“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

'Muletas ou asas? A escolha é sua!'

Muletas ou Asas? - Aprendendo com as águias (Haliaetus leucocephalus)
Texto Bíblico: “Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor, renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40.30-31).

            Alguém disse: “Se Deus quer realizar um pequeno milagre, nos coloca em situações difíceis; se Ele quer realizar um extraordinário milagre, Ele nos coloca em situações impossíveis”.
A águia, ave de rapina é muito admirada pela sua imponência e força. Possui olhos pequenos e vigilantes, enxerga oito vezes melhor que o homem e mergulha no ar a mais de cem quilômetros por hora, em busca de sua presa.
Deus compara os que esperam n’Ele com a águia. Para estes, Deus promete compartilhar segredos (Jr 33.3), visão (Jó 42.5), forças multiplicadas (Is 40.29) e poder (2 Tm 1.7). Este é o nosso Deus, que oferece, a cada um de nós, asas funcionais e não muletas.

Jesus Cristo perguntou a um paralítico se ele queria ser curado e ao invés de responder imediatamente que sim; o homem começou a se queixar de sua vida de solidão, derrotas, que ninguém o levava ao tanque dos milagres. Jesus diz: “Levanta-te, toma o teu leito e anda” (João 5.1-18).  Ou seja, chega de choro, para de esperar muletas, tome uma atitude.
Quantas vezes nossa vida fica empacada porque ansiamos por transformações, mas não mudamos o que compete a nós? 
Já pensou por que nossos pés são virados pra frente? Creio que é porque o nosso Deus quer que avancemos.

Com este paralítico aprendo a revelar ao Pai o meu sonho, o que faz brilhar os meus olhos e o que abate o meu coração. 
Aprendo que somente Deus pode dar uma guinada na minha história, mudando minha visão, dando-me sonhos com asas e não com muletas. Não preciso delas e muito menos do tanque. Preciso sim, da fonte de águas vivas, de Deus que me capacita a mover minhas próprias asas e me dá direção. 

Preciso da ‘fé que movimenta asas abertas’: parceria entre o poder e o amor ilimitado de Deus e o homem, que se dispõe a desfrutar do sobrenatural do Pai, a abrir seus olhos para novas possibilidades.  

Certo garoto pediu ao seu pai pra remar o barco sozinho. Porém, por mais que se esforçasse, o menino não conseguia avançar e a canoa ficava girando, em círculos. Então o seu pai disse: 'Sabe como chamam estes remos? Um chama  e o outro agir. Para que funcionem adequadamente tanto a fé como o agir tem que receber a mesma força, ao mesmo tempo’.
Ah, mas você pode falar: 'Você não sabe como eu estou. Sinto-me tão fraco, com uma fé tão pequena. Já me contento com muletas'. 
Eu não conheço a sua situação, mas Deus sabe. Ah, Ele sabe. Ele conhece o tamanho da sua dor, o calibre da sua fé. Anime-se! Desabafe, abra o seu coração, conte tudo a Ele, suas lutas, fraquezas. Peça que sua fé aumente porque somente Deus pode fortalecer nossa musculatura e nos preparar pra novos horizontes!
Um amigo perdeu o emprego. Desesperado, mudou-se com sua esposa e filho pra casa de seus pais. Ali, começou um novo empreendimento, fabricando um produto da melhor qualidade e vendendo-o com um lucro baixo. Hoje, é um empresário muito bem sucedido, com franquias em vários estados brasileiros.

Para Refletir: O que tem paralisado sua história? Medo? Teimosia?  Incredulidade? Disponha-se a ir em busca dos seus sonhos. Quais são eles? Estão de acordo com as promessas de Deus? Se sim, anote cada sonho, cada promessa relativa a ele, estabeleça etapas e as estratégias para atingir cada um deles e persevere sempre, sob a orientação de Deus. 

Oração: “Senhor, dê-me visão e ousadia. Quero sonhar os Seus sonhos para minha vida. Aumenta minha fé e mostra-me o que precisa ser mudado nos meus sentimentos, palavras, atitudes. Quebranta meu coração para que eu entenda e dá-me entusiasmo pra avançar de modo que minha vida seja tão somente para o Seu louvor. Amém”.

       


Nenhum comentário: