“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

'Quem é Jesus para mim?'

Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo... 
Meu Salvador, meu Senhor.
            O motivo do meu mover, do meu respirar, do meu existir...


          Obrigada Jesus pelo Seu nascimento e por ter levado, numa cruz hostil e perversa, todas as minhas aflições, minhas enfermidades, o meu pecado, abominável pecado...

Não há palavras que possam demonstrar minha gratidão ou retribuir tudo que fez e tem feito por mim.
"Que darei ao Senhor por todos os 
Seus benefícios para comigo?" (Sl 116.12)
Por tanta generosidade...

Declaro que Jesus Cristo é tudo pra mim, 
Deus Emanuel, Deus Presente (Is 7.14): 
O autor e sustentador da vida (Gn 1, Jo 1.1),
A fonte e o fluir da água que sacia o sedento (Is 44.3),
A fartura para o faminto (Jo 6.35),
O refrigério para o fatigado (Sl 23.3),
O alívio para o sobrecarregado (Mt 11.28-29),
A saúde, a cura para o enfermo (Jr 33.6),
A harmonia, o compasso e a emoção para a música (1 Cro 16.27).
O próprio louvor (Dt 10.21),
A pedra fundamental, O alicerce (Ef 2.20),
O Cabeça, a direção (Ef 1.22).
O meu Salvador e Senhor (Jo 3.16)

Os memoriais de bênçãos, para o tempo passado (Ml 3.16),

A esperança que gera realizações, no tempo presente (Sl 107.37-38),
Os legados que surpreenderão o tempo futuro (Sl 126.6),

O renovo das misericórdias do Pai na alvorada de cada dia (Lm 3.22-23).

As boas palavras que pululam de alegria na lavra do escritor (Sl 45.1),
A rima, o fulgor, o significado para o poeta (Sl 71.8),
A chuva, o broto, o renovo para a terra (Is 61.11),
A rocha que firma os passos do que vacila (Sl 4.1; 40.2),
O ar que respiro, a paz (Ef 2.14), a alegria, o amor, a resposta.
Ele é O extraordinário, a razão do meu mover, do meu existir (At 17.28),
Ele é tudo pra mim, Deus Emanuel, Deus Presente (Is 7.14).
Deus que ouve, Deus que vê, Deus que participa e constrói minha história (Is 55.6),
Ele é O Cristo, O perdão que tanto necessito (1 Jo 1.9)
O véu rompido (Mt 27.51), 
O Único caminho que me leva ao Pai (Jo 14.6);
O Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim (Ap 22.13).


A ELE E, SOMENTE A ELE, TODA GLÓRIA E 
TODA A MINHA ADORAÇÃO!!!
Soli Deo Gloria!!!

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

'Quem não chuta, não faz gol'

Provai e vedeAprendendo com a Estrela do mar (Asterias)
Texto Bíblico: "Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia"1.

A estrela-do-mar, animal marinho do filo Echinodermata, tem seu corpo formado de duas partes: os braços e o disco central com dois orifícios (boca e ânus). Os espécimes da classe Asteroidea possuem cinco braços simétricos, assemelhando-se a uma estrela, daí o nome. Caminham dobrando e girando os braços. 
http://hypescience.com/wp-content/uploads/2010/06/estreladomar.jpg
Há cerca de duas mil espécies de estrela-do-mar e algumas possuem um mecanismo de regeneração de partes. Quando rompido, um novo braço se desenvolve. Quando ele é partido junto com uma parte do disco central pode gerar uma nova estrela-do-mar2,3.
O que eu aprendo com a estrela-do-mar? Muitas vezes, somos esmigalhados por palavras ou atitudes que decepcionam ou machucam o nosso coração.
Entretanto, podemos escolher arrastar as feridas ao longo da nossa jornada, permitindo que as mutilações perdurem e tenham supremacia sobre a nossa qualidade de vida ou aprender com Deus a perdoar.
Deus pode nos curar, restaurar, cicatrizar as feridas e fazer de nós uma nova criatura, numa nova estrada. Deus faz as marcas desaparecerem e ainda transforma as perdas em novas oportunidades.

Há muitos tipos de mutilações: emocionais como a perda de uma pessoa amada pela morte ou traição; financeiras como o desemprego, a falência e a pior mutilação que é a espiritual, a falta de fé. Sem fé é impossível agradar a Deus e ser tratado por Ele. 

É a fé em Deus que nos ajuda a prosseguir, a perseverar, a presenciar milagres. Pela fé, muitos conquistaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram a concretização de promessas, fecharam a boca de leões. Pela fé, mortos ressuscitaram4. Pela fé tiramos força da fraqueza e somos renovados. O valor da fé é superior ao do ouro5. Ela nos habilita a ter resultados, a investir no impossível, a enfrentar obstáculos, a atravessar rios e vales profundos6.
Rio Jordão - Israel
Ao cursar a Faculdade de Biologia, deparei-me com muitos incrédulos. Temi pela minha fé e pedi a Deus que se revelasse em minha vida e Ele o fez de modo tremendo. 
Deus se faz conhecer, particularmente, a todo aquele que O busca para que a nossa fé não se apóie na experiência ou na sabedoria do outro e sim no poder de Deus7.
Certo senhor descascava uma laranja quando foi questionado quanto à existência de Deus por um ateu. No final, provou a laranja e perguntou ao ateu: - Esta laranja é doce? - O ateu disse: - Como eu posso saber? Não provei! - Com sabedoria, o ancião disse: - Você não provou também do amor de Deus e por isso não crê. Busque uma experiência com Deus e depois conversaremos.

É um desafio: buscar na solidão do nosso quarto um relacionamento íntimo com Deus. Desabafar, contar o que incomoda o nosso coração, nossas feridas, mutilações, com o coração disponível a ser tratado. Segundo C. S. Lewis 'na oração coloco perante Deus o que está no meu coração e não o que deveria estar'8. E, quando fazemos isso, Deus fala conosco e nos deleitamos com a Sua presença restauradora.
Vá em frente, busque a Deus. Afinal, quem não chuta, não faz gol. Quem não busca a Deus, jamais terá a oportunidade de experimentar o melhor desta vida.
Conta-se de um rapaz que, apesar de pertencer a um time vencedor, ficou durante toda a temporada no banco de reservas. Conseguiu, como todo o time, o troféu de vitória, mas não esteve a frente da batalha, não construiu memórias para contar. 
Quem não se dispõe a trabalhar na Seara de Deus, não enfrenta, também não constrói um legado extraordinário. Pode, pela fé, ter a vida eterna, mas deixa uma história medíocre porque desperdiçou as oportunidades de fazer diferença, de cumprir o propósito de Deus para sua vida. Quem não chuta, não faz gol.

Para Refletir: Como você tem se sentido? Mutilado? Decepcionado? Que perdas, frustrações tem murchado o seu interior e impedido que vá a luta? 


Oração: “Senhor, aumente a minha fé! Segure a minha mão e leva-me para os caminhos do perdão, da renovação. Trata das minhas feridas e faz de mim alguém sadio, equilibrado, consciente do Seu amor e da Sua graça. Alguém disposto a semear em Sua Seara. No nome precioso de Jesus Cristo. Amém!”

Citações
1 Salmos 34.8.
2 Hickman Jr., C. P.; Roberts, L. S.; Larson, A. Princípios integrados de zoologia. 11 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
3 Ruppert, E. E.; Fox, R.S.; Barnes, R.D. Zoologia dos invertebrados. Editora Roca, 2005, 1168p.
4 Hebreus 11.32-35.
5 1 Pedro 1.7.
6 Josué 3.15.
7 1 Coríntios 2.5.
8 Yancey, P. Oração – Ela faz alguma diferença? Editora Vida, 2007, 422 p.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

'Muda de vida ou muda de nome!'

Qual é a sua identidade?  - Aprendendo com o macaco-guariba (Alloatta caraya)
Texto Bíblico: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

Na selva Amazônica, caçadores atiraram e mataram três macacos guaribas adultos. A seguir, foram surpreendidos por uma saraivada de fezes, atiradas pelos companheiros dos que morreram. 

História triste, história de predadores. Quantos deles não circulam por aí, tirando o nosso sossego, a nossa segurança?
Temos ouvido com indiferença o noticiário de balas perdidas, tráfico de drogas, terrorismo, violências? Temos sido insensíveis ao sofrimento alheio? Assustador! 

Ah, precisamos refletir, voltar ao primeiro amor, sermos impactados pelo amor e pela graça de Deus em nós. Não podemos nos conformar; tomar a forma e a feição da indiferença com a dor alheia, com o pecado deste século.¹
O que temos visto hoje? Corrupção, impunidade, agressões! Livros, revistas, programas de televisão, sites, novelas que promovem adultérios, crimes sexuais de diversas ordens, drogas, traições, taras sexuais.
É possível que o cristão verdadeiro tenha prazer em assistir programas, filmes que ridicularizam pessoas humildes, que fomentam notícias sensacionalistas, em ler livros de sadomasoquismo ou jornais que 'se espremer sai sangue'? Não mesmo! 
O justo não se compraz com a desgraça alheia, não gosta de ver o mal, luta pela honestidade e, por isso, será abençoado com abundância: O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal, este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.²  
Fechar os olhos não é omissão e sim, desgosto, é se importar. Não dá pra cochilar, ficar indiferente diante do extermínio da entidade família, da falência da dignidade, dos valores que trazem segurança, sentido, alegria à vida social.
Os macacos, indignados, fizeram o que estava ao seu alcance, jogaram fezes nos invasores. Não defendemos revanche e sim um posicionamento concreto e firme do cristão quanto aos valores morais; maior critério, seriedade na escolha dos governantes, dos programas de televisão e dos livros que são lidos.
 
Quanto jovem, na classe de estudo bíblico da igreja, éramos estimulados pelo professor, Dr. Warwick E. Kerr, a enviar cartas a líderes, jornais, elogiando ou criticando certas atitudes, baseando-nos em valores cristãos.
Quando nutrimos pensamentos verdadeiros, justos, puros, amáveis fazemo-nos imitadores de Cristo.3,4 
Os pensamentos transformam-se em ações e delas germinam atitudes que formam o caráter e regem uma vida.5
Conta-se que certo general, revoltado com soldados omissos, perguntou para um deles o seu nome e ao ouvir que o nome do soldado era igual ao seu fica indignado e grita: "Muda de vida ou muda de nome".
Você tem dignificado o nome de cristão? Os primeiros cristãos fizeram diferença, transtornaram o mundo com mensagens de amor, transformação, santidade. Será que Jesus tem sussurrado, com tristeza, ao nosso ouvido: - Muda de vida ou muda de nome”? 

Para Refletir: As suas atitudes, palavras correspondem ao nome de cristão?  Tem enfrentado as injustiças sociais ou tem se calado perante a imoralidade, a violência, a corrupção?
Oração: “Senhor, perdão pela minha covardia. Dê-me ousadia para me posicionar, com amor e firmeza diante de tudo que entristece o Seu Santo Espírito. Que eu não me cale diante da dor dos aflitos e da sagacidade dos maus. Usa-me para fazer diferença em minha geração. Em nome de Jesus, nosso referencial. Amém!”

Citações
¹  Romanos 12.2
²  Isaías 33.15-16 - grifo acrescentado pela autora.
³  Efésios 5.1
4  Filipenses 4.8
5 Green, M. P., "Ilustrações Para Pregação Bíblica" (Illustrations for Biblical Preaching), (Grand   Rapids, Michigan: Baker Book House) 1989. 
* Fotos extraídas de: http://riosemargens.blogspot.com.br/2011/02/macaco-guariba-ou-bugio.html e http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=25681