“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quinta-feira, 2 de junho de 2016

'Insight'

Meu filho, Leandro, está escrevendo o seu doutorado e considerou muito interessante esta figura, pelo momento em que vive.
David Somerville, baseado em considerações de Hugh McLeod
        Refletindo nela, considerei que, em muitos aspectos, não só na ciência como em nossa vida pessoal, esta figura representa a importância de almejarmos e buscarmos relações realmente significativas e frutíferas.
        Muitas vezes nos debatemos porque construimos elos, alianças erradas seja em relacionamentos pessoais, princípios ou mesmo valores. 
        É verdade que, na época em que vivemos, repleto de ofertas falsas e fúteis, fica difícil discernir o que realmente é verdadeiro, exato. Isto se deve pelo acúmulo de informações disponíveis e também porque, muitas delas, se apresentam com aparência maquiada, mascarada e totalmente inconsistente com a realidade. Isto tem poluído e interferido no nosso raciocínio e atrapalhado muito as nossas decisões.
        
        Assim, considero o insight algo extraordinário. 
        Insight é mais do que conhecimento. Insight é um estalo que mostra as comparações e as relações corretas. 
        Insight é sabedoria, a enzima que clareia nossa visão e revela o escondido. O que devemos realmente ligar, valorizar e buscar. 
        Insight ensina-nos a estabelecer regras, princípios, elos incontestáveis. Leva-nos aos absolutos, aos incondicionais, que podem direcionar uma pesquisa, um relacionamento, uma vida.
       Lembrei-me do texto que diz que Deus pode nos levar a 'insights' seguros. Ele concede a verdadeira sabedoria aos que realmente querem discernir e conhecer (Dn 2.21), a todo aquele que pede com fé (Tg 1.5).
       Deus pode endireitar nossas veredas (Pv 3.6) e nos encaminhar para os lugares certos. Pode nos indicar as relações e os absolutos apropriados. 
"Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele" (Is 30.21).

        Quando O buscamos, Ele nos revela caminhos encobertos, segredos jamais revelados:
"Invoca-me, e te responderei, anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes" (Jr 33.3)

        O resultado? Uma vida significativa, sem alianças e proposições erradas. Uma vida frutífera, com frutos bons, imparciais e sem hipocrisia (Tg 3.17).
"e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e 
de conhecimento, em todo artifício..." (Ex 31.3).

     Busquemos o Senhor, em todo tempo, porque somente Ele pode direcionar nossa vida e nos levar por caminhos seguros e extraordinários:
"Desvia os meus olhos das coisas inúteis e 
faça-me viver nos caminhos que traçaste" (Sl 119.37).

'Encha-nos, Senhor, com o Seu Espírito, para que tenhamos compreensão das associações que devemos fazer, dos parâmetros, virtudes e valores que devemos praticar e que possam nos trazer frutos verdadeiros, fidedignos e honrados, em todos os âmbitos de nossa vida'

Nenhum comentário: