“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 23 de novembro de 2013

'Nem tudo que reluz é ouro'

Ilusão ou eternidade? - Aprendendo com o vagalume do cerrado (Pyrearinus termitilluminans)
Texto Bíblico: “... como um leão que ruge, que arrebata a presa, assim eles devoram as almas; tesouros e coisas preciosas tomam, multiplicam as suas viúvas no meio dela... Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa para derramarem o sangue, para destruírem as almas e ganharem lucro desonesto”¹.

No cerrado do Centro Oeste do Brasil existem larvas de um besouro capazes de emitir luz verde amarelada2. Em noites quentes e úmidas enfeitam com exuberância cupinzeiros de até 2 metros de altura, emitindo um brilho que atrai mariposas, vespas, formigas, cupins. Cada luzinha intensa e atrativa nada mais é que uma larvinha de tocaia, prestes a atacar e devorar presas incautas.
“Nem tudo o que reluz é ouro...”. Provérbio popular que ensina que as aparências enganam. Consideração importante numa época de multiplicação incontrolável de seitas e filosofias.
Paulo já se referia aos falsos irmãos que se intrometem sorrateiramente dentro das igrejas, impondo fardos pesados do legalismo, condutas estranhas à Palavra, levando o povo à servidão3. Alguns operam sinais e prodígios e, como as luzes das larvinhas, enganam e desviam até os eleitos para caminhos de morte4.
Falsos doutores, reverenciados por títulos, amantes de si mesmo, propagando ensinos de homens, distorcendo a verdade pura do Evangelho de Cristo. Lobos vestidos de ovelhas que devoram suas presas dizendo: “Assim diz o Senhor Deus, sem que o Senhor tenha falado”5.

Nem tudo que reluz é ouro. Nem toda obra, mesmo que use a Palavra de Deus, vem de Deus. O povo de Deus tem que provar, discernir se os espíritos são de Deus6. E o que não é de Deus, é inimigo de Deus.
Como diferenciar? Conhecendo a Palavra, a sã doutrina. O povo de Deus tem sido destruído, se envolvido em doutrinas falsas porque lhes falta o conhecimento7
Sou fã da Escola Bíblica Dominical (EBD), da qual sou aluna desde os meus 15 dias de idade. Assim, lamento profundamente muitas igrejas estarem cancelando esta oportunidade ímpar de aprender, resolver dúvidas, trocar experiências.

A falta de conhecimento da Palavra tem desencadeado um comércio de ilusões, falsas promessas, Tem feito com que muitos saíam dos templos satisfeitos com sua vidinha espiritual medíocre e famintos por prosperidade financeira, distantes do projeto eterno de Deus. Laços de destruição. Luzinha verde, brilhante e charmosa dos cupinzeiros que gera morte.
http://e-cerrado.com/entrevista-vadim-viviani/
Há quem diga que o verdadeiro profeta de Deus traz esperança, mas traz palavra de repreensão, arrependimento, mudanças. Muitas vezes, as mudanças vêm com perdas materiais pra que a eternidade tenha espaço em nosso coração. 
'Deus nos chama pra recebê-Lo e desfrutar do peso leve e significativo da eternidade e excelência em tudo que fizermos, em nossos princípios e relacionamentos. É ir ao encontro d'Ele com ardor, não pelas benesses, pra resolver nossos problemas ou pelo pão que estraga (Jo 6.27) e sim por uma vida digna de ser reproduzida por outros, que transmita valores que ministram comunhão com Deus, cura, alívio, paz' (Rev. Magno Paterline*).

O verdadeiro profeta traz, ao coração de todo aquele que crê, tristeza pelo pecado; disposição de mudar, de assumir compromissos com Deus e a Sua vontade.
Deus procura homens que tapem o muro, que se coloquem na brecha perante Ele, a favor da terra8. Oxalá Ele encontre em nós intercessores, famintos pela sã doutrina, que levantem um clamor em favor desta geração.

Para Refletir: Você tem buscado aprender a Palavra de Deus? Quando escuta a respeito de novas tendências, novas doutrinas têm clamado a Deus por discernimento? Ou tem corrido atrás delas?

Oração: “Senhor, obrigado pela Sua misericórdia, que se renovou nesta manhã. Trata comigo, dá-me discernimento, conhecimento da Sua vontade, da Sua sã doutrina. Obrigada pela Sua Palavra que ilumina, com luz de vida, minha caminhada. Coloca-me na brecha, junto ao Seu trono de Glória, como intercessor de minha família, da minha geração. Que eu nunca me desvie da Sua presença e não me deixe enganar por falsos preceitos, falsos profetas. Em nome de Jesus, Único e Santo caminho até a Sua presença, amém”.

¹  Ezequiel 22.25,27.
2 Redford, K.H.1982. Prey attraction as a possible function of bioluminescence in the larvae of Pyrearinus termitilluminans (Coleoptera: Elateridae). Revista Brasileira de Zoologia 1 (1): 31-34.
3 Gálatas 2.4.
4 Mateus 24.24.
5 Ezequiel 22.28b.
6 1 João 4.1.
7 Oséias 4.6.
8 Ezequiel 22.30.
* Mensagem do Rev. Magno V. Paterline na IPCG – Gama (Brasília – DF) no dia 22/09/2013 - http://www.ipcg.org.br/index.php?option=com_webplayer&wid=10




Nenhum comentário: