israel já conheceu.
........... (Coloque seu nome), a luta que está passando é para que você desça do 'salto alto' e volte-se, com obediência, a Deus de modo que o Seu propósito torne sua vida extraordinária.
"Dizem que antes de morrer nossa vida inteira pode passar, 
como um filme, diante dos nossos olhos. 
Que vivamos de modo que seja prazeroso assistir e 
convidar outros para assistirem" (autor desconhecido).

Para Refletir: Você está sendo surpreendido com mudanças? Elas estão movendo sua estrutura que parecia tão inabalável? Ore, jejue, submeta-se ao querer de Deus. O que estiver ao seu alcance, faça. Ao invés de rodear, com impaciência, a montanha, semeie no pé do vale até que venha do Altíssimo a ordem e a direção para prosseguir. E que o nosso Pai o abençoe com novidades de modo que quando ficar velhinho possa olhar para o passado e declarar, com alegria: "Valeu a pena, não desperdicei minha vida!"

Oração: “Senhor, meu Deus, ajuda-me a organizar os meus pensamentos, a saber o que valorizar, no que gastar minhas energias. Que eu não seja ganancioso, medíocre nos meus sonhos, mas baseie minha vida em Seus valores eternos. Que eu lute tenazmente por uma vida digna, pelo meu lar e amigos, semeando sempre a Sua Palavra. E que, em todo tempo, eu desfrute de uma vida que agrade ao Seu Espírito. Em nome de Jesus, amém”.

2 comentários:

Consultora em Educação disse...

Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor

Ivone Boechat (autora)


A felicidade de qualquer nação depende, fundamentalmente, do reconhecimento da soberania de Deus e a influência que Ele passa a exercer sobre as pessoas, sobre as famílias e todas as instituições. Quando se buscam deuses falsos ou quando não se cultua a nenhum deus, quando a Palavra de Deus e as suas Leis não têm lugar de adoração e destaque na vida da sociedade, ela perece entregue aos vícios, à depressão, à infelicidade.Uma nação se constrói no alicerce da fé. Cada cidadão bem orientado, com uma base sólida de educação, vai ajoelhar-se, aos pés de Cristo, buscando a comunhão com Deus. Porque “Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos” Sl 19:1. Ninguém é insensível à majestade divina, quando lhe apontam para a grandeza do Seu poder.
Feliz é a nação que “instrui ao menino no caminho em que deve andar” Pv 22:6.
Feliz é a nação, onde a juventude “Lembra-se do Seu criador nos dias da sua mocidade. Ec.12:1.
Feliz é a nação, onde os “príncipes ensinam aos anciãos a sabedoria…” Sl 105:22.
Feliz é a nação que atende aos profetas de Deus, pois suas palavras são “…como uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações” II Pe 1:19.
Feliz é o cidadão que reclina sua fronte nas sagradas escrituras, porque “seca-se a erva e murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente” Is 40:8.
Feliz é o homem que “anda pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça” Pv.8:20.

A humanidade clama pela presença do Deus vivo, fiel, justo, capaz de transformar as tristezas desta civilização decadente numa geração eleita, confiante.

Cada família pode se apresentar como agência do bem, responsável por seus filhos, vigilantes da paz.
O homem foi criado para viver feliz, serenamente, entre as flores do imenso jardim do Universo – único verso divino, ritmado na cadência de vozes angelicais e nas bênçãos que o Pai das luzes derrama sobre seus filhos.
Feliz é a nação que se esforça para caminhar debaixo da potente mão do Senhor e reconhecer que, desde a antiguidade, “O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz”. Is 9:2.


http://jornalgospelnews.com.br/2010/09/28/feliz-e-a-nacao-cujo-deus-e-o-senhor/

Consultora em Educação disse...

O Natal existe!


Ivone Boechat


Vamos supor que nada do que os homens acreditam sobre o Natal fosse verdade?
Que tudo aquilo que os profetas disseram sobre o nascimento de Jesus, indicando até o local, era somente uma historinha pra nenhum boi dormir na estrebaria mais bonita do mundo. Que o coral de anjos nos céus de Belém, cantando a sinfonia maravilhosa, cuja letra a humanidade inteira sabe cantar (quem não canta é porque não quer, mas sabe) era somente para assustar e desmaiar pastores no campo...

Vamos supor que os reis magos, vindo de muito longe, do oriente, talvez de Bagdá, carregando presentes caríssimos, era uma propina e que esses cientistas pesquisadores queriam somente passear, usurpando verbas, em jurisdição alheia, nas barbas de outro rei.

Vamos supor que a fuga da família para o Egito era somente uma excursão para gastar as milhas acumuladas no lombo do burrinho de Nazaré a Jerusalém. Ou que Herodes decretou a matança das crianças só para agradar os aliados da base do seu governo.

Vamos supor que a Escola que Jesus fundou na Galiléia com educação presencial e virtual, com módulos para o ensino à distância, escrito pelos alunos ou que a sua preocupação ao mostrar a importância do uso correto da rede (web) ensinando a acessar, convidando a Pedro Tiago e João para o seu twiter (segue-me...) ensinando a Pedro a se ligar ao provedor, dando-lhe a senha (Tudo o que ligares na terra...) foi só uma coincidência com a linguagem virtual de hoje.

Vamos supor que o sermão do monte era uma tese de doutorado, nada mais, e que os valores ensinados eram somente a oportunidade para implantar a merenda escolar, a cesta básica, o vale refeição, o exercício do Pai Nosso supervisionado.

Vamos supor que as curas maravilhosas, que não foram o foco principal do ministério de Jesus, mas sim o Seu plano de salvação, serviram somente para atiçar a inveja dos políticos milagreiros e que a cruz foi a sentença por um crime político de traição ao poder dos governantes. Se tudo isso fosse uma metáfora, se vivêssemos só esperando a felicidade e a recompensa na Terra, se não pudéssemos comemorar o Natal, porque Jesus não é o Salvador prometido, é um filósofo famoso, com jornada acadêmica encerrada, então poderíamos parafrasear o Apóstolo Paulo:
“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. I Coríntios 15:9

(Educação-a força mágica)