“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 22 de setembro de 2012

Experiência pessoal: 'Experimentando a paz de Deus... nas decisões, na entrega e nas lutas!'

Experimentando a paz de Deus!

“Oh! Provai e vede que o Senhor é bom;
bem aventurado o homem que nele se refugia” (Sl 34.8).
            Você já experimentou a paz de Deus diante de uma decisão, de um conflito, de ameaças? Gostaria de contar três episódios que fizeram tremenda  diferença em minha vida.
Paz que indica o caminho certo e nos afasta de atalhos. Paz quando entregamos nossa vida totalmente nas mãos de Deus e recebemos Jesus Cristo como Salvador pessoal. Paz da certeza de que Deus está no controle de tudo e podemos nos abrigar em Seus braços.

1.  Experimentando a paz de Deus nas decisões!


“Bem sei que tudo podes, 
e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2).

 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração...” (Cl 3.15)
            Neste episódio aprendi que também devo atentar para a falta desta paz. Estava finalizando o meu doutorado quando fui contratada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Estava feliz nesta universidade, com a igreja que participava, com a cidade e, especialmente, com os muitos amigos que fizera em Maringá (PR). O meu projeto era ficar lá pra sempre até que, minha mãe foi ao médico, e ele disse que ela teria, no máximo, seis meses de vida (graças a Deus, ele errou; minha mãe viveu mais 20 anos depois disso).

            Mas este prognóstico, de certa forma, mudou minha vida, pois fez com que eu me movesse pra voltar para o estado de São Paulo onde moravam minhas irmãs que poderiam me ajudar a cuidar de nossa mãe.

            Prestei concurso e fui aprovada, pela graça de Deus, em duas unidades da UNESP (Rio Claro e Jaboticabal). Querendo fazer a vontade de Deus, orei muito, jejuei. Todos (meu orientador de doutorado, familiares) queriam que eu fosse para Rio Claro. E, em submissão, estive nesta cidade para assinar o contrato. A moça dos Recursos Humanos, que estava com o meu processo, tinha faltado naquele dia e eu não pude assiná-lo. Em todo o tempo que estive em Rio Claro, senti uma angústia, uma imensa inquietude. No meu retorno pra casa, não tinha dúvidas. Iria pra Jaboticabal. Sei que, naquele momento, contrariei pessoas que eu amava, porém “... Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.29). Sou grata a minha mãe que, apesar do desejo do seu coração, apoiou incondicionalmente a minha decisão.

Em nenhum instante da minha vida acadêmica ou pessoal me arrependi da decisão que tomei, muito pelo contrário. Acontecimentos, informações que obtive desde então, mostraram que esta decisão não poderia ter sido mais acertada. Sou grata a Deus porque quando queremos fazer a vontade d’Ele, Ele não se omite, Ele responde com a Sua paz ou com a falta dela quando nos desviamos do Seu propósito. Deus presente, Deus que age, Deus que zela por nós a todo instante.



2. Experimentando a paz de Deus na entrega!
Nasci num lar evangélico e lembro-me, como se fosse agora, do momento mais importante e sublime que vivi na minha vida. 
Eu tinha cerca de 6 a 8 anos (não me lembro a data exata). Num culto de domingo à noite atendi ao apelo e entreguei minha vida inteirinha nas mãos de Deus Pai. Nesta noite recebi a Jesus Cristo como Salvador e Senhor da minha vida e fiz uma aliança eterna com Ele.
Lembro-me que uma paz imensa me invadiu. Na volta pra casa minha família foi caminhando e conversando. Eu, uma falante contumaz quando estava com minhas irmãs e mãe (rsrsrs), fui calada e  voando... Você já voou alguma vez? Eu tenho certeza de que, pelo menos planando, eu estava... :)
 
                                  
       Foto à esquerda: Meus pais, irmãs e eu (a do centro, embaixo rsrs) idade da minha conversão
       Foto à direita: Maria Luiza (irmã), eu, Ligia (prima) e Carmen Silvia (irmã)
3. Experimentando a paz de Deus nas lutas!
 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração...” (Cl 3.15)

        Certa noite cheguei em casa do trabalho e encontrei meu filho ardendo em febre. Meu marido tinha um estudo bíblico marcado e lá fui eu, sozinha, ao médico, com as duas crianças a tiracolo. Lá chegando, o médico chamou um cardiologista e disse que o problema era sério e uma enfermeira, totalmente inexperiente, tirou sangue do meu filho, após várias tentativas. Fui ficando em ebulição, tensa, brava, zangada com o mundo.
  Finalmente consegui falar com meu marido e ele ficou no hospital com o Leandro (aguardando o resultado do teste de alergia a penicilina) enquanto eu ia pra casa colocar a Deborah pra dormir.

  Em casa, em parafuso, liguei pra minha irmã Carmen Silvia e, em prantos, pedi que estivesse orando. Fui para cozinha colocar o leite pra ferver quando me senti envolvida por uma paz infinda, inexplicável. Parecia um manto de quietude, abrigo. Senti-me tratada por Deus, diretamente. Sem refletir, comecei a cantar em voz alta um cântico da minha infância: “Oh que paz Jesus me dá, paz que outrora não senti, cada vez sou mais feliz desde que O conheci”. 
Logo em seguida minha irmã ligou e disse que tinha orado pra Deus me dar muita paz. Eu respondi: - Ele já respondeu sua oração! Então, contei o que tinha acontecido.

Leomam e Leandro chegaram. Leandro bem (graças a Deus, não tinha e não tem nenhum problema no coração), sem febre. Demos mamadeira e o colocamos pra dormir. Sentados na cozinha, respirando fundo, compartilhamos a respeito de como é bom conhecer a Deus e a Sua paz. Deus presente, que traz ao nosso coração a certeza de que não estamos sós.

    E o senhor que o Leomam tinha ido evangelizar? Pessoa questionadora, turbulenta, converteu-se ao Deus vivo e verdadeiro e testemunhava da sua transformação, da paz que agora desfrutava, para os seus ex-colegas de buteco. ALELUIA!

“Mas agora, assim diz o Senhor, 
que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel:
Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador...” (Is 43.1-3)



“O SENHOR dá força ao seu povo;
o SENHOR abençoa com paz ao Seu povo” (Sl 29.11).

3 comentários:

Clau disse...

Olá Regina!
Durante a semana,eu já tive a oportunidade de ler essas experiências maravilhosas que vc vivenciou,mas li novamente e foi um prazer,afinal acho tão lindo quando vejo que uma pessoa tem intimidade com Deus.Serve de exemplo.
Achei profunda essa parte:
'quando queremos fazer a vontade d'Ele,Ele não se omite,Ele responde com a Sua paz ou com a falta dela quando nos desviamos do Seu propósito.'
Bjs \o/

PORTAL EVANGELISMO disse...

Já estou seguindo amiga. Um abraço! Brigada pela visitinha, volte sempre lhe aguardo.

Marilene disse...

Como sempre Regina, benção de Deus suas experiências de vida. Por isso minha querida, não desista de escrever este blog, pois é refrigério para a alma dos aflitos, Deus usa vc para levar uma palavra amiga e de esperança. bjs amo vc!