“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 19 de julho de 2013

'Vencedor ou Perdedor?'

O quadro abaixo, de autoria do Pr. Marcos Roberto Garcia, considera que as características de pessoas bem sucedidas e fracassadas são:

Pessoa de sucesso: reconhece suas falhas e as qualidades dos outros. Por isso perdoa, respeita o jeito de ser do outro, gosta de aprender (lê, troca idéias e informações, anota, aceita mudanças), tem alvos e busca cumpri-los.
Pessoa fracassada: não reconhece suas falhas e nem as qualidades dos outros. Por isso não perdoa, é rancorosa, culpa os outros, não busca aprender, vive sem objetivos, com medo de mudanças.

Feito pelo Pr Marcos Roberto Garcia
Muito interessante! Precisamos realmente conferir se a nossa ira tem sido substituída pelo amor, pelo perdão. Se temos cultivado a alegria, o respeito pelo outro, se temos desenvolvido e perseverado em bons objetivos, dentre eles o zelo pelo nosso interior.

E o mundo? Como avalia o sucesso de uma pessoa?
Bens materiais, status social, títulos, capacidade de se impor (poder).
A Bíblia diz que muitos 'se acham' e, no entanto, são infelizes, miseráveis, pobres, cegos e nús (Ap 3.17). Diz ainda que quando reconheço minha fraqueza, minha pequenez, torno-me forte, aperfeiçoado no poder que vem de Deus (2 Co 12.9-10).
Perguntaram para o contador de um milionário que acabara de falecer: - 'O que ele deixou?' O contador respondeu: - 'Deixou tudo, não levou nada com ele'. Realmente, nunca vi um caixão com gavetas.
Por sua vez, o status social, o poder são difíceis de alcançar e são passageiros. O preço para mantê-los é muito alto e a velhice faz com que muitos morram sozinhos, no ostracismo.

Fiquei meditando sobre as características de uma pessoa bem sucedida? Creio que é alguém que:
1. Almeja agradar a Deus e tem como objetivos ajuntar tesouros eternos (Mt 6.19-21).
2. É feliz e bem resolvido, independente da situação. As crises são enfrentadas como oportunidades pra amadurecer, como desafios instigantes a serem superados sob a chancela do Pai. É sonhador de olhos abertos, com o coração cheio de esperança, imune a prisões, privacidades, provações.
3. Tem relacionamentos intensos, sinceros e duradouros porque ama com desprendimento, perdoa com misericórdia porque sabe que também foi perdoado por Deus.
4. Tem disposição em melhorar, aprender, se superar, não para mostrar aos outros e sim porque o que mais sonha é fazer a vontade do Pai. 
5. Não tem do que se envergonhar porque evita mentir, adiar obrigações; luta pra honrar suas promessas e, quando necessário, tem humildade pra voltar atrás e pedir perdão. Dorme tranqüilo (Sl 4.8) porque sabe que Deus está no controle (Sl 121.3-4).
6. Cuida de seu corpo, da sua alma, do seu intelecto, dos seus relacionamentos como bom mordomo.
7. Tem consciência de que nunca está sozinho, porque conhece a Deus e sabe que Ele jamais o abandonará, crê ainda que os Seus planos jamais serão frustrados (Jó 42.2).

A maior prova do seu sucesso é a fé no Deus Todo Poderoso, a  disposição e a perseverança em buscá-Lo, todos os dias de sua vida porque com Ele somos mais que vencedores (Rm 8.37)! ALELUIA!!!
A pergunta que mais interessa não é o que os outros pensam de mim e sim: 'O que Deus pensa de mim, do que tenho feito, do que tenho cultivado em meu coração. Quem sou eu pra Deus?'
Eu tenho honrado minha aliança com Ele? Tenho ansiado pela Sua Presença?

Então, posso ter a certeza, vinda de um Deus que não mente, que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Ele tem preparado pra mim (1 Co 2.9).
Tenho a convicção de que não sou vencedor por mim mesmo, porque nada mereço. Mas, eu sei que as misericórdias do meu Deus se renovaram a cada manhã (Lm 3.22-23) e assim, sou mais que vencedor por meio daqu'Ele que me amou.
Deus de poder e graça, El Shaddai, O Todo poderoso (Ex 6.3), O grande vencedor, dono de todas as coisas, da prata e do ouro e o Senhor dos Exércitos que nos concede a paz (Ag 2.8-9)!!! ALELUIA!!!
Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. 
A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! 
Deus, a razão do meu respirar e do meu existir!!!
Deus, o verdadeiro e o Único vencedor! SOLI DEO GLORIA!!!

Nenhum comentário: