“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

'Saindo da toca do medo!'

Saindo das tocas - Aprendendo com a raposa-do-ártico (Alopex lagopus)
Texto Bíblico: “O Senhor afastou as sentenças que eram contra ti e lançou fora o teu inimigo. O Rei de Israel, o Senhor, está no meio de ti;

tu já não verás mal algum” (Sofonias 3.15).


A raposa das neves ou raposa-do-ártico vive em regiões extremamente frias do Hemisfério Norte. Possui focinho e patas curtas, orelhas pequenas e arredondadas, o que reduz a exposição ao frio.

Os pêlos das solas de suas patas garantem o aquecimento e aderências em locais lisos e escorregadios como gelo. O adulto é pequeno, com cerca de cinqüenta centímetros de comprimento e trinta de altura.


No geral, a raposinha é rechonchuda, coberta com pelagem longa, densa e sedosa, que mantém a temperatura interna.

O pêlo é castanho no verão e branco no inverno; ou castanho o ano todo, em locais de clima ameno.

A pelagem que, por um lado, garante um isolamento térmico invejável, torna a raposa uma presa valiosa para os caçadores interessados em comércio de peles.

 Foto extraída de: http://worldwildlife.org/photos/arctic-fox-canada--2


Para se protegerem melhor, vivem em grupos, escondendo-se em buracos, cavados por elas mesmas ou por seus ancestrais, em regiões rochosas ou em tundras. Acredita-se que existem cavidades utilizadas há centenas de anos.  Essas tocas podem apresentar áreas extensas de até trinta metros quadrados, com diversas entradas conectadas por túneis.


Considerando essas condições, poderíamos lamentar a vida difícil desses bichinhos dentro de esconderijos abafados e gelados, em locais perigosos e escorregadios; perseguidos brutalmente por caçadores.


Infelizmente, existem muitas pessoas que se sentem assim. A vida tornou-se sem sentido, incolor, assustadora. Sentem-se acuadas, incompreendidas e consideram sua rotina diária estressante e ameaçadora.  


O nosso Deus tem uma Palavra de conforto.

Ele diz que nenhuma arma ou palavra preparada contra os Seus filhos prosperaria. Deus nos garante liberdade e o desfrute de uma vida plena se confiarmos n’Ele e não ficarmos focados nas circunstâncias.

A fé nas Suas promessas e a obediência à Sua vontade afastam heranças sinistras e o medo. Traz a certeza que, no devido tempo, o que nos aflige será afastado e a nossa sorte mudada:

Não mais uma vida de medo, de aflições, de fugas.

Não mais uma vida em cavernas, de anulações, preocupações.

Não mais uma vida engessada, de braços frouxos, infrutíferos, de pernas cambaleantes.

E sim, uma vida que agrada a Deus, que cumpre o Seu Projeto, preparado desde a eternidade para os Seus amados filhos.


Nossa tenda é guardada por Deus e Ele é fiel.

Louvado seja o Seu Santo nome!

Tempos atrás, submeti-me a um concurso. Sentia-me habilitada, preparada em todos os quesitos. Entretanto, um detalhe banal feriu o ego de um dos membros da banca examinadora. Durante o processo, percebi que alguma coisa estava errada. Em minha casa, orando, Deus confortou o meu coração por meio do versículo:

“Toda arma forjada contra ti não prosperará;

toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás;

esta é a herança dos servos do Senhor

e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor” (Is 54.17).


Foi muito interessante porque, em 3 ocasiões durante a avaliação, essa pessoa, visivelmente, tentou me derrubar, porém Deus me deu livramento ao ponto dela declarar: - ‘Você tem muita sorte’ e, então, eu pude testemunhar: - ‘Não é sorte, é benção de Deus’
Deus vivo, que zela por nós até enquanto dormimos. ALELUIA!

É bom demais fazer o que compete a nós e depois, descansar, aquietar o nosso coração, em Deus.


Para Refletir: Você é criatura ou filho de Deus? Você tem buscado a presença poderosa de Deus Pai em sua vida? Ou tem se escondido em cavernas, numa vida infeliz, com os braços frouxos, dominado pelas aflições e ameaças?

Oração: “Senhor, meu Pai, em quem eu confio, tenha compaixão de mim. Que este novo ano seja um período de reconstrução na Sua Presença. Peço que elimine do meu meio toda herança, toda determinação de homens que posssam tolher ou prejudicar minha vida. Sejam envergonhados e confundidos os que pelejam contra mim. Que eu saia da toca do medo, da covardia e avance, com ousadia, rumo ao alvo. Cria em mim um coração puro, sem engano, sem soberba. Encha o meu coração de humildade, de mansidão e faz de mim um adorador Seu, preparado  e disponível para toda boa obra. Em nome de Jesus, amém”.


Nenhum comentário: