“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


domingo, 24 de fevereiro de 2013

'Luz no fim do túnel...'

Texto Bíblico: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl 119.105).
      
Os insetos são atraídos intuitivamente para luz em busca de orientação, da liberdade e do alimento que precisam para viver.

        Como é terrível a escuridão! Anos atrás, eu estava com minha filha Deborah viajando de carro, numa estrada em manutenção. Já era noite e caía um forte temporal. A pista apresentava-se sem marcas, com desvios incertos. Em alguns pontos, alagamentos. A única coisa que enxergávamos era a luz difusa de muitos caminhões, nos dois sentidos, na nossa frente e atrás de nós. Com dificuldade, entramos na primeira cidade que avistamos. Recolhidas num hotel, oramos, agradecendo a Deus pelo livramento. Pela manhã, saímos tranquilas  A chuva persistia, mas a luz indicava o caminho.    

Assim é com a nossa vida. As trevas têm trazido desastre para muitos. Somente Deus é a fonte de luz que traz significado, orientação à nossa caminhada. Ele segura nossas mãos, desembaraça nossos pés. 
A Sua ausência resulta em angústia, medo, falta de expectativa, falta de visão, tal como a escuridão.
Os discípulos de Jesus, ao final de um dia cansativo, desceram para o mar, tomaram um barco e rumaram para Cafarnaum: “...já se fazia escuro e Jesus ainda não viera ter com eles”. O mar agitava-se por um vento contrário. O medo intensificou-se quando viram um vulto andando por sobre o mar e aproximando-se do barco. 
Jesus, porém, os confortou dizendo: - “Sou eu. Não temais!” (Mc 6.50).

Deus não nos prometeu bonança permanente. Há momentos de escuridão, de tempestades. 
Quando se faz escuro, podemos nos aquietar ao lembrarmos que Jesus não está alheio. Ele está vindo ao nosso encontro, como Senhor absoluto da nossa história. Jesus, luz enviada por Deus para tirar o mundo das trevas: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12).
Esse é o Deus que seguimos, Pai de amor que nos acode, que sempre está pronto para nos ajudar a enfrentar a escuridão. Deus presente, que nos conduz ao porto seguro! Quando O buscamos, Ele muda a nossa sorte. A tempestade vem para todos, mas somente os que creem no Seu poder, os que buscam Sua intervenção passarão por ela com o coração sossegado.

O mundo oferece muitas opções de luzes enganosas que acenam e, falsamente, prometem liberdade, mas que no final afastam o homem do propósito e da glória de Deus. Muitos, como os insetos, morrem se debatendo.
Muitas vezes, pela nossa limitação, visão embaçada e impaciência, não esperamos e nem enxergamos o livramento do Senhor. 
Louvado seja Deus que nos deixou a Sua Palavra, luz para não tropeçarmos nos obstáculos, lâmpada que indica o caminho. Luz que anima, que traz esperança.

Estava finalizando este texto e interrompi para dar café da manhã pro meu marido. Há 3 semanas atrás ele sofreu um acidente e quebrou 3 vértebras, porém, por um livramento de Deus, sua medula não foi atingida. Ontem passou um dia muito difícil, com muita dor. Acabou de me dizer: 'Eu estou tão animado, logo vou ficar totalmente curado!' 
Amém! Sim, nos cremos, Senhor! Há luz no fim do túnel! A Sua luz!
Jesus, a nossa luz no fim do túnel! A nossa esperança, a fonte da nossa alegria.

      Vamos buscá-Lo, com todo o nosso coração, sempre nos esforçando em obedecê-Lo, em todo tempo. Se nada parece acontecer, vamos aquietar o nosso coração e aguardar com tranquilidade, crendo que Deus jamais nos abandonará e, no momento certo, as portas se abrirão e então, presenciaremos fatos novos e extraordinários.
       Esperemos no Deus que tudo pode, no Deus cujos planos jamais serão frustrados, no Deus que cuida de nós como a 'menina dos Seus olhos'. No Deus que se deixa achar e reflete em nós a Sua luz, para que atuemos como luz do mundo: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4.18).

Para Refletir:

   Você tem andado ao léu, sem esperança? Parece que não há luz no fim do túnel?
   A quem você tem buscado? Que voz tem escutado? 
   Tem aquietado o coração, consciente da providência de Deus? 
   Tem buscado orientação na Palavra de Deus?


    Por intermédio da Sua Palavra, Deus aponta a direção, traz sentido, alegria à nossa jornada. 
      Durante a escuridão, Ele aproxima-se e nos conforta com Suas promessas:    

"Não fiquem com medo, pois estou com vocês; 
não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. 
Eu lhes dou força e os ajudo; 
eu os protejo com a minha forte mão" (Is 41.10 - NTLH).

Oração: “Senhor, obrigado por ter me resgatado das trevas para a Sua maravilhosa Luz. Obrigada pela Sua Presença que me anima, me fortalece. Continua, meu Deus, segurando bem firme nas minhas mãos porque preciso muito de Sua direção. Ilumina o meu caminho, não me deixe vacilar. Conduza-me, sob a sombra de Suas asas. Em nome de Jesus, que nos capacita a receber e a refletir a Sua luz. Amém!”.


“Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor” (Is 2.5).

Nota: Leomam voltou a dar aulas mas precisou interromper e retornar ao repouso absoluto até na última quinta feira quando então, os exames mostraram que, finalmente, seus ossos da coluna estão totalmente consolidados, não havendo necessidade de cirurgia. Ontem (15/05/2013), finalmente, ele retornou às suas atividades de professor.
Como Deus é bom e como feito maravilhas no nosso meio! 
Neste período tivemos boas e incontáveis surpresas vindas de um Deus que nunca deixa de cuidar de nós. 
Obrigada Senhor! Louvado seja o Seu Santo nome!
Ao Senhor toda honra, toda nossa adoração. SOLI DEO GLORIA!!!

Um comentário:

Marilene disse...

Linda mensagem querida, como sempre edificadora e prática. Deus abençoe vc e nessa tempestade que vcs estão passando a boa mão do Senhor os conduza ao porto seguro. Amo vcs, são preciosos amigos, irmãos em Cristo que Deus colocou no meu caminho. bjs