“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

'Conflitos revelam os nobres e os medíocres'

Conflitos sempre existiram. Entretanto, o modo de enfrentá-los revela os nobres e os medíocres. Como uma vitrine, as atitudes diante das lutas expõem o caráter e mostra o que vai no coração. Um coração sábio, íntegro, confiante em Deus tem o poder de reverter as circunstâncias ou tornar a vida significativa, agradável, apesar delas.
O que é a sabedoria? É a arte de tomar decisões acertadas, prudente, com simplicidade, mansidão e domínio próprio. Sábio é quem teme ao Senhor (Pv 1.7) e não se deixa levar pela paixão inconseqüente do momento. 

Ah, quantas brigas, confrontos, acidentes lamentáveis poderiam ser evitados...

Entre as cidades de Viradouro (SP) e Morro Agudo (SP), na estrada vicinal Prof. Orlando Diniz Junqueira há uma ponte sobre o Rio Pardo que permite a passagem somente de um veículo de cada vez. No dia 15/07/2009, um acidente. Um ônibus com trabalhadores rurais e um caminhão carregado de cana-de-açúcar se chocam sobre a ponte. Os motoristas eram da região e conheciam a restrição desta passagem. O condutor do caminhão perde a sua vida e cinco pessoas ficam feridas...*
Três anos depois (28/11/2012), lamentavelmente, mais um acidente semelhante e, desta vez, em Cajuru**. Um ônibus e um caminhão insistem em atravessarem juntos outra ponte de pista única. Felizmente, não houve feridos.
Estresses, conflitos proliferam, sem trégua, em nossa geração. São muitas as fontes de atritos: sentimentos (medo, decepções, falta de perdão), relacionamentos (partidarismo, idéias, ideais...), circunstâncias (desemprego, doenças, perdas, falta ou, até mesmo, excesso de oportunidades).

Temos permitido, no nosso dia a dia, que estes conflitos nos atinjam? Quais são os valores, os sentimentos que temos priorizado e que tem sufocado e atrapalhado a qualidade da nossa vida? Aonde temos buscado orientação, alívio?

No seriado 'The West Wing', foi dito ao personagem que representa o Presidente dos EUA: 'Sua nobreza é ofuscada pela sua mania de vencer'. 

O que tem prevalecido em nossas decisões e embates? A busca desenfreada por vantagens pessoais, mesmo que temporárias, relegando ao segundo plano o respeito, os direitos e a necessidade do próximo? 
Muitas vezes, a ganância, a luta por glórias terrenas, por superar o outro se tornam ridículas, à luz da eternidade.
Ah, como temos visto isto nos últimos meses em nosso país, na guerra pelas eleições presidenciais. Lastimável! Tiroteio, por todo lado, mira sem trégua e consideração, a honra e a dignidade do concorrente.
Ah, que Deus nos ajude a plantar virtudes. A virtude do amor, da paciência, da misericórdia. Que Deus nos ensine a entender que cada atitude, cada palavra são marcas impressas, sementes plantadas que não poderão mais ser controladas, que darão frutos e impregnarão toda nossa geração.

Perguntaram para o contador de um milionário: - 'Quanto ele deixou?'. O contador respondeu: - 'Deixou tudo, não levou nada com ele'.
É verdade, tudo passa como um sopro ligeiro e desta vida nada levaremos de bens, de glórias. Somente a alma é eterna.
Que possamos, com sabedoria, abandonar a dureza do coração, a arrogância, as mágoas, o apego ao passageiro que tem trazido insônia, angústia e nos revestirmos da generosidade, da honradez, da humildade.
Que a dor possa nos ensinar a mudar nossa trajetória:
"Foi-me bom ter eu passado pela aflição,
para que aprendesse os teus decretos" (Sl 119.71)
"Antes de ser afligido, andava errado,
mas agora guardo a Tua Palavra" (Sl 119.67)

Que, como o salmista, avaliemos nossos caminhos, nossas escolhas à luz da Palavra de Deus e voltemos os nossos passos para os Seus testemunhos (Sl 119.59). Que caminhemos ao encontro de Jesus, com nossa canseira, nosso enfado (Mt 28.11) e depositemos n'Ele toda a nossa ansiedade (1 Pe 5.7), com o coração agradecido e tranquilo pela certeza de que Ele tem cuidado de nós.
E como tem cuidado de nós! Lembrar dos Seus benefícios, do Seu zelo robustece nossa fé, trazendo tranquilidade ao nosso viver.
Precisamos de muito pouco para ser feliz e o que importa é dispor o coração para cumprir o projeto que Deus tem para nossa curta vidinha. A capacitação e as condições para isto, Ele mesmo suprirá. 


Então, a Ele, somente a Ele, Deus Altíssimo, me consagro por inteiro:
Consagração 
Wolf A.Mozari: 1756 - 1791; Frances R.Havergal: 1836 - 1879

A ti seja consagrada minha vida, ó meu Senhor
Meus momentos e meus dias sejam só em teu louvor.

Sempre minhas mãos se movam com presteza e com amor
E meus pés velozes corram ao serviço do Senhor.

Minha voz pra sempre toma, para teu louvor cantar
Toma os lábios meus, fazendo-os a mensagem proclamar.

Minha prata e ouro toma, nada quero te esconder
Minha inteligência guia só e só por teu saber.

A vontade minha toma, sujeitando-a a ti Senhor
Do meu coração fazendo o teu trono ó Salvador.

Meu amor e meu desejo sejam só teu nome honrar
Faze que meu corpo inteiro eu te possa consagrar.

* http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/10/ponte-precaria-entre-morro-agudo-e-viradouro-coloca-motoristas-em-risco.html
** http://visaoregional.com.br/2012/11/28/caminhao-e-onibus-ficam-entalados-em-ponte-de-pista-unica-em-cajuru/



Nenhum comentário: