“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 19 de maio de 2018

'Filas dolorosas'

Deborah,minha filha e suas reflexões #MedEnsina* :
E, mesmo sabendo q algumas filas são mais dolorosas q as outras, diante da espera do tratamento para o marido debilitado, aquela senhorinha miúda me olhou com a expressão serena e disse, dócil: "Fia, vc sabe que eu não fico nem brava e nem nervosa? Porque Deus quem sabe o tempo disso ou daquilo. Se adiar, foi porque ainda não era o tempo... Não era o tempo. E eu acredito muito nisso. Você acredita, fia?"...
Ah, eu acredito. Acredito e volto pras minhas filas tão menos graves, que as vezes encaro sem nem metade dessa fé. #féPrática #MedEnsina
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Eclesiastes 3:1)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Lembrei-me de uma comparação entre Murmurar e Lamentar**:
A consciência de que Deus está no comando de todas as coisas deve fazer meu coração lamentar e jamais murmurar.

* Murmurar: é fruto de um coração azedo, insatisfeito com os desígnios de Deus soberano. Quem reclama berra, peca, entristece e afronta a Deus.
Quando murmuro me associo ao povo de Israel no deserto, desdenhando do maná e flertando com o Egito (Nm 11.5).
As queixas, se acontecerem, devem ser de arrependimento pelo próprio pecado:
"Por que, pois, se queixa o homem vivente?
Queixe-se cada um dos seus próprios pecados" (Lm 3.39)

* Lamentar: é uma poesia harmoniosa que provém de um coração quebrantado, arrependido. A alma que chora, invoca o nome de Deus e pede perdão.
Coração que confia nas promessas, que cita profecia e que se dispõe a mudar, a esperar sempre no Senhor!
Quando lamento me equiparo aos profetas Davi, Jeremias, Jó.
O lamento gera perdão, libertação, força para esperar mesmo quando não há luz no fundo do túnel.
"Trago à memória o que pode me dar esperança" porque
"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim;
renovam-se a cada manhã. Grande é a Tua fidelidade.
A minha porção é o Senhor diz a minha alma;
portanto, esperarei nEle.
Bom é o Senhor para os que esperam por Ele,
para a alma que O buscar.
Bom é aguardar a salvação do Senhor,
e isso, em silêncio...
ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança...
O Senhor não rejeitará para sempre; pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das Suas misericórdias" (Lm 3.21-32)

*Veja mais: https://www.instagram.com/p/Bi5nUImFb87/
** Adaptado de Pastor Gerson Borges em: BONTEMPO, M. "Refeições Diárias". Ultimato. Viçosa (MG), 2018.

Nenhum comentário: