“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 31 de março de 2014

'Você é sábio?'

‘Você é sábio?’ (Pv 16.16)
“Ensina-nos a contar os nossos dias,
para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12)

Moisés pede a Deus que o ensine a valorizar cada dia, cada oportunidade de modo a obter um coração sábio (Sl 90.12).
O que é a sabedoria? Você é sábio?
Salomão nos ensina (Pv.1.7) que a sabedoria procede de Deus e se inicia no temor a Ele.
Sabedoria é diferente de cultura, de inteligência, de ciência.
Sabedoria é saber tomar decisões corretas, consoantes a Palavra de Deus, num mundo agitado e repleto de cobranças imediatas. 
Você quer ser sábio? Eu também! Com base na Palavra de Deus pensei em algumas características de uma pessoa sábia:

1. Simplicidade
Em vindo a soberba, sobrevém a desonra,
mas com os humildes está a sabedoria (Pv 11.2).

O sábio encara o mundo com os olhos tranqüilos, sem complicações. Sabe perdoar, não armazena mágoas, é tolerante, respeita as diferenças e os limites do próximo.
Sábio é aquele que não cultiva porões escondidos, cantos escuros. Sábio é quem teme ao Senhor (Pv 1.7), pede perdão dos pecados cometidos, crê no perdão do Pai e também se perdoa, sem crise.
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida,
para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e Deus;
e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Is 59.1-2)

2. Prioridades
“Não te fatigues para seres rico;
não apliques nisso a tua inteligência” (Pv 23.4)

É sábio quem se satisfaz com pouco. Há quem diga que rico não é o que tem mais posses, mas aquele que vive feliz com menos. A ansiedade com o futuro, muitas vezes, nos faz esquecer o presente e adiar aquilo que nos faria felizes, realizados.
Quais têm sido seus valores? Suas prioridades? Tem valorizado as amizades? Tem apreciado a natureza? Tem o coração aberto para mudanças?
Os noruegueses dizem: “Não existe clima ruim e sim roupas inadequadas”. O que significa isto? Significa que as dificuldades, as intempéries não devem prejudicar nossos sonhos, nossos alvos. Que devemos estar sempre dispostos a refletir e a mudar os conceitos, atitudes, sempre priorizando guardar os valores eternos, o padrão que Deus nos ensina (integridade, honra). Estes valores são inegociáveis.

Que possamos abandonar tudo aquilo que impede ou dificulta nossa comunhão com Deus. A mulher samaritana deixou o cântaro. Pedro deixou o barco. O que tem prendido você e atrapalhado sua plena intimidade com Deus?
Será que não está na hora de você remover o que atrapalha e se consagrar por inteiro a Deus? Pedir perdão, adorá-Lo? Fazer uma aliança com o Senhor?
Que buscar agradar a Deus seja a prioridade de nossas vidas: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele, e o mais Ele fará” (Sl 37.5)

3. Autenticidade
“Não tenha o teu coração inveja dos pecadores;
antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia.
Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.
Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração” (Pv 23.17-19)

Seja autêntico. Não queira agradar a todos ou superar o outro. É desgastante. Quando fazemos isso nos tornamos escravos dos outros e de seus referenciais.
        Evite se comparar com os outros. Compare-se consigo mesmo. Procure superar os seus próprios limites e não superar o do outro. Sonhe em ser melhor hoje do que foi ontem. Melhor amanhã do que é hoje.

4. Visão da eternidade
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida,
somos os mais infelizes de todos os homens” (1 Co 15.19).

            Ter consciência de um Deus Presente, Deus de amor. Quem crê num Deus que ressuscita os mortos, que dá vida a ossos secos, num Deus de poder e graça, não pode ser triste. Quem encontra e pratica a verdadeira sabedoria é feliz (Pv 3.13) e será salvo (Pv 28.26) porque tem a mesma compreensão de Jó: “Porque eu sei que o meu Redentor vive...!” (Jó 19.25) e minha vida está sob a Sua direção.
Você sabe? Saber isso faz toda a diferença em nossa vida. Traz o temor ao Senhor, traz alegria, traz sabedoria, a certeza que não estamos sozinhos.

Que o nosso amado Deus, Deus do renovo, do recomeço, das oportunidades nos faça, a cada dia, mais sábios, mais felizes, mais realizados e principalmente, mais submissos, cumprindo o projeto que Ele tem para nós, desde a antiguidade.
 
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizerem novas” (2 Co 5.17)

quinta-feira, 20 de março de 2014

'Pavios queimados'

Ligamentos que fortalecem - Aprendendo com as aves
Texto Bíblico: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito" (Jo 15.7).

Como uma ave consegue cochilar apoiada em um frágil galho?
O segredo está nos ligamentos dos seus tornozelos (falso joelho). Nessas articulações, o fêmur se conecta ao tibiotarso (canela) e fíbula (lateral da perna). Ao dobrar os joelhos, os seus pés agarram-se no apoio1.

Muitas vezes nos assustamos com a fragilidade das estruturas que deveriam nos sustentar; sejam políticas, ambientais, religiosas ou, até mesmo, familiares. Sentimos que estamos desabando.
Há momentos em que, cheios de fé, enfrentamos gigantes e, em outros, como Elias que fugiu da rainha Jezabel, tropeçamos num palito de fósforo. Sentimo-nos esgotados, queimados, como canas esmagadas, sem seiva, sem vigor. O jogo ainda não acabou e, mesmo assim, jogamos a toalha no ringue. Desistimos! Desistimos de lutar, desistimos de nós mesmos e já não cremos no amor e perdão de Deus. 
"É espantoso que muitas pessoas acreditem que Deus nos ama incondicionalmente enquanto somos pecadores, e contudo, a partir do momento em que passamos a fazer parte da família dele, seu amor fique condicionado ao nosso desempenho...
A alegria que Deus nos concede não pode desaparecer porque flui d'Ele, e não das coisas... O amor dele permanece, mesmo que ontem a noite você tenha se magoado a si mesmo ou à sua família" (Malcolm Smith no livro Esgotamento Espiritual).

Somos família do Senhor e o Seu amor, o Seu agir não depende do nosso desempenho. ALELUIA!!!
            Deus de poder que restitui vida a pavios queimados, que restabelece a chama do entusiasmo que tanto precisamos.
Capa do livro Esgotamento Espiritual - Malcolm Smith
Pela oração (no latim, precarius) posso chegar a Deus, me derramar, admitir minha insuficiência. Confessar que tudo está estreito demais, que sem Ele nada sou e nada posso fazer (Jo 15.5).

Deus diz a Moisés (1592 a.C a 1472 a.C) para preparar um incenso com estoraque, ônica, gálbano, temperado com sal. Deveria queimá-lo sempre no altar (Ex 30.1-10; 34-38).
Estoraque é uma resina que flui espontaneamente da mirra. Ônica é o rebordo que fecha a concha de um molusco que vive nas profundezas do mar e, que ao ser queimado, exala um aroma intenso. Das folhas moídas do gálbano se extrai um perfume e o sal simboliza nossa vida (nota da Bíblia de Estudo Almeida).
Estudiosos consideram que o incenso nos ensina como deve ser a nossa oração: contínua, espontânea, perfumada. Algo que brota do mais íntimo de um ser que foi triturado, queimado e que se volta por inteiro, ao Seu Redentor.
"A oração acalma o coração.
Os joelhos não batem quando nos ajoelhamos." (Charles Swindoll)

Nada, nem ninguém podem ter a força de apagar a Presença de Deus em nossa vida. A esperança n’Ele é maior que os desafios, que a lógica, que as evidências, que as impossibilidades. Resultado da certeza de um Pai de amor, que escreve nossa história, que trabalha para os que n’Ele esperam (Is 64.4).

Orar faz diferença? Sim, ela muda o nosso coração, direciona os nossos sonhos. Os que buscaram a Deus presenciaram milagres e foram brindados com a intervenção direta de Deus. Pessoas que marcaram época e cujo denominador comum foi o longo tempo passado com o Pai.
Conta-se que a rainha Mary da Escócia dizia temer mais as orações do reformador John Knox (1510-1572), do que a todos os exércitos da Escócia2.

Quando dobramos os joelhos compreendemos, ainda que parcialmente, a grandeza e santidade do nosso Deus: 
“Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza”.(Jó 42.5).

Oração: “Senhor, perdão porque quando as aflições me sobrevêm tenho me queixado que o Senhor se esqueceu de mim. Confesso que a falha é minha, que preciso buscá-Lo mais, depender mais do Seu agir, submeter-me totalmente à Sua vontade. Obrigado por não desistir de mim. Ajude-me a ter sensibilidade em ouvir a Sua voz e a obedecê-Lo, em todo tempo. Por Jesus, amém!”

1  Reece, W.O. Functional Anatomy and Physiology of Domestic Animals. Wiley-Blackwell Publishers, 3rd ed., 2004, 513 p.
2  Duewel, W. Heróis da vida cristã. Editora Vida, 2002, 247 p.
       

sábado, 15 de março de 2014

'Pai, começa o começo' - Mensagem para minha filha

 "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, 
porque o Senhor, Teu Deus, é contigo por onde quer que andares (Josué 1.9)

Deborah, minha caçulinha, mudou-se nos últimos dias, pra Brasília (DF) onde fará sua Residência Médica. Estivemos com ela e voltei ontem pra nossa casa em Uberlândia (MG). Deixei sobre o seu travesseiro um recadinho (de 2 páginas rsrs) sobre novos capítulos que Deus tem reservado para nossas vidas.

Lembrei-me ainda do que aconteceu certa vez em Jaboticabal (SP). Recebemos, na universidade onde eu lecionava, um grupo de índios xavantes de Primavera do Leste (MT), para um estágio em Apicultura. Após dois meses de convívio muito agradável, fizemos uma festa final de despedida em nossa casa. Então, o líder do grupo chamou ao Prof. Cancian e a mim para uma dança de roda tradicional deste povo, com movimentos estranhos e difíceis. Quando acabamos de dançar, o corpo doía e, então veio a sábia explicação: 'Difícil não é mesmo? Esta é a dança dos primeiros. Não é fácil começar algo novo. É arriscado, tem que abrir caminho e muitos questionam e, até desistem, antes mesmo de começar. Vocês devem ter ouvido burburinho que índio é preguiçoso, não gosta de trabalhar e que o trabalho de vocês seria inútil. Mas vocês não desistiram e, aqui estamos nós, agradecidos pelo que aprendemos e por acreditarem em nós. '
            Por 'coincidência' (para mim, providência) li um relato em que o autor (desconhecido) conta que em sua infância quando queria chupar uma tangerina pedia pro seu pai ‘começar o começo’, o primeiro furo na depressão da tangerina onde o galho se inseria. Lugar próprio pra iniciar o trabalho, porém, firme e rijo demais para pequenos e delicados dedos.
A gente cresce e muitos começos surgem em nossa história de vida e, a grande maioria, apesar de ser adequado para o momento em que vivemos, se apresenta difícil demais, penoso demais. São muitas ocasiões, tais como, novas atividades, novos relacionamentos, novos ambientes, mudanças, desafios.

Com isto em mente, quero deixar mais um recadinho pra minha princesa, Deborah:
'Minha filha, lembre-se sempre que Deus tem cuidado de você e que tudo que acontece em sua vida é permissão d’Ele e resultará em seu benefício.
Assim, neste momento em que você inicia um novo capítulo de sua história, encha o coração de esperança de, no final, deleitar-se do néctar saboroso da fruta descascada e, a certeza de que em toda sua caminhada, em cada pedacinho da casca retirada, a presença inefável, consoladora e capacitadora do Pai a acompanhará. Lembre-se ainda que o desfrute da fruta/experiência com Deus lhe trará a energia, os subsídios que necessita para o próximo capítulo de sua história'.

"Pai Eterno, nos aninhamos em Seus braços, em nome de Jesus. Lavados e redimidos pelo sangue do Cordeiro declarando: ‘Ah, se não fosse o Senhor em nossas vidas, que bom que não estamos sós’. Obrigada por nos ajudar em todo tempo e, especialmente, agora, pedimos que continue com nossa filha Deborah, nesta nova jornada, de modo que ela possa enfrentá-la com alegria e dignidade de filha Sua. Meu Deus, meu Pai, começa o começo, capacite-a a prosseguir cheia da esperança, confiante em Suas promessas de que com o Senhor em sua história, todo final é feliz!" 


"Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós 
há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus" (Fp 1.7)


Leia mais em: http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/10/com-deus-na-historia-todo-final-e-feliz.html