“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 26 de abril de 2014

'Toda hora mudam a trave do seu gol?'

Gosto muito de assistir seriados. Entretanto, está difícil encontrar algum que não exceda em cenas de violência ou em sexo apelativo. Tenho buscado alguns antigos e, hoje, assistindo 'The West Wing', um psicólogo fala para o Presidente dos EUA, que sofre de insônia: 'O problema é que vivem mexendo na trave do seu gol...'. 

Você se sente assim também? Quando conquista algo, descobre que nem há tempo pra comemorar porque há muito ainda pra se fazer? Por mais gols que você faça, sempre cobram novos e mais difíceis?
Há um monte de gente mexendo na trave do seu gol?

Sempre que um novo ano se inicia, o nosso coração se enche de esperança, de novos propósitos, mas no decorrer do ano a frustração vem. Sentimo-nos atropelados por tantas cobranças, prazos e imprevistos.
E o ano passa... Pouco a pouco, lindos projetos são engavetados...

Hoje, a infância de nossas crianças tem sido soterrada por compromissos, sejam intelectuais, físicos, emocionais. É a busca por superação, títulos, vitórias, bens materiais. Nunca se atinge o alvo e, por maior que seja o esforço, as críticas chovem, pesadas e, tantas vezes injustas. Há sempre alguém que faz melhor...
Desenho feito pela Deborah
É esgotante! Se não cuidarmos, nossa alegria, nosso sono, nosso ânimo se esvaem pelo ralo.
Conta-se que um assaltante disse a uma senhora: - 'A bolsa ou a vida?' Indiferente, ela responde: - 'Você que sabe, tanto minha bolsa como minha vida estão vazias'.
Exaustão!

O desânimo tem feito prosperar a indústria da auto-ajuda. Livros e palestras que nos ensinam a não ouvir a voz do fracasso, a prosseguir sempre, a não deixarmos nossas pernas se afrouxarem, a exercitarmos o controle sobre tudo pra alcançarmos objetivos... 
Quais? Eles mudam e se multiplicam a cada momento.
O que fazer quando a vida muda a nossa trave e exige de nós tantas metas? Nem bem cumprimos uma, já vêm duas, três em nosso encalço.

Certo pastor, palestrante famoso, com uma agenda lotada de compromissos, caiu enfermo em uma cama. Ao orar, desabafando, sem compreender o que acontecia, ouviu Deus falando ao seu coração que o importante não era os seus muitos feitos e sim estarem juntos na caminhada. Ele precisava se aquietar em Seus braços pra fortalecer o seu interior e prosseguir, sem desabar em sua vida espiritual. 

             Sempre é hora de refletir na finitude da vida e da necessidade de buscarmos coerência em nossas múltiplas atividades. A revermos nossas prioridades.
Na verdade, precisamos de tão pouco pra viver, pra ser feliz, não é mesmo?

É lembrar que Deus está no controle de cada etapa e, sempre poderemos encontrar abrigo em Seus braços. Que Ele não nos desampara e tudo que precisarmos, o básico, Ele suprirá (Sl 37.23-25).
Não precisamos temer represálias do mundo. “... Dispõe-me o coração para só temer o Teu nome” (Sl 86.11 b).
Deus não exige de nós competência, desempenho além das nossas forças. Ele conhece nossas limitações e as intenções de nossos corações. Somente Ele pode nos ensinar o que é realmente essencial e nos capacitar para cumprirmos o que está no Seu projeto para nossas vidas:
“O que a mim me concerne o Senhor levará a bom termo” (Sl 138.8a). Aleluia!

Davi foi um homem que chegou a exaustão. Sentia-se encurvado, árido em face de tantas lutas, mas ele sabia quem podia trazer a cura, quem era o Seu Deus e saber isto fez toda diferença em sua vida:
“Ó Deus, Tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede Ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água” (Sl 63.1).
Você sabe em quem tem crido?
Desenho feito pela Deborah
Depositemos nossa inquietude nas mãos de Deus, seja a cura (física, emocional ou espiritual) de um amado, aquisições, propósitos e descansemos sossegados. 
O que for da nossa alçada, façamos com serenidade, confiantes porque os resultados pertencem a Deus, que honra Suas promessas:
       “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados,
                                    e Eu vos aliviarei...” (Mt 11.28-30). 
Deus nos alivia dos fardos excessivos da religiosidade, do pecado, da inquietude e nos reveste do jugo suave de um caráter manso e humilde, que traz nova perspectiva ao nosso coração.

‘Perdão, Senhor pelos atalhos que tomei tentando manipular as circunstâncias. Perdão pela agenda que eu, na minha afobação e ambição, esbocei que não correspondia a Sua vontade. Quero depender do Senhor e desfrutar da vida plena que me oferece, em Cristo Jesus. Ajuda-me a não ser influenciado pela cobrança feita por uma geração inquieta, insatisfeita, exigente. Que a minha agenda de vida seja delineada e cumprida conforme Seu propósito desde a fundação do mundo. Em nome de Jesus Cristo, meu Salvador, meu Tudo, meu Senhor, amém!’



3 comentários:

Noemi disse...

BENDICIONES DESDE EL SALVADOR CENTROAMERICA
MI BLOG www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com

disse...

Amada Regina,como foi bom conhecê-la foi um privilégio,foi um mandato de Deus sua vinda na minha vida!
Vimos na prática que vc se interessa por gente por pessoas isso é viver o cristianismo! eu tbém estou blogosfera,desde 2009, tenho na verdade 3 blogs,eu parei com eles e interditei,pois não tinha mais vontade de postar,mas ele está lá pra vc conhecer.é só para convidados pq não posto mais não há pq deixá-lo exposto.
Entre lá talvez goste de algo!bjos

Jurema Martins disse...

A Paz de Cristo Regina.
A nossa agenda às vezes é tão cheia que não temos tempo de ir para a igreja.
São inúmeros compromissos que podem sufocar a nossa fé.
As Escrituras nos orientam a descansar em Deus.
"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra." (Salmos 46:10-11).
Há a necessidade de realmente entregarmos nossa vida a Deus, ou seja, lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade. Devemos viver cada dia um dia.

Jurema Martins
http://preletorajurema.blogspot.com
http://juremasouzamartins.blogspot.com.br/