“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 15 de julho de 2014

'Pérolas: feridas curadas'

‘Das aflições, pérolas’ Aprendendo com as ostras (Pinctada imbricata)
Texto Bíblico: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens... se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer... Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”  (Romanos 12.17-21).   


A ostra, para se alimentar, filtra o plâncton da água, abrindo suas conchas. Neste processo, pode ser invadida (entre o seu manto e a concha) por um corpo estranho, parasita ou grão de areia. Entãoalgo extraordinário pode acontecer. Como medida de proteção, este intruso é envolvido por camadas concêntricas de nácar ou madrepérola que vão se cristalizando e, no final, resulta numa linda pérola. A ostra transforma a causa de sua irritação numa requisitada e preciosa jóia. De algo pequeno, um instrumento de tortura, surge algo encantador.
http://www.theguardian.com/lifeandstyle/2008/nov/05/
geoff-moule-pearly-oyster-dorset
Que linda lição. É como o dito popular: ‘Transforme um limão numa limonada’. Faça daquilo que lhe aborrece algo interessante.

Aprendemos que o desafio é não se deixar intimidar pelas invasões. É não considerar os imprevistos como algo perturbador, mas sim usá-los, com generosidade, como matéria prima pra algo novo que, sob a intervenção de Deus, pode se tornar formidável.

Isaque (2000 a.C), filho de Abraão, praticou este conceito. Morador de regiões desérticas onde encontrar água é essencial para a sobrevivência, Isaque cavava poços e tudo que fazia prosperava, porque Deus era com ele. Entretanto, Isaque era tenazmente perseguido por homens invejosos que entulhavam os seus poços. Então, com grande paciência e mansidão, deslocava-se com toda sua família, cavando novos poços. Poderia se queixar, murmurar, confrontar, mas demonstrava um espírito manso, confiante na provisão de Deus. 
Tinha convicção de que a benção estava com ele e não com o local. Por onde andava, Deus o honrava. Até que um dia, cavou um poço e como não houve contendas, chamou-lhe de Reobote, que significa lugares amplos. Cremos que as contendas foram permitidas por Deus como instrumento para levá-lo para Berseba, para um novo e livre lugar, onde se encontraria com Deus e seria abençoado (Gênesis 26).

Da mesma forma, quando pagamos o mal com o bem, o mal se torna uma pérola preciosa que enriquece o nosso interior.
Parece empecilho, mas pode ser o caminho para o extraordinário de Deus, para a prosperidade, para o nosso Reobote, onde presenciaremos, ao vivo e a cores, o milagre do Pai. Pode trazer irritação, frustração, mas pode ser a providência do nosso Deus, Todo Poderoso, para que nossas fronteiras se ampliem. Louvado seja o nosso Deus que transforma feridas em pérolas. 

Pérolas: feridas curadas! A cura das aflições depende de como enfrentamos as adversidades. Pessoas que pagam o mal com o bem, abençoam os que entulham seus poços e refreiam a língua do mal produzem grande quantidade de pérolas, são valiosos. Fazem grande diferença neste mundo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Cultured_pearl
Quando permitimos que Deus cure nossas feridas, aprendemos tolerância, humildade, nos adaptamos melhor às mudanças e somos de preciosa ajuda aos que sofrem. Ficamos ainda disponíveis para que a benção de Deus repouse sobre nós trazendo, além de Sua Presença inefável, prosperidade, amor, paz e significado para a nossa existência.
"Aqueles que mergulham no mar das aflições 
trazem pérolas raras para cima" (Charles H. Spurgeon, 1834-1892).

Para Refletir: Como você tem reagido às irritações da vida? Tem se rebelado, aprofundado as feridas, cultivado mágoas ou tem buscado a cura, a paz na Presença do Pai? Tem lutado, com moderação, para transformar as irritações em pérolas, o limão em limonada?

Oração: “Pai, ensina-me a perdoar a quem tem me ofendido. Ajuda-me a agradar o Seu Santo Espírito nos vales, abismos e desertos. Ensina-me a reagir frente às adversidades com dignidade, da forma que Lhe agrada. Faz de mim um imitador de Jesus, Seu Filho, que me encaminha até a Sua Presença, amém!


Um comentário:

Irene disse...

Olá Regina
Já algum tempo tenho acompanhado seu blog, amo estar aqui, sempre saio do seu cantinho edificada.Estava "ansiosa" para ter post novo, por isso, não deixe de escrever aqui, pois amo seu texto Deus fala muito através deles.
Quanto a mensagem é verdade devemos procurar tirar o melhor de tudo, pois até o ruim pode ser bom né se soubermos usa-lo para nosso crescimento. É como diz a palavra Tudo Coopera para Nosso Bem !!

Bom é isso
Grande bjo pra vc

Irene