“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 31 de outubro de 2014

'Até que...'

        No culto do último domingo, Deus ministrou ao meu coração por meio da mensagem do Rev. Paulo César Nunes. É verdade! Não podemos nos acomodar em nossa vida espiritual. O final da nossa carreira é construído no dia a dia: sem férias, parêntesis ou aposentadoria. Neste contexto, as palavras do Rev. Antonio Elias: 'O final de sua história/da sua carreira é mais relevante do que o seu início', nos levam a reflexão. 'Como está a minha vida espiritual? Tenho buscado mais a Deus hoje do que busquei no passado? Minha comunhão com Deus está progredindo ou regredindo?'

        O Rei Uzias começou bem o seu reinado (2 Cr 26.1-5; 15-21). Abençoado por Deus edificou grandes obras, até que se tornou forte... (2 Cr 26.15b). A soberba, a vaidade, as vitórias invadiram seu coração e Uzias afastou-se de Deus e deixou de honrá-Lo. Tornou-se uma estrela e tentou usurpar a glória de Deus para si mesmo. Triste final de história. 

      Somadas a esta mensagem, hoje eu vi duas informações impactantes, que moveram o meu coração:
* Hoje é o aniversário da reforma protestante (segue abaixo um comentário), quando Lutero ao perceber os atalhos (distantes dos caminhos do Senhor) que a igreja tinha tomado, enfrentou arraigadas tradições a fim de resgatar os princípios bíblicos. 
* Hoje, o velho continente, berço do protestantismo, das grandes missões e reavivamentos passa por um liberalismo teológico que tem esvaziado e fechado igrejas (Hernandes D. Lopes).

       Ah, meus irmãos... Hoje é tempo de refletir sobre a nossa vida, sobre a nossa história. Tempo de retornar ao primeiro amor, de reformar o nosso modo de viver, de relembrar daquEle que nos tirou das trevas para Sua maravilhosa luz: “... e, quando comeres e te fartares, guarda-te, para que não esqueças o Senhor que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão” (Dt 6.11b-12 - grifo adicionado).

       Temos nos esquecido do quanto somos limitados e carentes do cuidado e provisão de Deus? Temos deixado de oferecer a Ele toda honra, toda glória que lhe é devida?
      Que Deus nos livre de uma vida de 'atuação', de ativismo inútil e faça de nós um verdadeiro adorador. 'Atuação é buscar corresponder as expectativas humanas e adoração é oferecer nossa vida como oferta sincera no altar do nosso Deus Altíssimo' (Tessa Afshar, 2013).
      Hoje é o tempo de despertamento, de trazer a memória o agir de um Deus libertador, pessoal, de modo que tudo que fizermos, pensarmos, falarmos e sentirmos seja unicamente para glorificar o Seu Santo e maravilhoso nome.
      Que Deus perdoe o desperdício do nosso tempo e nos livre de uma vida medíocre, da cobiça, da frieza espiritual. Que Deus nos ensine a agradar o Seu Santo Espírito e a perseverar sempre de modo a desfrutar de um final feliz, estando hoje mais próximo da Presença e da vontade soberana do Senhor do que ontem, porque:

Tudo que temos, tudo que somos pertencem ao Senhor:
"Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. 
A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Rm 11.36)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Reforma Protestante (Extraido de http://www.diadareforma.com.br/reforma)
No dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero, indignado com os abusos da Igreja Católica Romana, afixou na porta da catedral de Wittenberg, na Alemanha, suas 95 teses, que contestavam, entre outros assuntos, a comercialização do perdão dos pecados e a salvação por obras, fato que desencadeou a Reforma Protestante.
Em razão de sua postura teológica, Lutero foi ameaçado de excomunhão pela igreja católica, o que o levou a queimar em praça pública a bula de excomunhão emitida pelo pontífice romano. Alguns anos mais tarde, Lutero publicou seu Catecismo Menor, através do qual explica, em linguagem simples, a teologia da Reforma. Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, tendo contribuído grandemente para o acesso à Palavra de Deus pelo povo da época.
Além de Lutero, reformadores como João Calvino, Ulrich Zwinglio e Martin Bucer tiveram papéis determinantes na história da Reforma Protestante.
Indubitavelmente, a Reforma trouxe grandes conquistas para a igreja, ao restituir a crença em doutrinas genuinamente bíblicas e indispensáveis à saúde da igreja, que podem ser resumidos em 5 pontos: somente a Escritura, somente a fé, somente a graça, somente Cristo e glória somente a Deus.
Após quase 500 anos de Reforma, grande parte da igreja desconhece esse importante acontecimento histórico, bem como suas conseqüências e impactos para a igreja hoje. 
Tendo retornado à Idade das Trevas, muitos atualmente comercializam a fé, negociam o evangelho e, como disse H. Richard Niebuhr, em sua famosa frase a respeito do liberalismo, — proclamam e adoram “um Deus sem ira, o qual trouxe homens sem pecado para um reino sem julgamento por meio de ministrações de um Cristo sem a cruz”. Em suma, desconhecem a verdade do evangelho.
          Nosso objetivo ao comemorar o Dia da Reforma é encorajar igrejas e ministérios a retornarem às verdades das Escrituras, através do correto conhecimento do Deus Todo-Poderoso, que por sua abundante graça, reconciliou consigo mesmo, através do sacrifício expiatório de Jesus na cruz do calvário, um povo escolhido de antemão e amado incondicionalmente.



terça-feira, 7 de outubro de 2014

'Não faça de sua vida um rascunho...'

“Porque nada temos trazido para o mundo,
nem coisa alguma podemos levar dele. 
Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1 Tm 6.7-8).

É verdade que sobreviver está cada dia mais complicado, não é mesmo? 
Bebês são retirados do aconchego do seu berço em madrugadas frias e chuvosas e levados para creches, escolas e, sem conhecer ainda sua própria língua natal, são submetidos ao aprendizado de outras línguas e inúmeros outros desafios, alguns deles grandes demais. Um dia entendem as justificativas dos pais: - 'Para sobreviver, num mundo cada dia mais competitivo e acelerado, é necessário se preparar'. 
Ufa!!! Estudar, se esfolar, desbravar ambientes inóspitos, aparentemente intransponíveis, para corresponder a cobranças que se multiplicam, impiedosamente, conforme o tempo passa. 


Muitos, ao se aposentarem ou quando o esplendor de sua vida se esvai e o vigor esmorece, se defrontam com o tamanho gigantesco de sua solidão e com a superficialidade de sua existência. Estarrecidos, percebem que correram atrás do vento e, neste afã, se distanciaram, muitas vezes sem volta, de valores essenciais, da amizade, de sua própria família.
Mas, como subsistir de modo extraordinário, sendo sensível e valorizando o amor, a solidariedade, o desfrute da companhia de amigos, num mundo tão materialista e exigente? 
Como estabelecer um limite do bom senso? Reconhecer que precisamos de muito pouco para ser feliz e ter sabedoria para identificar o que é de fato relevante? 
Como identificar momentos especiais no momento em que eles acontecem para não lamentar no futuro:' Ah, se eu soubesse, eu era feliz e não sabia...'' Aqueles momentos que o futuro confirmará que foi bom demais...
É a comunhão com familiares que já se foram, amigos que se distanciaram com o tempo, sentimentos que moveram nossos corações e que deixaram saudades, muitas saudades...

As vezes preocupamos muito com o uso do nosso dinheiro e pouca importância damos ao uso de nosso tempo que, sem dúvida, é mais importante do que qualquer moeda porque não tem volta e nem temos recursos para adquirir mais.

Que Deus nos ensine a saber o que priorizar, no que gastar o nosso fôlego e os preciosos dias que nos presenteou. 'A não fazer da nossa vida um rascunho porque poderemos não ter tempo de passá-la a limpo" (autor desconhecido).
Que Deus nos ensine a saborear vagarosamente cada momento especial, perpetuando o sabor. 
Que Deus nos ensine a morder sem pressa, escondendo em nossa boca momentos especiais, como um chocolate doce e raro, desfrutando dele vagarosamente, como se fosse o último... O ultimo cafezinho, o ultimo abraço apertado, o ultimo encontro, a última espreguiçada para depois curtir a benção de não ter sido o último e sim, mais um. 
Que Deus nos ensine a viver cada dia 'como se fosse o último porque um dia a gente vai acertar' (Cláudio Duarte), a nunca perder o foco da eternidade que Deus colocou em nosso coração de modo a poder dizer como Paulo quando o tempo da nossa partida chegar: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé" (2 Tm 4.7).

Para Refletir: 
"Que adianta dar mais anos à nossa vida (alimentar-se melhor, exercitar-se, tomar remédios) se não buscamos dar mais vida aos nossos anos?"


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

"Em quem você vai votar?"

'Como a cristão deve tratar as questões políticas' (Mensagem transcrita - youtube - do Rev. Hernandes Dias Lopes)
"Quando se multiplicam os justos o povo se alegra quando 
porém domina o perverso, o povo suspira" (Pv 29.2)
O povo está decepcionado com os políticos. Ratazanas que drenam a riqueza da nação, deixando um rombo criminoso nas verbas que deveriam ser destinadas às necessidades sociais. A ganância, a corrupção levam a uma situação de injustiça social.

Calvino: 'Não se deve por em dúvida que o poder civil é uma vocação santa, legítima e muito honrosa entre todas as vocações'.
Paulo: autoridade política deve servir para promoção do bem e coibição do mal.

Quando o estado deixa de cumprir este propósito, a igreja deve alertar o estado, exercendo voz profética, chamando a autoridade constituida ao seu verdadeiro propósito.
Quando o insensato tem poder, o povo geme.

Deus levantou José no Egito, Daniel na Babilônia - exerceram com lisura e grandeza a vida pública sem se corromperem. O poder revela os corrompidos.

A corrupção não está no poder e sim no coração do homem.
Há os que são alienados, outros são conscientizados (percebem, mas não se envolvem) e poucos são engajados.

Jesus Cristo confronta Herodes e o chama de raposa. O mesmo foi feito por João Batista.
A igreja no Império Romano sofreu, foi perseguida e os cristãos preferiam a morte a negar Jesus. Não se curvaram a César como Senhor de suas vidas.

Autoridades constituídas devem ser honradas, mas no momento em que exigem a domesticação da consciência e a adoção de princípios e valores contrários aos absolutos da ética crista devemos dizer NÃO!!!
Hoje, as autoridades estão promovendo o erro. Impondo um estado anti-cristão onde os valores absolutos do reino de Deus são perseguidos: agenda anti-cristã.

O Brasil está caminhando a passos rápidos para esta triste realidade onde os principios e valores são bombarbeados e se você se posicionar contra é considerado medieval, ultrapassado e é escarnecido.

Quais os principios de Deus que devem reger a politica? Dt 17.14-20
1. A igreja precisa orar para pedir a Deus sabedoria para escolher adequadamente.
*  (Dt 17.16 - multiplicar cavalos = multiplicar riquezas) - Se uma pessoa entra na política pobre e ele ou alguém da família enriqueceu - algo está errado.
Entra-se na politica não para se servir do povo, mas para servir o povo. 
A vida moral de alguém que está em posição de destaque não pode entrar no caminho dos prazeres incontidos, vida desregrada. Vida de um líder deve ser uma vida de integridade moral, nem para os prazeres nem para riqueza ilícita.

2.  O povo de Deus não deve ser omisso, mas líder.
Um crente com preparo, vocação e ética deve entrar na politica. Na bancada evangélica está cheia de aproveitadores, aventureiros. Sem postura ética firme e envergonham mais o evangelho porque não estão preparados, porque não tem valores claros. Se abrem para toda sorte de corrupção. Precisamos orar para que Deus levante quem possa ser sal e luz.

Pv 31.8-9 - Que tipo de pessoas devemos pensar na política? 
Que julga e lute pela justiça social. Um líder político precisa ter compromisso com a justiça e a misericórdia, que exerça o mandato de modo que pessoas necessitadas, sem voz, possam encontrar amparo.

Perfil de um político de Deus?
1. Vocação: plantar sonhos nos corações de jovens de modo a ter uma geração forte e preparada para os grandes desafios da vida pública.
2. Preparo intelectual: não pode ser um aventureiro. Preparo sem vocação é problema. Vai usar a ciência dela pra fazer mais falcatruas. Vai ser mais nociva ainda. Não é apenas informação, mas sobretudo transformação.
3. Caráter, integridade:
É possivel não ser seduzido a pressão do poder? SIM!
Dois exemplos bíblicos: Daniel foi uma pedra no caminho dos corruptos. Foi investigado, teve suas gavetas devastadas, mas era um homem incorruptível. O mesmo aconteceu com Neemias (Nee 5). Nem deixou que a máquina adoecesse, que os trabalhavam com ele fossem corrompidos - por amor a Deus e por compromisso ao povo.

Não ficamos indignados quando políticos roubam milhões que iriam ajudar idosos, orfanatos, hospitais. Muitos estão morrendo por falta de atendimento porque o dinheiro para isto foi desviado para contas de pessoas inescrupulosas.

4. Coragem para se envolver com os problemas graves que atingem seu povo: o vocacionado se doa, se entrega, quer ajudar, não quer se abastecer.

Neemias tem coragem de fazer perguntas: Como está minha cidade? Sem segurança, sem justiça, sem provimento....
Quando fazemos perguntas nos tornamos responsáveis pelas respostas. Neemias busca recursos para resolver problemas. Estabelece metas, estratégias para resolver problemas. Neemias confronta a usura, a exploração, a opressão. O líder tem que ter coragem para confrontar mas tem que ser um exemplo.
José do Egito:  líder é aquele que vê o que os outros não percebem. Precisa ter tino administrativo.

5. Capacidade de contornar problemas aparentemente insolúveis: Davi ungido rei muito jovem. Não assume e é perseguido pelo sogrão Saul. Deus usou Saul para matar o Saul do coração de Davi. Usou Saul como bisturi para que Davi não fosse uma repetição de Saul. Davi sabia enfrentar o gigante. Tem idéia, tem a ação.

Como votar?
1. Examine a vida do candidato: tem valores, princípios, tem ética? Condena o que você aprova? Combate o que você defende? Não seja incoerente.

2. Após a votação, fiscalize, cobre dos seus representantes conduta digna na ordem moral, social.

3. Igreja precisa encorajar as autoridades, orando, honrando, pagando tributos, sendo sustentáculo para viver vida tranquila e mansa.
Cristão não é um anarquista, desordeiro, que se posiciona contra fortuitamente. Mas alguém que prima por principios e valores e que ora a Deus para que levante alguém segundo o Seu coração.

Se o povo não leva Deus a sério, Deus permite que pessoas más governem o povo, para discipliná-lo.
Que Deus nos dê graça, sabedoria, prudência, humildade, dependência para termos vida mansa e tranquila com toda liberdade e respeito.