“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 1 de julho de 2013

'O que rola?'

Aprendendo com o besouro rinoceronte rola-bosta (Digitonthophagus gazella).
Texto Bíblico: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.¹

- “Sabe qual animal é o mais forte do mundo?” 
-  "Elefante?" 
- "Não!"
- "Rinocerante?" 
- "Não!" 
http://www.cpafro.embrapa.br/portal/a_unidade/laboratorio/sanidade_animal/
Muitos acreditam que o animal mais forte do mundo é o besouro-rinoceronte (Dynastes hercules), morador dos bosques tropicais e equatoriais da América Central e do Sul. Ele é capaz de sustentar um peso superior a oitocentas vezes o seu próprio peso.2 Outro besouro muito forte é o rola-bosta. - “Por que este nome?” - “Porque é o que ele faz, ele rola bosta”.

Alguém poderia dizer: - “Como pode? Que desperdício de força!”. 
Porém, esse inseto é de grande proveito. Em 1989, ele foi importado dos Estados Unidos pela Embrapa (Brasil), para ser usado no controle biológico contra o parasita de bovinos: a mosca-do-chifre.
Um casal de besouros enterra cerca de sete quilos de fezes de bovinos por ano (a cerca de 30 centímetros de profundidade do solo3), controlando em até 40% a população da mosca-do-chifre e melhorando o nível de fósforo e cálcio do capim ao favorecer a absorção de nutrientes pelo solo. 
Sua atividade evita perdas de nitrogênio e reduz a liberação de amônia, que é tóxico à pastagem. Além disso, ao cavar galerias no solo aumenta a aeração do terreno e a infiltração de água. Dispersor de sementes de frutíferas4, tornou-se uma espécie altamente desejável nas pastagens.

Uma reflexão (origem desconhecida) me impactou: – “Qual o local mais rico da terra?” Os campos de petróleo da Arábia Saudita? As minas de diamante da África do Sul? Segundo o autor o lugar mais rico do mundo é no cemitério. A explicação é que num cemitério, enterrado no solo, há sonhos não concretizados, telas nunca pintadas, poesias e canções nunca publicadas, invenções nunca testadas, projetos não realizados, igrejas nunca construídas, relacionamentos desperdiçados. Quanto potencial perdido!
Multidões de pessoas, possuidoras de tantos atributos e talentos que morreram sem fazer uso devido deles.

Entretanto, existem muitos que, apesar de ainda estarem vivos, enterraram  oportunidades e talentos preciosos, recusando-se em desenvolvê-los. Ao contrário do resultado da atividade deste besouro, deixam de contribuir para melhorar o ambiente em que vivem. 
Isso nos leva a meditar. - 'Quais são as nossas aptidões, habilidades? Como temos usado o potencial que borbulha dentro de nós, em prol da humanidade? Estamos, ainda em vida, sepultando idéias, ideais, amor, perdão, entusiasmo, poemas?'  
Há tanta escassez de sonhos elevados, de relacionamentos expressivos! Os dons que Deus nos deu são sementes para serem usadas, plantadas, adubadas e, jamais descartadas.

Precisamos confessar como Martin Luther King (1929-1968): “Eu tenho um sonho”.5 Aspirações dignas de um filho de Deus, sonhos extraordinários. Precisamos resgatar e tirar a poeira de antigos sonhos. Seja oferecer um ombro amigo, seja desenvolver o dom da música, da pintura, de uma vida profissional profícua. Enfim, empenhar-nos, dentro das nossas possibilidades em tornar o ambiente em que vivemos mais fecundo, mais encantador, como servos bons e fiéis.6

Para Refletir: Quais são os seus talentos, os seus sonhos? Tem feito bom uso deles? Tem deixado as suas habilidades fluírem, se desenvolverem? O que tem feito em prol da natureza, do seu próximo e da sociedade em que vive?

Oração: “Deus de amor, obrigado pelas oportunidades que tem me dado, com tanta generosidade! Ajuda-me a ter o coração sensível e não enterrar os talentos que tenho recebido. Que eu possa fazer bom uso deles, cumprindo o Seu Projeto. Dê-me visão, disponibilidade, intrepidez, de modo a ser útil aos que me rodeiam. Em nome de Jesus, amém”

 2 Timóteo 4.7.
2 Rassart, M. ; Colomer, J-F;  Tabarrant, T.; Vigneron, J.P.  Diffractive hygrochromic effect in the cuticle of the hercules beetle Dynastes Hercules. New Journal of Physics, v.10, 2008.
3 http://www.cnpgc.embrapa.br/, acessado dia 12/09/2007.
4 Bertone, M. A., Green, J. T., Washburn, S. P., Poore, M. H., and Watson, D. W. 2006. The contribution of tunneling dung beetles to pasture soil nutrition. Online. Forage and Grazinglands doi:10.1094/FG-2006- 0711-02-RS.  In: http://www.plantmanagementnetwork.org/pub/fg/research/2006/beetle/ Acessado dia 
          24/11/2008.
5 I Have a Dream: The Story of Martin Luther King in Text and Pictures. New York, Time Life Books, 1968.
 Mateus 25.21, 26.



Nenhum comentário: