“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 13 de abril de 2012

'Aprendendo a orar: ORAÇÃO DO PAI NOSSO!'

O que diferencia um homem comum de um homem de Deus?
O tempo que ele passa junto a Deus em oração!
     
Orar é extraordinário: É se relacionar com Deus, por meio de Jesus Cristo! É um encontro! É se envolver com Deus! É mudança, é cura, é transformação do nosso interior, da nossa história de vida!
Este encontro diário com Deus mudará sua história e 
a história de sua família.
Pratique e descobrirá um mundo novo, segredos vindos diretos da parte do Pai:  
"Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes" (Jeremias 33.3).

Elias, um homem comum, semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, enxergou o sobrenatural de Deus porque era um homem que orava (Tg 15-18).

Larry Lea conta que queria muito ficar em oração por um longo tempo, porém não conseguia. Até que começou a desenvolver a Oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus. Segue este esboço adaptado:

ESBOÇO DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO (Mateus 6:9-13)
(Adaptado do livro: NEM UMA HORA? Larry Lea)
Objetivo: Orar todos os dias a oração do Pai Nosso usando cada frase como um roteiro, ensinado por Jesus.
Tenha um caderno de oração. Anote seus pedidos e regozije-se com as respostas.
Deus tem o melhor: creia nisto mesmo quando as portas que você anseia tanto, se fechem. Deus abrirá outras portas (até onde só existem muralhas), com caminhos ainda melhores: 
"Bem sei que tudo podes e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado" (Jó 42.2). ALELUIA!

PROCURE ESTAR ATENTO AO ESPIRITO SANTO PARA ORAR COMO CONVÉM. QUE O ESPIRITO SANTO INTERCEDA POR NÓS E ORIENTE NOSSAS PETIÇÕES E ENTREGAS.

     “PAI NOSSO, QUE ESTÁS NOS CÉUS”:
      Pense em Jesus, no seu sangue derramado na cruz por você. Agradeça por poder, em Cristo Jesus, chamar a Deus de Pai e ter acesso a Ele!
"Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Tm 2.5)

“Senhor, em nome de Jesus, eu peço perdão pelos meus pecados. Reconheço que tenho entristecido Seu Espírito em pensamentos, sentimentos, palavras e atos.
Peço que o sangue de Jesus me limpe e me purifique de todo pecado e me faça nova criatura, disposta a fazer a Sua vontade, em todo o tempo. 
Peço que me liberte das amarras, das alianças erradas que fiz no passado.  
Purifica-me, salva-me pela Sua misericórida e grandioso amor. Efetue em mim o Seu querer, a Sua vontade, em todas as áreas de minha vida.
Eu tenho sede da Sua Presença. Quero conhecê-lo mais e melhor.
Senhor, com o Seu poder, trata comigo, cura minhas feridas. 
Quero ser uma filha agradável, que O faça sorrir.
Em Jesus Cristo, cujo nome, doce e precioso nome, eu entro em Sua Presença, amém!”.
Creia na promessa. Confesse seus pecados (especifique). Diga a Ele o quanto precisa de Jesus ressurreto para que seus pecados sejam purificados e, assim, possa participar da Presença de Deus Pai: 
“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Rm 10.9).
Agradeça, louve a Deus pelo Seu amor e misericórdia, pelo sacrifício de Jesus Cristo, porque Ele não desiste de nós.

·        “SANTIFICADO SEJA O TEU NOME”:
Cante, ouça cânticos de louvor: adore a Deus pelo que Ele é: Santo, justo, verdadeiro.
Kuriu – É meu Senhor, meu Dono.
Jeová-m’kadesh – O Senhor que me santifica.                           
Jeová-tsidkenu – O Senhor é minha Justiça                       
Jeová-shalom – O Senhor é a minha paz.                           
Jeová-shamah – Deus Presente em minha vida.               
Jeová el Shadai – Deus Todo poderoso.
Jeová-rafá – O Senhor que me sara.                       
Jeová-jiré – O Senhor que provê todos as minhas necessidades.               
Jeová-tsabaot – Deus dos Exércitos, que luta minhas lutas.    
Jeová-roi – O Senhor é o meu pastor.

·        “VENHA O TEU REINO; FAÇA-SE A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU”
Interceda!
1.    Pela sua vida: 'Que Deus se assente no trono de minha vida e governe todos os aspectos dela'.
Desabafe, coloque as suas lutas, dúvidas, decisões, profissão. 
Seja sincero com Deus. 
Peça a Sua orientação nos seus projetos, pensamentos, sentimentos. Peça capacitação, sabedoria nos seus relacionamentos. 
Considere cada situação, sentimento que tem atrapalhado sua plena comunhão com Deus. Peça perdão e livramento.
'Que o Espírito Santo me ensine o que devo priorizar e como colocar em prática'

2. Pela vida de sua família: Cônjuge, filhos, familiares – Enumere e fale sobre cada pessoa. Faça orações específicas (prova, namoro, projetos, emprego, relacionamentos, etc e tal).
3. Pela vida dos amigos: Relacione os nomes e as necessidades.
4. Pela igreja: pastor, líderes, evangelização, missões, igrejas perseguidas, trabalhos específicos. Relacione nomes.
5. Pela pátria: cidade, estado, pais. Relacione nomes de prefeitos, vereadores, líderes. 

·        O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE”:
Agradeça a Deus por tudo (especifique) que Ele tem dado a você e a seus familiares.

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus 
em Cristo Jesus para convosco" (1 Ts 5.18).
‘Se Deus é soberano, devo aceitar tudo que me acontece (SEM MURMURAR) porque TUDO é a vontade do Pai’.

Apresente suas necessidades específicas e substitua preocupação por oração. Peça a Deus:
o       Unção: A plenitude do Espírito Santo.
o       Sustento espiritual, físico e emocional.
§        Alimento espiritual.
§        Saúde.
§        Relacionamentos saudáveis.
§        Provisão material: capacidade, saúde, oportunidades para trabalhar, orientação para ser um bom mordomo dos recursos que vierem à sua mão.
“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de nossas necessidades” (Fp 4.19).

·        “E PERDOA-NOS AS NOSSAS DIVIDAS, ASSIM COMO NÓS TEMOS PERDOADO AOS NOSSOS DEVEDORES”
O que tenho feito que tem me afastado de Deus? Oh, Senhor, peço perdão por cada pecado (especifique).
“Ajuda-me Senhor a amar os meus inimigos, a perdoar, a abençoar os que me amaldiçoarem, e fazer o bem e orar mesmo pelos que me maltratarem, me perseguirem ou tirarem proveito de mim. Traz perdão no coração das pessoas que, ao longo da minha caminhada, de alguma forma eu ofendi e não lhe imputes este pecado”. 
·   Tem alguém que preciso perdoar?
        Decida perdoar agora!
·   Tem alguém que preciso pedir perdão?
       Decida fazê-lo agora! Terminando a oração, programe um encontro, faça um telefonema e peça perdão.

·        “E NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO
"Senhor, meu Deus, ajuda-me a não cultivar pensamentos condenáveis e que o Espírito Santo me conceda o Seu fruto que é amor, alegria, paz, paciência, benignidade (bons pensamentos), bondade (boas atitudes), fidelidade, mansidão, domínio próprio para que eu não peque contra o Senhor (Gl 5.22-23).

"... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Fp 4.8)

MAS LIVRA-NOS DO MAL
“O Senhor é o meu refúgio e meu baluarte: 
Deus meu em quem confio”
“Senhor, proteja a mim e a minha família de toda obra maligna e me leve a salvo para o seu Reino Celestial. Creio, pelo poder do Senhor na nossa vida, que nada (nenhuma arma ou palavra), de maneira nenhuma, causará dano a mim e a minha família (Is 54.17). Peço ainda que me livre do mal interior, de maus pensamentos que me levem a más atitudes que prejudicarão o meu caráter e a minha vida. Em nome de Jesus, amém'.

Senhor, concede-me a Sua paz que provém da certeza de que todas as minhas obras Tu a fazes por mim (Is 26.12)

·        “POIS TEU É O REINO, O PODER E A GLORIA PARA SEMPRE, AMÉM"!
“Sou fortalecido no Senhor e na força do seu poder. Maior é o que está em mim do que o que está no mundo. Meu Pai Celestial me dá forças e poder. Ele faz forte ao cansado. Ele me guarda pelo seu poder. Louvado seja o Seu Santo nome”.
Ensina-me Senhor a ter uma vida segundo a Sua vontade!

Sugestões:
    Estabeleça um local, horário e um tempo mínimo. 
Evite Interrupções: Escolha uma hora e um local que não seja interrompido por telefone e campainha.
     Tenha um caderno/bloco em mãos pra anotar datas, pedidos e respostas de Deus para sua vida. 
Persista na sua vida de oração.
· Evite a sonolência: Ore de pé, de joelhos, assentado, caminhando.
·  Evite os devaneios: Ore em voz alta. Cante louvores. Ouça cânticos e mensagens bíblicas.
Que Deus abençoe sua vida, hoje e sempre!

Nenhum comentário: