“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


domingo, 27 de dezembro de 2015

2016: 'Alargue o espaço de sua tenda'

"Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o 
toldo da tua habitação, e não o impeças; 
alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas" (Isaías 54.2)
     
     Que texto precioso! Orientação a nós, filhos de Deus em Cristo Jesus. Habitadores de tendas como peregrinos que somos, porém, com a responsabilidade e o privilégio de administrarmos os recursos disponíveis.
     
     O que eu aprendo com este texto e quero muito aplicar em minha vida em 2016?

1. 'Alarga o espaço da tua tenda'
     Aprendo que 'alargar o espaço da minha tenda' não significa, necessariamente, reformar, aumentar a área e sim desfrutar de sua inteireza, descartando o que é inútil, prejudicial. 
     Sabe aquelas coisas que guardamos conosco que nos sufocam e apagam o brilho, a alegria do nosso viver? 
     Mágoas, críticas, insatisfação, egoísmo...
     Arrogância, auto-suficiência. Alianças erradas. 
     O mau uso do nosso tempo com atividades nocivas como certas novelas, filmes, livros e sites da internet. 
     Situações que vão envenenando vagarosamente, sugando nossa seiva, nosso vigor. Gerando derrotas, uma vida triste e medíocre.

      Tenda entulhada causa doenças, pressão alta, depressão, gastrite, câncer, insônia, conflitos, dores no corpo e dificulta que cumpramos o inefável projeto que Deus nos oferece (Hb 12.1-2).
     Para recebermos o renovo do Pai precisamos jogar fora o que é inútil, sujo. Coisas velhas que, além de liberar mau cheiro, contaminam e ocupam o espaço das coisas novas. 
"Oh, Senhor, desvia os meus olhos do que é inútil e
faça-me viver nos caminhos que traçaste...
Considero os meus caminhos e
volto os meus passos para os teus testemunhos" (Sl 119.37, 59)

     O que eu preciso voltar atrás? 
O que eu preciso descartar e nunca mais pegar de volta?

     "Santo, santo, santo é o Seu nome! Meu Deus, mostra-me o que preciso descartar e que tem sufocado a minha vida e impedido o desfrute pleno das primícias que tem reservado pra mim. Sonda o meu coração, perdoa os pecados que cometo sem perceber e livra-me daqueles que cometo por vontade própria. Que eles não me dominem (Sl 19.12-13). 
       Peço que a  minha tenda seja totalmente limpa pelo Sangue do Cordeiro e que eu persevere na vigilância para que nada do que deve ser rejeitado seja aceito por mim novamente. 
     Que tudo que estiver e for feito na tenda da minha alma e da minha família em 2016 e até quando o Senhor me conceder vida, alegre o Seu Santo Espírito, que compartilha comigo desta morada. Em nome de Jesus, meu Salvador e Senhor, razão do meu existir, amém". 

2. 'Estenda-se o toldo da tua habitação'
     Toldo é a cobertura, proteção. É a Presença de Deus! 
     Sob suas asas, estamos seguros (Sl 91.2). Aleluia!
"O que habita no esconderijo do Altíssimo e
descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: 
Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio" (Sl 91.1)

     Entendo que estendo o toldo quando oro pela minha vida, pela minha família. 
     Enquanto oro, as portas do templo do meu coração, habitação do Espírito Santo, são abertas ao agir do Deus da razão do meu viver.
     Quando oro e clamo para que o sangue do Cordeiro me purifique de todo o pecado libero espaço para que coisas novas aconteçam. 
     Quando oro, coloco lenha no altar, o incenso é queimado, o aroma suave da adoração sobe até o trono do meu Deus e as lâmpadas do templo são acesas.
     Quando oro, banqueteio com o Pai e a paz e a alegria inundam o meu interior.
    "Senhor, entrego em Suas mãos a minha habitação, minha família, meus dias. Ensina-me a orar sem cessar, a deixar a porta do meu coração aberta à Sua Presença em todo tempo. Ensina-me a depender da Sua orientação em todas as circunstâncias, porque somente Sua Presença me satisfaz, somente ela me traz delícias perpétuas, Palavras de vida eterna, de esperança. No nome precioso e doce de Jesus, amém".

3. 'Não o impeças'
     Sabe quem é a única pessoa capaz de impedir ou dificultar o agir de Deus em nossas vidas? Nós!
     Deus não arromba nossa privacidade. Ele respeita nossas decisões. Jesus Cristo diz:
"Eis que estou à porta e bato;
se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, 
entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo" (Apocalipse 3.20). 

     "Deus de amor e misericórdia. Obrigada por não desistir de mim. Ajuda-me a não atrapalhar o Seu projeto em minha vida. Endireita diante de mim o Seu caminho e desembaraça meus pés para que eu, sem demora, faça o que compete a mim. Que eu jamais atrapalhe o Seu agir em minha vida porque estou convicta que a Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Que a Sua vontade se cumpra em toda a sua inteireza, sempre. Em Jesus, amém". 

4. 'Alonga as tuas cordas'
     Tenho aprendido que o comprimento das cordas, os recursos que disponho são suficientes para o que eu preciso. Seja no que se refere aos dons, talentos, finanças, idéias, capacidade, discernimento. 
     Sendo assim, devo desenrolar e desfrutar, sem preguiça ou desânimo, de todo este potencial que me foi, generosamente, concedido, sem reter, sem reclamar que o outro dispõe de mais facilidades, de cordas mais longas que as minhas. O pouco, nas mãos de Deus, brota, multiplica e transforma-se no extraordinário.
     Vamos esticar nossas cordas. Vamos desvendar todo nosso potencial. Cordas esticadas firmam a tenda, alcançam a água que sacia o sedento, permitem a escalada rumo aos nossos sonhos.
      Não tenho dúvidas de que tudo que recebi, o que Deus me deu é o suficiente, é o bastante, é o que preciso para desfrutar de uma vida extraordinária. Ah, se não fosse o Senhor... 
     Que eu lute sempre pra vencer meus próprios limites e
não pra superar o outro.

     "Senhor de todas as coisas, Deus soberano, muito obrigada pelo que tem disponibilizado em minha vida. Que eu tenha sabedoria pra fazer o melhor uso possível de tantas e infinitas bênçãos e oportunidades. Que eu possa aproveitar o tempo para semear com generosidade e voltar cantando e adorando o Seu nome, com os braços fartos de feixes". 
"... mas os que esperam no Senhor
 renovam as suas forças..." (Is 40.31)

5. 'Firma bem as tuas estacas'
     Tenda firmada na rocha, nos Princípios eternos de Deus: amor, perdão, simplicidade, gratidão, valores e prioridades perenes. 
      Ouvi de um pregador e como é verdade: 'A vida com Deus não é feita de momentos e sim de história, dia após dia, momento após momento...'
      Que 2016 seja um ano de grandes experiências e intimidade com Deus: um amigo com o qual podemos compartilhar nossas lutas, nossos medos, os sonhos mais íntimos do nosso coração. 
       Deus de milagres, do extraordinário. Deus vivo e presente que se relaciona conosco intimamente e pode mudar nossa história. Pode fazer dela algo novo, inusitado, sobrenatural, repleta de grandes realizações.

Refletindo: 
       Que tal iniciarmos um novo ano avaliando sobre o que mais priorizamos e valorizamos em 2015? 
       Como está nossa tenda? Entulhada ou preparada pra receber o renovo do Pai?

        A divisão do calendário em dias, meses, anos é muito interessante porque pode gerar reflexões e sonhos de mudanças. Disposição em melhorar, em ter um novo ano melhor que o anterior.
        Deus nos ensina a alargar nossa tenda, estender o toldo, alongar nossas cordas e firmar bem as estacas e qual é a herança e os direitos de quem assim procede:
"Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; 
a tua posteridade possuirá as nações e
fará que se povoem as cidades assoladas. 
Não temas, porque não serás envergonhada...

Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; 
mas a minha misericórdia não se apartará de ti, 
e a aliança da minha paz não será removida,
diz o Senhor, que se compadece de ti...

quem conspira contra ti cairá diante de ti...
Toda arma forjada contra ti não prosperará; 
toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; 
esta é a herança dos servos do Senhor e o 
seu direito que de mim procede, diz o Senhor". (Isaías 54.3-17)

Exultemos já, pela fé, antevendo a restauração completa, 

um futuro glorioso, apesar da nossa pequenez. Aleluia!
SOLI DEO GLORIA!!!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

'Deus não desiste de você. E você: Por onde anda?'

Primeira pergunta da Bíblia? 
 'Adão, aonde estás?' (Gn 3.9)

         Boa pergunta: 'Por onde eu ando? Aonde estão os meus pensamentos, o meu coração? Como está a minha fé? 

Deus & nós:
1. Deus procura o homem, vai ao seu encontro, em busca de um relacionamento.
         As religiões ensinam métodos, esforços que o homem deve fazer para agradar o seu deus ou aos seus deuses: velas acesas, sacrifícios, rezas, rituais...
         O nosso Deus não é assim, Ele busca o homem. Ele toca e abençoa os que ouvem e atendem o Seu chamado. Ah, louvado seja o Seu nome!
Michelangelo
       Estava agora pouco conversando com uma amiga e ela me deixou comovida ao confessar que gostaria de se encontrar mais comigo, de desenvolver mais a nossa amizade.
       Tenho também buscado, com alegria, a companhia do meu Pai Eterno?

2.Tenho ido ao encontro de Deus ou tenho, como Adão, fugido dele? 
          Como está a minha fé?
          Há muitos métodos que o homem usa pra fugir de Deus. Adão se escondeu entre as árvores do Jardim do Éden. Muitos hoje se refugiam em televisão, livros, atividades, internet...
          Outros buscam Deus com segundas intenções. Para obter lucros, benção. Homens que querem um Deus que os sirvam com milagres, sinais e prodígios, filhos da sanguessuga: DÁ, DÁ (Pv 30.15).
         Quando buscamos a Deus Pai em todo tempo, desenvolvemos a comunhão. O que é meu é d'Ele e o que é d'Ele é meu. Deus recebe meus medos, insegurança, limitações e os transformam em fé, disposição, capacidade.
          Tenho buscado a Palavra de Deus com sede? Aprendi que devo buscá-La em profundidade e não em quantidade. Meditar num versículo ou num pequeno texto, refletir o que Deus me ensina através dele.
          Em minha devocional tenho lido um parágrafo da Bíblia e anotado num caderno pelo menos 3 lições que aprendo deste pequeno texto. Tem sido muito enriquecedor. Algumas tenho compartilhado neste blog.
          Certa menina foi pela primeira vez na escola e a mãe perguntou o que ela tinha aprendido. Ela respondeu: 'Não aprendi muito não. Acho que tenho que voltar amanhã, depois e depois'.
          Assim é com a Palavra de Deus... há tanto pra aprender!!!

3. Quero ter uma fé que se agarra a Deus em tempos favoráveis e quando os ventos são contrários.
         Dizem que existem 2 tipos de fé: Se acontecer, então o Senhor será o meu Deus e vou obedecê-Lo (Gn 28.20-21). Aconteceu com Jacó e, infelizmente, é a mais frequente. 
         O segundo tipo diz: Apesar de não estar vendo as respostas, ainda que (Habacuque 3.17-19) o que eu tanto esperava não aconteceu, eu sei em quem eu tenho crido e sei que é um Deus de propósitos e Sua vontade prevalecerá, no devido tempo. É confiar e esperar pelo agir do Senhor mesmo diante de esperanças frustradas ou quando o Senhor se mantém em silêncio diante do meu clamor.
          Abraão esperou 25 anos pela promessa de Deus concretizada em Isaque. José esperou mais de 17 anos em situação de escravidão e prisão, para que a promessa de Deus se cumprisse. Davi esperou mais de 14 anos desde que foi ungido por Samuel até assumir o trono de Israel. Neste período foi tenazmente perseguido pelo Rei Saul tornando-se um fugitivo errante, mendigo do deserto.

          O tempo, as condições da nossa espera podem ser muito sofridas e nem sempre a resposta vem como ansiamos. O que traz refrigério a nossa alma é a Presença de Deus. É termos consciência de que sem Ele nada somos porque Ele é o significado do nosso existir. Buscá-Lo não pelos Seus milagres, mas pela Sua Presença.
          Ah, quero olhar somente pra quem acalma a tempestade e não ficar paralisado pelos trovões da vida. 
          Como ter certeza de Sua Presença? Um pescador disse, certo dia: 'Quando pesco um peixe, não o vejo, mas percebo a Sua força, sinto-o totalmente agarrado a mim do outro lado da linha. Deus está assim, agarrado ao meu coração, mesmo que eu não o veja'. 
http://ratinhopescaesportiva.blogspot.com.br/2012_10_01_archive.html
"Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco..." (Hb 6.19).

4. Quero enxergar e desfrutar de Sua Presença, do Seu perdão em todo tempo 
 Pedro estava arrasado, tinha negado a Jesus 3 vezes. O anjo de Deus fala para as mulheres, no túmulo vazio: 'Mas ide, dizei (sobre a ressurreição) aos seus discípulos e a Pedro' (Mc 16.7 - parêntesis acrescentado). Recado de Jesus a Pedro: 'Eu não desisti de você, apesar de tudo'. Deus (catedrático na matéria do perdão) que não aponta o dedo acusador em nossa direção. 
Como buscou Adão, buscou a Pedro e busca a mim e a você, apesar do nosso pecado, da mediocridade do nosso caráter.  Deus que nos busca para uma terapia de amor, de perdão, de renovo. 
        Ah, quero estar sempre pertinho deste Deus tremendo. Quero ser acolhido em Seus braços, clamar pelo Seu perdão, pra que minha vida seja como Ele quer e não como eu quero. Anseio por cumprir a vontade dEle no meu dia a dia, por desfrutar da Sua intimidade.
"A intimidade do Senhor é para os que O temem, 
aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança" (Sl 25.14) 
        'Ensina-me, Senhor, a honrar o Seu nome, a temê-Lo, a reverenciá-Lo com todo o meu viver. Quero conhecer e desfrutar da Sua aliança, quero me comprometer com o Senhor até à medula do meu viver'.

5. Por onde anda meu coração? Qual é a minha essência?
         As causas que defendo me identificam com Deus e os Seus princípios? Meus propósitos estão em sintonia com os de Deus? 
          A falta de princípios eternos torna o homem covarde, medíocre, indiferente, indigno, instável. Alguém que, como Esaú, vende sua herança por um prato de comida, pessoas que buscam os benefícios sem ter direito a eles, buscam, a qualquer custo, aplausos deste mundo.
          Cristianismo é transtornar o mundo, é se molhar, é suar a camisa, é enfrentar tempestade em busca de ideais honrados. 

Deus pergunta a Caim:  'Onde está Abel, o seu irmão? (Gn 4.9)
          Deus deseja um relacionamento com o homem (comunhão vertical) e que o homem se relacione também com o seu próximo (comunhão horizontal). É amar mesmo as pessoas não amáveis, as que nos ferem com palavras duras e amargas. A comunhão agrada a Deus e onde ela existe, Ele ordena a Sua benção e vida longa (Sl 133).

          Conta-se que numa batida de carros, um dos motorista sai lamentando com o outro (todo ensanguentado): 'Olha cara o que você fez comigo...'. O carro e ele eram um só! O carro era mais importante do que a saúde do outro.
          São valores rasos, frequentes em nossa geração. Que tenhamos a ousadia de buscar agradar a Deus e honrar os Seus princípios para que experimentemos uma vida extraordinária.

Para Refletir: Tenho buscado a Deus, dia após dia? Qual tem sido minha essência? O meu propósito? Tenho buscado amar as pessoas, mesmo as que entulham os meus poços? 

Oração: 'Deus, quero sentir Sua Presença, Seu perdão, Sua força, Sua proteção em meu ser como uma âncora segura o barco. Meu Deus, que nada e nem ninguém me afaste dos Seus propósitos. Dê-me uma fé inabalável. Livra-me de uma fé vacilante, dependente de ventos favoráveis. Não quero uma fé com muletas. Aumenta minha fé! Ajuda-me a me relacionar com o meu irmão e a fazer diferença neste mundo. Em Cristo Jesus, amém!'

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

'Deborah - O Leão da Montanha'




'Pra você que, vez por outra, acorda parecendo o Leão da Montanha 😅 

Ah, confessa! Td mundo tem disso! rs. Mas Td bem... 

Gratidão por ter cabelo, ou mesmo por não ter cabelo, se for esse o caso... É sempre bom lembrarmos q o essencial mesmo não é a embalagem. 

O top dessa vida é o q se sente, é poder enxergar o céu azul, poder sentir o quentinho do sol, o cheiro de banho recém tomado, poder tocar em quem se ama, abraçar, ouvir o barulhinho da chuva ou aquela música favorita, poder fazer uma oração sem precisar pegar fila, propagar o amor... 

De tudo q existe, o q há de mais lindo, dinheiro nenhum pode comprar... E é isso q faz da vida um mistério, q nos leva a pensar q não estamos aqui por acaso, q a aparência tem quase o mesmo valor de uma embalagem e q o q importa é o conteúdo e o q fazemos com aquilo q não poderemos levar daqui' ❤️#ObrigadaDeus


* Siga os desenhos e divagações da minha filha Deborah:  https://www.instagram.com/rabiscos_deh/

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

'Deborah e um taxista...'

* Experiência de minha filha Deborah (08/12/15) num taxi, indo prestar exame de Residência (R3 - Cancerologia Clínica) e publicado em seu facebook (09/12/2015)

'E no meio da conversa e do desejar de coisas boas típico dos vôzinhos, o Taxista me aconselha enfaticamente: "ô fia, quando eu falar uma coisa boa pra vc, vc fala "amém" bem alto. Amém é uma palavra muito importante"... Eu concordei. Após alguns instantes ele falou: "Sabe q eu acho q vc vai é passar nessa prova q vc tá indo fazer?"... E eu, aprendiz aplicada q sou, respondi: "Amémmmm!"... Ele então olhou pra mim, com ar de desapontamento e corrigiu: "quando for assim, vc fala: 'se Deus quiser', tá bom, fia?". Tá bom! Amém, se Deus quiser'.

       Que seja como Deus quiser: 'Bem sei que tudo podes, e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado' (Jó 42.2)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Deborah é extraordinária na forma de enxergar e descrever as coisas que lhe acontecem... Com sua permissão, copio aqui dois desenhos do seu instagram: @rabiscos_deh - visite - é fascinante:

Ah, vou conhecer um dragão rsrs

Sono de uma médica...

É verdade: O simples é bom'

'Uma Diva'


segunda-feira, 30 de novembro de 2015

'Navegar é preciso, viver não é preciso'

        'Navegar é preciso, viver não é preciso'. 
        O trocadilho refere-se ao verbo precisar não no sentido de necessidade e sim de exatidão.         
         Muitos atribuem, erradamente, esta frase a Fernando Pessoa. Na realidade, segundo os estudiosos, é de autoria do general romano Pompeu (70 a.C). Conta-se que este general, ao receber a incumbência de trazer trigo de locais distantes para Roma, mesmo reconhecendo os perigos da navegação, Pompeu animou seus auxiliares com esta palavra.
         
         Navegar, especialmente nos tempos atuais, com tecnologia náutica avançada pode até ser (em tese, pelo menos) preciso, exato. 
         Entretanto, quando pensamos na vida nos deparamos com muitas incertezas. Não sabemos quando e como findará e o que encontraremos pelo caminho já que a vida é uma caixinha de surpresas que não segue um padrão previsível.

         É verdade, 'viver não é preciso'. São tantas oscilações, num mundo de transformações, mudanças de valores, de tempestades inesperadas, convivendo com pessoas imprevisíveis e com pensamentos difíceis de decifrar.
         Para quem gosta de organização, tudo formatado, agendado é extremamente complicado. Muitos entram em surto. Desiludidos, após muitos conflitos e traições, se isolam em suas casas, mantendo-se ligado ao mundo exterior somente por meio de computadores e amigos virtuais.

      Entretanto, usando a navegação como referencial, podemos pensar que nossa vida não é um barco pra ficar ancorado nos portos. Para desfrutarmos de uma vida plena devemos enfrentar os mares da vida, com objetivos e estratégias racionais, na dependência de Deus.
       Com a certeza de que tudo (mesmo os maiores imprevistos) cooperará para o nosso bem se seguirmos a vontade de Deus.

         Conta-se que certo capitão precisava, em sua rota habitual, entrar com seu navio num braço muito estreito do mar, ladeado por rochas. Num momento específico precisava manobrar com precisão para, com segurança, alcançar o porto. Perguntaram-lhe como conseguia fazer isto à noite, sem errar e ele respondeu: - 'Sou guiado por luzes. Está vendo ao longe 3 luzinhas? Quando elas estão alinhadas, sei que é hora de mudar o rumo'.
     Leomam meditou certo dia sobre esta ilustração considerando o alinhamento de 3 luzes para sabermos a vontade do Pai:
1. Sonhos de mudanças. 
2. Mudanças que não contrariam a Palavra soberana de Deus e que, portanto, não prejudicam ninguém.
3. As circunstâncias e oportunidades propícias. Portas que se abrem enquanto outras, tão familiares, se fecham. 

         Ah, como precisamos ficar atentos ao alinhamento das luzes que Deus coloca no nosso caminho para, no tempo certo, dar uma quinada em alguma área da nossa vida. 
         
         É interessante como a vontade de Deus é um círculo. Se buscamos a Deus, com submissão e disposição em fazer a Sua vontade, Ele coloca sonhos, desejos em nosso coração que faz parte do projeto d'Ele pra nossa vida:
"A intimidade do Senhor é para os que O temem, 
aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança" (Sl 25.14)

         Os sonhos do Senhor não são medíocres. Pelo contrário, são extraordinários! O projeto de Deus para nós é muito maior do que ousaríamos sonhar:
“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram,
nem jamais penetrou em coração humano o que
Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Co 2:9).

         Juntamente com o sonho, Ele vai nos preparando. Muitas vezes usando o sofrimento, as perdas, as frustrações, portas tão familiares fechadas. Da mesma forma que o lapidador vai lapidando e polindo o diamante bruto, reduzindo as rugosidades, expondo o seu brilho. 
        O que precisamos é ter paciência e perseverar, guardando a fé, a esperança, a paz de que nossa vida está nas mãos de um Deus de poder e graça e que, no devido tempo, nos dará visão pra enxergarmos as estradas que Ele estava preparando, mesmo no silêncio, para nós.
         É fascinante! É extraordinário! É real! 
         Enquanto escrevo, diversas situações pelas quais passei vão desfilando em minha memória. 


         Aos 14 anos de idade comecei a trabalhar como secretária na Cruzada Mundial Evangélica e, aos 16 anos, no Banco Mercantil de São Paulo (em Ribeirão Preto), onde atendia o balcão preenchendo os depósitos, conferindo os saldos dos clientes já que não havia computadores na época (tempos difíceis, mas desafiantes rsrs). 
         Às 18 horas voltava pra casa rapidinho pra tomar banho e comer alguma coisa antes de ir pra escola. Fiz a Escola Normal - Magistério infantil. Depois da aula mergulhava num 'mexidão' feito com a comida que tinha sobrado e, por cima, a grande estrela do meu prato - um ovo estrelado (até hoje amo demais). 

         Deus colocou um sonho no meu coração. Entrar na USP de Ribeirão Preto. Ouvi algumas pessoas dizendo: 'Você vai prestar USP? Tá com coragem, hein?' É verdade! Eu nunca tinha estudado Física e Química na minha vida. Prestei. As provas eram pela manhã. Lembro que eu fazia tudo rapidinho e descia correndo (literalmente correndo) porque precisava estar no banco pra trabalhar ao meio dia. Pela misericórdia e projeto de Deus, entrei! Assim como, logo após a formatura, entrei no Mestrado e, depois, no Doutorado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, tendo finalizado ambos com nota 10, distinção e louvor.
         Louvado seja Deus porque muda a nossa sorte!** 

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 
Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 
Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte..." (Jr 29.11-14).

         Este é o nosso Deus, que vem ao nosso encontro e muda a nossa sorte! Depositemos o nosso futuro em Suas mãos e Ele nos ensinará a alinhar as luzes para que algo excepcional aconteça. 
"Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração" (Sl 37.4). 

         Viver não é 'preciso', não é uma ciência exata, mas é uma experiência fantástica, inusitada se for dirigida por um Deus que é Pai e se alegra em surpreender Seus filhos com presentes extravagantes!
        Deus que dirige nossa história, nos protege, nos presenteia com curas, com tamanho amor que torna o viver inesperado, mas pleno em beleza e realizações.
         Sim, navegar é preciso, viver também é preciso (exato), pela ótica da eternidade, quando o fazemos sob a direção de Deus! Inesperado e imprevisível para nossa compreensão limitada mas, exatamente o que precisamos para nosso aperfeiçoamento rumo a estatura da plenitude de Cristo (Ef 4.11-14).

*http://www.defesaaereanaval.com.br/tag/navio-veleiro-cisne-branco-u-20/
** Leia sobre nossa mudança pra Uberlândia em 'Por que Uberlândia?': http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2013/06/alinhando-para-um-novo-rumo-por-que.html

domingo, 29 de novembro de 2015

'Brasil, Mariana (MG), nós... Mar de Lama?'

Pausa para Reflexão:


           'Sim, existe um grande responsável e providências devem ser tomadas! 
           Dói o coração só de pensar em quantas "rosas" foram destruídas, quantos "príncipes e princesas" desse Brasil perderam tudo que lhes era importante... 
          MAS será que nós também não derramamos um pouco de lama todos os dias!?... Quando esquecemos de Mariana/MG por causa de uma Black Friday (de mentira) e nos afogamos no consumismo, quando não conseguimos enxergar uma pessoa com fome ou com necessidades básicas bem ao nosso lado, quando não estendemos a mão pra ajudar, quando esquecemos de Deus e de propagar coisas boas no nosso dia a dia...'

"Tu te tornas eternamente responsável"... 

E é mto mais q um mar de lama ;/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

        Acabamos de chegar da EBD quando me deparei (no facebook) com esta reflexão e desenho feitos pela minha filha Deborah.
        Na EBD, estudando sobre Mateus 19.16-22, o pastor Saulo refletiu sobre a pergunta do jovem rico a Jesus, querendo alcançar a maturidade: 'O que mais devo fazer, Jesus?'.. O QUE MAIS?
        A pergunta feita há mais de 2.000 anos atrás retorna para nós, hoje: 
'O que mais?' O que está me faltando? 
        E Jesus responde: RENÚNCIA!
        Sim, renúncia de querer controlar tudo, do orgulho, do dedo em riste para o irmão, da pindaíba do nosso coração. Renúncia do comodismo, da independência, da indiferença com a dor do nosso próximo. 
         
         Aconteceu em Mariana (MG), mesmo estado em que habito, mas é tão distante... E, vamos vivendo nossa vidinha, na indiferença... 
         O que está faltando? Sim, está faltando renúncia em prol do outro: cristianismo, relacionamento digno...
         Que Deus nos ensine a amar (de fato e de verdade), a estar disponível, a ter empatia, a compadecer do outro ao ponto de compartilhar do seu sofrimento; a ter misericórdia (a colocar nosso coração na miséria do nosso próximo) e estar sempre disposto a servir. 
         Quanto mais perto estivermos de Deus, mais sensíveis seremos à dor do nosso irmão: 

"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: 
se tiverdes amor uns aos outros" (João 13.35). 

'Deus, ensina-nos a amar...'


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

'Umbigo do mundo'

        “...não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus”  (Pv 30.8-9)

      Você sabia que a terra tem um umbigo? Sim! 
      Trata-se de um dos buracos mais fundos da terra situado numa pequena cidade chamada Mirny, na Sibéria (Rússia). Uma região fria e distante dos grandes centros. Este buraco não é natural. É resultado de muitas escavações em busca de diamantes. Conta-se que, nos bons tempos, este local chegou a produzir duas toneladas de diamantes por ano.
*
*
         A Mina Mir é hoje uma cratera imensa (525 metros de profundidade e 1.200 metros de diâmetro) e, por isso, foi apelidada pelo sugestivo nome de 'Umbigo do Mundo'. Suas atividades se iniciaram em 1957 e foram encerradas em 2001. 
        Uma cicatriz que, ao invés de representar o início de uma nova vida, assinala o sepultamento de muitos sonhos.
        Alí, conta a história, muitos perderam sua vida, especialmente pelo inverno siberiano rigoroso que congelava até as máquinas e o solo dificultando, sobremaneira, a escavação.
         Para cada 100 gramas de diamante era necessário vasculhar 10 toneladas de cascalho. Tudo tem o seu preço e também suas consequências.
          Hoje, devido ao tamanho do buraco em forma de cone e das variações de temperatura, ele funciona como um aspirador gigante que suga e engole aeronaves. Assim, é proibido trafegar por ali.

          Em nossas vidas também há diamantes para serem conquistados. Entretanto, há um preço a pagar e ele pode ser muito alto se não tivermos a orientação de Deus. Um desperdício de esforço, suor, tempo e renúncias. 
         Muitos desistem... Por que? Falta de determinação, de propósitos (Lc 8.13)? Convicções frágeis? Coração volúvel, insensível ou 'duro de roer' (Ef 4.18)?
         Muitos ainda, contaminados por referenciais indignos ou enfastiados pela vaidade da posição social (Ez 14.3), afastam-se dos valores eternos.

        As perdas, os fracassos, as doenças podem ser o 'canto do galo', um alerta para que acordemos da sedução do ativismo,  das vãs filosofias (Cl 2.8), dos ventos de doutrina (Ef 2.14). Os desertos podem nos despertar dos cochilos da 'pança cheia', resultantes de ganhos temporários (Ap 3.17). 
        Vácuos que dividem nossos pensamentos (1 Rs 18.21), sugam nossa energia, nossa seiva e nos afastam do foco, das coisas do Alto (Cl 3.2), do primeiro amor por Jesus (Ap 2.4).  
         Deixamos de vigiar, nos acomodamos e, se não tomarmos uma posição, nossa vida se acabará num sono estéril.

         Na minha infância e juventude, passei por muita carência, lutas e medos. Não me envergonho, passou... não fiquei lá, não me enredei pela falta de recursos, por coveiros de sonhos. Apesar da total falta de recursos, acreditei em Deus e ousei sonhar!
         Alguém me disse: 'Você acha que tem chance de passar no vestibular da USP? Você fez um ginásio e escola normal (magistério), à noite. Nunca estudou química e física em sua vida!' 
          No final do terceiro ano do magistério Normal (tinha 17 anos), estudei 2 meses num cursinho intensivo noturno, enquanto trabalhava num banco, durante o dia. Nas aulas de reforço, aos sábados à tarde, saia mais cedo para ensaiar as crianças da igreja, para a festa de Natal!
         Não conhecia sequer regras simples da matemática, mas Deus colocou, num intervalo de uma aula, uma moça (desconhecida) pra me ensinar. Anotei o que ela me ensinou e pratiquei fazendo alguns exercícios.
          Prestei e passei na USP de Ribeirão Preto.

          Tive derrotas? Sim! Muitas! Mas não desisti. As limitações continuaram a me perseguir, mas eu não estava sozinha. Em toda minha caminhada, não tenho uma mínima dúvida que a mão de Deus me impulsionava, me dirigia, me ajudava a superar os muitos obstáculos.
          Primeira prova de química - teste: respostas erradas anulavam respostas certas. Consegui tirar 0,25 (valendo 10). Esta nota foi o cantar do galo para me alertar sobre o atalho enganoso que tinha tomado, achando no meu coração que tinha entrado na USP por mérito próprio. 
          Naquela noite chorei muito. Sempre tirava notas boas, sem estudar. A opção era voltar a trabalhar no banco (o gerente tinha deixado claro que se eu quisesse, poderia voltar) e fazer uma faculdade noturna ou reagir.
         Decidi reagir, aprender química. Derrotado é quem desiste, quem fica na beira do caminho ou aquele que é sugado pelas zonas de perigo. 

        Precisamos estar atentos se nossas amizades ou os benefícios que Deus tem nos dado tem deslumbrado o nosso coração e nos afastado d'Ele, da verdadeira riqueza deste mundo, do manancial de águas vivas:
"Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, 
cisternas rotas, que não retém as águas" (Jr 2.13).

          Mas, louvado seja Deus, pela Sua misericórdia para os que O buscam com confissão e disposição de deixar todo o embaraço (Hb 12.1). Ele não desviará o Seu rosto de nós (2 Cr 30.9). 
           Pela graça de Deus, durante toda a faculdade não peguei nenhuma segunda época, nem mesmo de química. Entretanto, reconheço que mesmo estudando muito não conseguiria fazer isto sozinha. Hoje tenho consciência das minhas limitações. Percebo com nitidez a segurança que encontrei nos braços de Deus. Se não fosse Ele não teria finalizado minha graduação, não teria entrado em seguida no Mestrado e depois no Doutorado da Faculdade de Medicina da USP-RP e não estaria onde estou hoje.
          Ele nos tira da cova perigosa, do poço de lama e nos ensina a cantar uma nova canção (Sl 40.2-3). Deus nos cura (Os 14.4), apruma nossa vida, nos ensina valores e, no devido tempo, nos proporciona o fruto do nosso trabalho.
         
"Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos... Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo" (Pv 4.23-27)

* http://www.megacurioso.com.br/geologia/71444-a-terra-tem-um-umbigo-mina-mir-a-sugadora-de-helicopteros.htm