“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 29 de setembro de 2012

"Quando a escuridão nos envolve..."

Parte do nosso livro: 
"Aprendendo com os bichos: Vivendo e convivendo"

Em busca da luz - Aprendendo com os insetos.

Texto Bíblico: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”
      
Os insetos são atraídos intuitivamente para luz em busca de orientação, da liberdade e do alimento que precisam para viver.²

        Como é terrível a escuridão! Anos atrás, eu estava com minha filha Deborah viajando de carro, numa estrada em manutenção. Já era noite e caía um forte temporal. A pista apresentava-se sem marcas, com desvios incertos. Em alguns pontos, alagamentos. A única coisa que enxergávamos era a luz difusa de muitos caminhões, nos dois sentidos, na nossa frente e atrás de nós. Com dificuldade, entramos na primeira cidade que avistamos. Recolhidas num hotel, agradecemos a Deus pelo livramento. Pela manhã, saímos tranqüilas. A chuva persistia, mas a luz indicava o caminho.    

As trevas têm trazido desastre para muitos. Deus é a luz da vida. A Sua ausência gera angústia, medo, falta de expectativa, falta de visão, tal como a escuridão.
Os discípulos de Jesus, ao final de um dia cansativo, desceram para o mar, tomaram um barco e rumaram para Cafarnaum: “...já se fazia escuro e Jesus ainda não viera ter com eles”. O mar agitava-se por um vento contrário. O medo intensificou-se quando viram um vulto andando por sobre o mar e aproximando-se do barco. 
Jesus, porém, os confortou dizendo: - “Sou eu. Não temais!”

Assim é com a nossa vida. Deus não nos prometeu bonança permanente. Há momentos de escuridão, de lutas. A tempestade vem para todos, mas somente os filhos de Deus passarão por ela com o coração fortalecido.
Quando se faz escuro, podemos nos lembrar que Jesus está vindo ao nosso encontro como Senhor da nossa história. Jesus, luz enviada por Deus para tirar o mundo das trevas: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”.4
Esse é o Deus que seguimos, Deus de amor, que vem ao nosso encontro, Deus que visita o Seu povo. Quando O recebemos, Ele muda a nossa sorte.

O mundo oferece muitas opções de luzes enganosas que acenam e, falsamente, prometem liberdade, mas que no final afastam o homem do propósito e da glória de Deus. Muitos, como os insetos, morrem se debatendo.
Muitas vezes, pela nossa limitação e visão embaçada, não enxergamos o livramento do Senhor. Louvado seja Deus que nos deixou a Sua Palavra, luz para não tropeçarmos nos obstáculos, lâmpada que indica o caminho.

Decore, assimile as promessas de Deus. Busque a Ele, em espírito e em verdade. Deus se deixa achar e reflete em nós a Sua luz, para que atuemos como luz do mundo: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.5

Para Refletir:
Você tem andado ao léu, sem esperança? 
Parece que não há luz no fundo do túnel?
A quem você tem buscado? Que voz tem escutado? 
Tem aquietado o coração, consciente da providência de Deus? 
Tem buscado orientação na Palavra de Deus?
Por intermédio da Sua Palavra, Deus aponta a direção, traz sentido, esperança à nossa jornada. 
Ouvimos Jesus nos confortando e dizendo: “Sou eu. Não temais!”.  

Oração: “Senhor, obrigado por ter me resgatado das trevas para a Sua maravilhosa Luz. Preciso da Sua presença na minha vida. Ilumina o meu caminho e me dá a Sua direção. Em nome de Jesus, que nos capacita a receber e a refletir a Sua luz. Amém!”.

“Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor”.6


Nenhum comentário: