“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 10 de junho de 2013

'Nem tudo é redondinho...'

É verdade! Nem tudo é redondinho...
Ah, mas como muitas vezes sonhamos em formatar a vida...
Ilusão? Utopia?
Quantas vezes nos sentimos tristes, frustrados porque achamos que falhamos, em algum aspecto, como pais, profissionais, cônjuges, amigos...
Quantas vezes ficamos paralisados por situações que não conseguimos 'engolir', que gostaríamos tanto que fosse ou tivesse sido diferente?
Muitas vezes, o geral está bem, mas queremos mais... Ansiamos por perfeição, aprovação global e, para isto, sacrificamos sonhos, oportunidades e até a alegria de viver.

Mas o que é perfeição?

Quando se trata de padrões bíblicos, perfeição é indiscutível. Como cristão, devemos ansiar por cumprí-los e perseverar neste mister. Se o passado nos desabona, cheguemos com humildade perante o Pai e peçamos perdão e creiamos que Ele lança os nossos pecados em mares profundos e jamais se lembrará deles.

Entretanto, no que não é essencial, perfeição é relativo! É condicionada a padrões pré-estabelecidos por homens, variáveis com a cultura, com a época, com o contexto.

O que fazer quando as coisas não saíram tão 'redondinhas' como gostaríamos?
O que fazer quando você não foi aprovado naquele concurso? Quando você não consegue ter a desenvoltura social de algumas pessoas? Quando você sente-se menosprezado, nos bastidores da vida?

Existem algumas opções:

* Ficar de mal do mundo e mergulhar no remorso, na depressão, na auto-piedade...
* Tentar consertar o que é possível, ciente que existem marcas que jamais serão apagadas.
* Ser mais flexível, exigir menos de você mesmo, dos outros, da vida. Como o apóstolo Paulo, aprender a viver contente em toda e qualquer situação, esquecendo o passado, avançando resoluto rumo ao alvo (Fp 3.13-14).

Conta-se que um sábio vivia numa floresta e seus conselhos eram muito valorizados. Um dia foi procurado por um jornalista que perguntou que tipo de conselho ele dava pra ser tão procurado e por pessoas procedentes de contextos tão diferentes. O sábio respondeu que o único conselho que dava era: 'Simplifica'!

O que é simplificar? É se ajustar, é se adaptar. Como dizem os noruegueses: 'Não existe clima ruim e sim roupas inadequadas'.
Ajuste-se ao seu contexto, às suas possibilidades.
Simplifica sua vida, simplifica suas exigências, simplifica o seu dia a dia, simplifica seus sentimentos. Descomplica!

Eu não sei se existe algo que traz remorso ao seu coração, uma insatisfação desconfortável que, mesmo diante de tantas bençãos, incomoda, atrapalha, apaga o brilho do presente.

Pesquise o seu interior e descubra a origem deste fermentozinho que tira a sua paz e... simplifica!
Há algo que possa fazer pra remediar? Se sim, faça! Se não há, adapte-se, valorize o restante e faça dele, um grande banquete!
Às vezes, o bolinho de arroz amanhecido fica mais saboroso que o próprio arroz. O pudim de pão duro fica mais gostoso que o pão fresquinho.
Não deixe coisinhas pequenas incomodar o todo, o desfrute de uma vida plena.
Creia, nem tudo é perfeito! Não desperdice sua vida esperando melhores condições para ser feliz, para fazer uma faculdade, pra se casar, pra ter seus filhos, pra curtir um sonho.
Seja feliz hoje, mesmo sem as condições que julga ideais.
Como na matemática, simplifica! Reduza a equação.
As equações, mesmo aquelas com aparência da impossibilidade, podem ser simplificadas, resolvidas.
Elas não podem ter o poder de sufocar sua essência. Coloque-as em seu devido lugar, o da insignificância, e desfrute de tudo mais.
Pode conferir, o tudo mais é muito, é bastante, é presente do Pai, é o que você precisa pra viver uma vida extraordinária!
E que Deus nos ensine a estabelecer ideais adequados!


Nenhum comentário: