“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quinta-feira, 17 de abril de 2014

‘Chega de rodear montanhas... Tomando um norte!’

'Andorinha ou urubu?'
Aprendendo com as andorinhas (Notiochelidon cyanoleuca)
Texto Bíblico: “O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu os Teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!” (Sl 84.3)

            As andorinhas são hábeis em voar longas distâncias. A andorinha-do-mar-ártica chega a voar 70 mil quilômetros por ano, indo da Groelândia à Antártida. Pesam em torno de 100 gramas e vivem mais de 30 anos. Voam meses a fio, sem parar, em busca de locais com condições adequadas para sua sobrevivência. Seu vôo é tranqüilo, seguindo coordenadas, indo em frente. 
Andorinha-do-mar-artico*
      Por outro lado, os urubus, voam em círculos procurando cadáveres em putrefação. A sua atenção está voltada para baixo e não para o infinito; para a podridão, para o que está morto e não para a paisagem que exala vida.
**
Com as andorinhas aprendemos a olhar para frente, com amplitude, para o todo. Quando assim fazemos, os problemas são reduzidos à sua real dimensão: transponíveis e efêmeros, diante das promessas e do poder do Pai. 

Dois homens estavam presos numa pequena cela. O único contato com o meio exterior era uma minúscula janela, próxima ao teto.
Um deles olhava para a janela com muita tristeza, lembrando do que tinha deixado e só via as grades. Com o tempo a sua angústia foi aumentando e tomou conta do seu interior. O outro olhava a janela e via a luz do sol, o brilho das estrelas. O seu coração enchia-se de esperança ao pensar que um dia sairia dali e começaria uma vida nova. Fazia projetos, cultivava sonhos. Essa diferença de visão deixou marcas indeléveis no presente e no futuro destes dois homens (Hybels, 2000).

Andorinha, uma frágil ave, elogiada por Deus por conhecer as estações, o seu tempo e as suas responsabilidades e por procurar cumpri-las com esmero. 
Quantos homens vivem alheios ao seu papel no projeto de Deus, contentando-se com uma vidinha superficial e fútil, sobrevoando em círculos, atentos ao passado, ao que está morto e superdimensionando os problemas, sem desfrutar da vida plena oferecida por Deus?
       Muitos, desanimados, abandonam a fé. Segundo Billy Graham, 'O diabo está sempre pronto pra dar carona pra quem quer se afastar de Deus'.

O povo de Israel (por volta de 1500 a.C.), no deserto, rodeava montanhas, sem rumo e Deus disse: “Tendes já rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte”.
Que montanhas temos rodeado, sem sair do lugar? Muitas vezes é a montanha do adiamento de decisões, de resolver relacionamentos, de abandono de vícios (drogas, bebidas, televisão, computador), da acomodação, de hábitos errados, do mau uso da língua (murmuração, mentira, fofoca), da falta de compromisso com Deus.
Será que já não é hora de darmos um novo rumo à nossa jornada, estabelecendo alvos dignos e, com determinação e perseverança, buscar alcançá-los?
O salmista diz que as andorinhas encontram pouso nos altares de Deus. Rodear montanhas cansa, gera uma vida estreita demais, estagnada. Como as andorinhas, o melhor refúgio é aos pés de Deus. Ele nos capacita a alçar longos vôos, ampliando nossas fronteiras.

Para Refletir: Aonde você tem buscado descanso para a sua alma? Que montanha você tem rodeado, sem sair do lugar? Quais são os desafios que Deus tem lhe oferecido e você tem recusado? Restauração de suas finanças? Mudanças na vida profissional, familiar? Que busquemos a Presença de Deus, com o coração quebrantado, expondo o nosso interior, dispostos em prosseguir, dentro de Sua vontade.

Oração: “Óh, meu Deus, o Senhor conhece a minha vida, as minhas necessidades. Que eu encontre abrigo na Sua presença, o Único que merece ser glorificado. Que os meus olhos estejam fitos na Sua Palavra e promessas de modo que a minha fé cresça e as minhas fronteiras se ampliem para cumprimento do Seu projeto e para Sua honra e glória somente”. Amém!


* http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Andorinha-do-mar-%C3%A1rtico-animal-planet.jpg
** http://antigo.rondonia.ro.gov.br/noticias.asp?id=6353&tipo=Mais%2520Noticias

Nenhum comentário: