“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 9 de julho de 2012

O que fazer com o que restou?


Mais uma meditação do meu livro: "Aprendendo com os Bichos: Vivendo e Convivendo"

Foto tirada por Deborah - Missão evangélica em Barreiros (Pe), após uma enchente.


O que fazer com o que restou?
Aprendendo com as lagartixas (Hemidactylus mabouia).
Texto Bíblico: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”

Quem nunca se encantou com um bichinho branquelo, gelado, de aparência frágil, quase transparente, conhecido por lagartixa? De olhos estatelados, assustados, fascinam pela rapidez e por andarem de cabeça para baixo. Para isso possuem pêlos microscópicos nos dedos, em forma de ganchos que se prendem a qualquer saliência.2,3
Muitas crianças as chamam de fantasminhas e tentam capturá-las. Alguns as consideram repulsivas. Outros as protegem e as valorizam por consumirem insetos. Ariscas, ficam imóveis nas proximidades de lâmpadas acesas, preparadas para atacarem insetos distraídos.
Partes do corpo desses pequenos répteis podem se regenerar. Trata-se de uma estratégia. Pequenos impulsos fraturam sua cauda, distraindo os predadores, enquanto a lagartixa foge. O órgão mutilado reconstitui-se totalmente.4
O homem, apesar de ser mais complexo fisicamente, não possui a habilidade de reconstituir membros perdidos. Entretanto, Deus nos concedeu capacidade de reagir diante de perdas, traumas, com elegância e dignidade.
Muitos que perderam o cônjuge, o emprego, a visão, os movimentos; conseguiram reagir. No início fraquejam, mas com o tempo, reconstroem sua vida, adaptando-se a uma nova situação, sem perder a compostura.
Há quem ainda se torne mais produtivo, benevolente. Joni Eareckson Tada5,6 era uma adolescente ativa. Ficou tetraplégica num mergulho no mar. Revoltada com Deus, sentia-se traída, roubada de funções mais simples, como escovar os dentes. Foi um longo período de tristeza até que admitiu suas limitações e conseguiu superar a dor. Ao invés de exigir uma explicação de Deus passou a depender totalmente d’Ele. Hoje, desenha com os pincéis presos entre os dentes e tornou-se uma palestrante famosa, Fala do amor de Deus, da reconstrução de sua vida com os olhos brilhando. Seu testemunho transmite fé e esperança.
Pessoas que lembram árvores podadas. Nas adversidades tornam-se mais vigorosas, frutificam com mais vigor. Muitos que passaram pelas cavernas da agonia, deixaram poemas, testemunhos; revelando uma sensibilidade aflorada de modo emocionante e fulgente.
Entretanto, alguns se recusam a reagir. Anulam-se, fogem da sociedade, amargam-se na solidão. Estagnados, passam a vida resmungando, afundados na dor.
Joni confessa que o seu ânimo provém do Senhor. Decidiu olhar pra frente, sem lastimar as perdas e fazer do que restou, novidade de vida. Sua decisão renovou suas perspectivas. Enfrentar desafios com novas estratégias traz realização, reconhecimento que a restauração vem de Deus, e faz de nós pessoas melhores, mesmo nas aflições.

Para Refletir: Há algum aspecto da sua vida que lhe incomoda? O que você pode fazer para mudar? Se não há o que fazer, busque forças em Deus para aceitar a realidade, as perdas, as carências. Com o auxílio de Deus, faça com o que restou algo especial, deixando um legado inesquecível.

Oração: “Deus, trata com meu interior. Mostra-me o que deve ser mudado e me dê coragem, sabedoria para mudar e fazer diferença. Que o meu coração arda de desejo de conhecê-Lo melhor e de cumprir o Seu projeto, mesmo nas provações. Em nome de Jesus, meu referencial. Amém!”

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Regina!
Mais um texto edificante, mais um aprendizado. Às vezes as nossas lamurias nos distanciam de Deus e nos cegam diante das bênçãos doadas pelo Pai dia após dia. Amanheceu, está vivo, glorifique a Deus.
“Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma.” (Salmos 143:8)
Deus lhe abençoe.
Abraços. Andréia Santarosa