“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

'Coração hospitaleiro'

Coração hospitaleiro
“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv 17.17).

            Como é prazeroso cultivar boas amizades. Amigos que se alegram com as nossas vitórias, com as nossas conquistas. Amigos que nos consolam nas tempestades da vida, nas perdas, desilusões, que nos dão “colo” quando precisamos. Amigos confiáveis, que nos admoestam com amor e, com firmeza, nos seguram quando cambaleamos (Pv 27.5-6, 9).
           Por outro lado, como é gostoso e emocionante saborearmos as conquistas dos nossos amigos. Amigos pelos quais intercedemos, lutamos e sofremos juntos e, muitos deles, vimos nascer na Presença de Deus. É prazeroso sentir a ação poderosa de Deus em suas vidas, perceber Deus tratando com eles, abençoando, edificando.

Paulo expressou o seu sentimento quanto à amizade, ao relatar a sua alegria, a consolação que sentia na presença de Tito (2 Co 7.5-6) e Timóteo (Fp 2.19). Paulo enfrentava tribulações, lutas, mas era aliviado com a chegada dos seus amados.

Jesus compartilhou suas alegrias, tristezas e glorificação com Pedro, Tiago e João. 
No Monte da Transfiguração, seus amigos ouviram Deus declarando o amor que sentia pelo Seu Filho, Jesus Cristo, e a alegria que Ele lhe dava: “Este é o Meu filho amado, em quem me comprazo; a Ele ouvi” (Mt 17.1-8). Que cena fascinante! Que recompensa para estes amigos.
Às vésperas de ser entregue as autoridades e injustamente crucificado, momento de intensa agonia, Jesus Cristo convida seus amigos para orarem com Ele (Mt 26.36-46).

Precisamos, todos nós, sem exceção, uns dos outros, como companheiros de uma longa viagem. Amigos leais para desabafar, aconselhar, edificar-nos mutuamente. Mas tem que ser recíproco, não pode ser unilateral: “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente...” (1 Tes 5.11).
"O olhar de amigo alegra ao coração; 
as boas-novas fortalecem até os ossos" (Pv 15.30).

Não espere somente ser convidado para um cafezinho, um almoço gostoso. Convide também. Chame aquele amigo especial para orarem juntos, compartilharem das lutas, das aflições como também das vitórias e das bênçãos de Deus.
Olhe ao redor e escolha algumas pessoas para desenvolver um bom relacionamento. Alguém compreensivo, confiável, que possa ajudá-lo, mas que também você possa segurar pela mão, quando preciso for.
Esta é uma das funções da igreja de Cristo. Desenvolver o companheirismo, a irmandade, a generosidade, de modo que o solitário viva em família (Sl 68.6).

Para Refletir: Quem são os seus amigos? Tem estendido a mão para eles? Qual foi a última vez que compartilhou com algum deles um almoço, um lanche, um cafezinho?
Oração: “Senhor meu Deus, abra os meus olhos para que eu descubra e cultive bons amigos entre os meus companheiros de jornada. Que eu possa abençoá-los e ser abençoado. Ser alguém confiável, um porto seguro, alguém que contribua para que a sua vida se torne mais alegre, mais confortável. Em nome de Jesus, que nos ensinou, pelo seu exemplo, a valorizar a amizade e a cultivar bons amigos, amém!”

Nenhum comentário: