“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

'Deus não desiste de você. E você: Por onde anda?'

Primeira pergunta da Bíblia? 
 'Adão, aonde estás?' (Gn 3.9)

         Boa pergunta: 'Por onde eu ando? Aonde estão os meus pensamentos, o meu coração? Como está a minha fé? 

Deus & nós:
1. Deus procura o homem, vai ao seu encontro, em busca de um relacionamento.
         As religiões ensinam métodos, esforços que o homem deve fazer para agradar o seu deus ou aos seus deuses: velas acesas, sacrifícios, rezas, rituais...
         O nosso Deus não é assim, Ele busca o homem. Ele toca e abençoa os que ouvem e atendem o Seu chamado. Ah, louvado seja o Seu nome!
Michelangelo
       Estava agora pouco conversando com uma amiga e ela me deixou comovida ao confessar que gostaria de se encontrar mais comigo, de desenvolver mais a nossa amizade.
       Tenho também buscado, com alegria, a companhia do meu Pai Eterno?

2.Tenho ido ao encontro de Deus ou tenho, como Adão, fugido dele? 
          Como está a minha fé?
          Há muitos métodos que o homem usa pra fugir de Deus. Adão se escondeu entre as árvores do Jardim do Éden. Muitos hoje se refugiam em televisão, livros, atividades, internet...
          Outros buscam Deus com segundas intenções. Para obter lucros, benção. Homens que querem um Deus que os sirvam com milagres, sinais e prodígios, filhos da sanguessuga: DÁ, DÁ (Pv 30.15).
         Quando buscamos a Deus Pai em todo tempo, desenvolvemos a comunhão. O que é meu é d'Ele e o que é d'Ele é meu. Deus recebe meus medos, insegurança, limitações e os transformam em fé, disposição, capacidade.
          Tenho buscado a Palavra de Deus com sede? Aprendi que devo buscá-La em profundidade e não em quantidade. Meditar num versículo ou num pequeno texto, refletir o que Deus me ensina através dele.
          Em minha devocional tenho lido um parágrafo da Bíblia e anotado num caderno pelo menos 3 lições que aprendo deste pequeno texto. Tem sido muito enriquecedor. Algumas tenho compartilhado neste blog.
          Certa menina foi pela primeira vez na escola e a mãe perguntou o que ela tinha aprendido. Ela respondeu: 'Não aprendi muito não. Acho que tenho que voltar amanhã, depois e depois'.
          Assim é com a Palavra de Deus... há tanto pra aprender!!!

3. Quero ter uma fé que se agarra a Deus em tempos favoráveis e quando os ventos são contrários.
         Dizem que existem 2 tipos de fé: Se acontecer, então o Senhor será o meu Deus e vou obedecê-Lo (Gn 28.20-21). Aconteceu com Jacó e, infelizmente, é a mais frequente. 
         O segundo tipo diz: Apesar de não estar vendo as respostas, ainda que (Habacuque 3.17-19) o que eu tanto esperava não aconteceu, eu sei em quem eu tenho crido e sei que é um Deus de propósitos e Sua vontade prevalecerá, no devido tempo. É confiar e esperar pelo agir do Senhor mesmo diante de esperanças frustradas ou quando o Senhor se mantém em silêncio diante do meu clamor.
          Abraão esperou 25 anos pela promessa de Deus concretizada em Isaque. José esperou mais de 17 anos em situação de escravidão e prisão, para que a promessa de Deus se cumprisse. Davi esperou mais de 14 anos desde que foi ungido por Samuel até assumir o trono de Israel. Neste período foi tenazmente perseguido pelo Rei Saul tornando-se um fugitivo errante, mendigo do deserto.

          O tempo, as condições da nossa espera podem ser muito sofridas e nem sempre a resposta vem como ansiamos. O que traz refrigério a nossa alma é a Presença de Deus. É termos consciência de que sem Ele nada somos porque Ele é o significado do nosso existir. Buscá-Lo não pelos Seus milagres, mas pela Sua Presença.
          Ah, quero olhar somente pra quem acalma a tempestade e não ficar paralisado pelos trovões da vida. 
          Como ter certeza de Sua Presença? Um pescador disse, certo dia: 'Quando pesco um peixe, não o vejo, mas percebo a Sua força, sinto-o totalmente agarrado a mim do outro lado da linha. Deus está assim, agarrado ao meu coração, mesmo que eu não o veja'. 
http://ratinhopescaesportiva.blogspot.com.br/2012_10_01_archive.html
"Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco..." (Hb 6.19).

4. Quero enxergar e desfrutar de Sua Presença, do Seu perdão em todo tempo 
 Pedro estava arrasado, tinha negado a Jesus 3 vezes. O anjo de Deus fala para as mulheres, no túmulo vazio: 'Mas ide, dizei (sobre a ressurreição) aos seus discípulos e a Pedro' (Mc 16.7 - parêntesis acrescentado). Recado de Jesus a Pedro: 'Eu não desisti de você, apesar de tudo'. Deus (catedrático na matéria do perdão) que não aponta o dedo acusador em nossa direção. 
Como buscou Adão, buscou a Pedro e busca a mim e a você, apesar do nosso pecado, da mediocridade do nosso caráter.  Deus que nos busca para uma terapia de amor, de perdão, de renovo. 
        Ah, quero estar sempre pertinho deste Deus tremendo. Quero ser acolhido em Seus braços, clamar pelo Seu perdão, pra que minha vida seja como Ele quer e não como eu quero. Anseio por cumprir a vontade dEle no meu dia a dia, por desfrutar da Sua intimidade.
"A intimidade do Senhor é para os que O temem, 
aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança" (Sl 25.14) 
        'Ensina-me, Senhor, a honrar o Seu nome, a temê-Lo, a reverenciá-Lo com todo o meu viver. Quero conhecer e desfrutar da Sua aliança, quero me comprometer com o Senhor até à medula do meu viver'.

5. Por onde anda meu coração? Qual é a minha essência?
         As causas que defendo me identificam com Deus e os Seus princípios? Meus propósitos estão em sintonia com os de Deus? 
          A falta de princípios eternos torna o homem covarde, medíocre, indiferente, indigno, instável. Alguém que, como Esaú, vende sua herança por um prato de comida, pessoas que buscam os benefícios sem ter direito a eles, buscam, a qualquer custo, aplausos deste mundo.
          Cristianismo é transtornar o mundo, é se molhar, é suar a camisa, é enfrentar tempestade em busca de ideais honrados. 

Deus pergunta a Caim:  'Onde está Abel, o seu irmão? (Gn 4.9)
          Deus deseja um relacionamento com o homem (comunhão vertical) e que o homem se relacione também com o seu próximo (comunhão horizontal). É amar mesmo as pessoas não amáveis, as que nos ferem com palavras duras e amargas. A comunhão agrada a Deus e onde ela existe, Ele ordena a Sua benção e vida longa (Sl 133).

          Conta-se que numa batida de carros, um dos motorista sai lamentando com o outro (todo ensanguentado): 'Olha cara o que você fez comigo...'. O carro e ele eram um só! O carro era mais importante do que a saúde do outro.
          São valores rasos, frequentes em nossa geração. Que tenhamos a ousadia de buscar agradar a Deus e honrar os Seus princípios para que experimentemos uma vida extraordinária.

Para Refletir: Tenho buscado a Deus, dia após dia? Qual tem sido minha essência? O meu propósito? Tenho buscado amar as pessoas, mesmo as que entulham os meus poços? 

Oração: 'Deus, quero sentir Sua Presença, Seu perdão, Sua força, Sua proteção em meu ser como uma âncora segura o barco. Meu Deus, que nada e nem ninguém me afaste dos Seus propósitos. Dê-me uma fé inabalável. Livra-me de uma fé vacilante, dependente de ventos favoráveis. Não quero uma fé com muletas. Aumenta minha fé! Ajuda-me a me relacionar com o meu irmão e a fazer diferença neste mundo. Em Cristo Jesus, amém!'

Nenhum comentário: