“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

'Quebre o vaso e desfrute o extraordinário'

No filme Mogli (Disney), Balu, o urso, 
canta com disposição:
“Eu uso o necessário. Somente o necessário.
O extraordinário é demais.
Eu digo o necessário, Somente o necessário.
Por isso é que essa vida eu vivo em paz”.

    Faz sentido. Usar e falar o necessário é sábio. Mas, o  necessário não significa avareza, o escasso, o econômico.
A extravagância é necessária, muitas vezes. Ela marca nossa história, resulta em lembranças inesquecíveis e extraordinárias.

Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia...
Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo... (Jo 12.1-3).
Muitos questionam Maria. Entretanto, Jesus a defende com veemência. Declara que ela praticou uma boa ação e que onde fosse pregado o evangelho, seria contado o que ela fez para sua memória (Mt 26.6-13).

Última semana de Jesus na terra como homem e Maria revela uma alma agradecida, abundante. Sem mesquinhez quebrou o vaso com um caro e raro perfume. Poderia ter recolhido o bálsamo noutra vasilha e, simplesmente ter gotejado sobre Jesus. Mas não, Maria foi generosa e deixou um legado admirável.

Que tal quebrar o vaso também?
Quebrar o vaso não é um ato de violência. Ao contrário, neste aspecto é um ato de humildade. É se derramar, é compartilhar do melhor que temos. É se doar. É ousar sair do comum, do 'script', do mediano e investir na excelência, no extraordinário.

Como quebrar o vaso?
      “Quebre o vaso” com o seu cônjuge. Ofereça o seu melhor. Não economize nas palavras de carinho e na demonstração de apreço. 
     “Quebre o vaso” com seus familiares (sogros, pais, filhos, irmãos): programe e faça um jantarzinho especial pra eles, com comidas saborosas, quiçá exóticas e diga o quanto eles são valiosos em sua vida. Dê um presente inesperado e valioso.
       “Quebre o vaso”, ofereça algo especial (seu tempo, atenção, carinho) para alguém solitário, carente, sem esperanças, que sofreu perdas.
       “Quebre o vaso” sobre sua própria vida: presenteie-se com aquela viagem ou passeio tão sonhado.

(Desenho da Deborah)

     E, principalmente, “quebre o vaso diante de Deus”: Derrame o seu coração. Esvazie-se de si mesmo. Retire as máscaras. Peça perdão pelos pecados que tem cometido. Disponha o coração para ser transformado. Exponha seus sonhos, seus medos. Adore-O, agradeça a Deus por tantos benefícios, tanto zelo, tanta misericórdia. Disponha-se por inteiro.
Que o Espírito Santo nos auxilie neste difícil mister porque não há palavras pra agradecer tanto amor, tanta bondade...

       “Quebre o vaso”!  Desfrute de muitos momentos de extravagância. Estes momentos alimentarão sua memória. Na sua velhice poderá pensar no passado e, com um sorriso nos lábios, declarar, com alegria: - 'Valeu! Uhuuu! Não desperdicei minha vida!'

       Que o nosso Deus, Deus do extraordinário, do inesperado, das surpresas nos ensine a “quebrar o vaso” e nos capacite a derramar, com abundância, o óleo perfumado e irresistível da alegria, da cura, da esperança, de novos e fabulosos sonhos.

“Quebre o vaso”!
Oração: "Meu Deus, o Senhor conhece a minha luta, o tamanho da minha dor. Reconheço que tenho pecado, que tenho andado distante da Sua vontade e que necessito da Sua intervenção na minha vida. Quero renunciar, agora, a todas as alianças estranhas que fiz no passado e peço que o sangue de Jesus me lave, me purifique de todo pecado e que o Senhor me ensine, com o Seu Santo Espírito a viver em novidade de vida, como receptáculo de Sua graça, amor e poder. Ensina-me, de agora em diante, a amá-Lo acima de todas as coisas, a obedecê-Lo em tudo e em todo tempo. Ajuda-me a fazer isto, em nome de Jesus, o Único caminho que me leva ao Senhor: Deus vivo, Único e verdadeiro, amém!"

Se você fez esta oração e quer desfrutar de uma nova vida, em Cristo Jesus, procure uma igreja evangélica que use a Bíblia como regra de fé e prática. Colocamo-nos, também, a disposição para ajudá-lo nesta nova caminhada. Escreva para nós: http://destilardosfavos.blogspot.com.br/
 
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, 
a proclamar libertação aos cativos...
e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, 
veste de louvor, em vez de espírito angustiado;
a fim de que se chamem carvalhos de justiça, 
plantados pelo Senhor para a sua glória” (Is 61.1-3)

2 comentários:

Marilene disse...

Benção ler essas palavras com tanta sabedoria, que o nosso Deus nos leva a cada dia a quebrar os vasos, qts forem necessários p vivermos uma vida segundo a Sua vontade. bjs minha amiga.

Quéren Javorske disse...

Linda meditação. Engraçado como lemos as histórias bíblicas e não percebemos esses detalhes que Deus nos ensina.