“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"Como evitar que uma tristeza profunda se transforme em depressão?"

Jesus: Da Tristeza Profunda ao Trono Celestial
 (Parte adaptada do capítulo do Livro: Vida Plena editado pela ABBA Press)

Jesus, conhecendo o vale escuro que ia atravessar e que O levaria até a Cruz do Calvário, fica profundamente triste até a morte. 
Neste estado de tamanha angústia, como Jesus Cristo agiu? 
O que devo fazer pra que uma tristeza profunda não se transforme numa depressão? 
Meditando em Mateus  26.36-46, Jesus Cristo me ensina a:

1.      Não me acomodar: 
Jesus leva os discípulos para um local especial, aprazível, onde pudessem gozar de privacidade junto ao Pai. Levou-os para um jardim (Getsêmani), próximo a Jerusalém, situado ao pé do Monte das Oliveiras.
2.      Convidar bons amigos para estarem comigo: 
Jesus Cristo convidou três dos seus discípulos, aqueles especiais: Pedro, Tiago e João, que estiveram com Ele em momentos altamente significativos, como na transfiguração (Mt 17.1-8), para O acompanharem.
3.      Desabafar, revelar, abrir o meu coração
Jesus revela que a Sua alma está profundamente triste, até à morte (Mt 26.38). Pede que eles fiquem e vigiem com Ele.
4.      Orar, clamar e entregar tudo nas mãos de Deus
Ele intensificou as Suas orações, clamou por ajuda, mas Se dispôs a obedecer à vontade do Pai.

Precisamos impedir que a depressão faça morada em nosso coração. 
Quando a tristeza vier, aprendo a enfrentá-la, perguntando-me: “Por que estou triste? Há alguma coisa que eu possa fazer? O que Jesus Cristo faria no meu lugar?” 
Se houver algo que eu possa fazer, aprovado por Deus, vou em frente! 
Se não há o que fazer, devo entregar a situação nas mãos de Deus, me aquietar e aguardar: “Guarda silêncio e ouve, ó Israel” (Dt 27.9).

A dor pode ser a oportunidade de Deus tratar, amadurecer o nosso interior; resolver pendências, produzir perseverança, quebrar barreiras,  ter oportunidade de revelar o Seu amor e estreitar o relacionamento de Pai e filho (Sl 34.19; Is 48.10; Rm 5.3; 8.35-37; I Pe 1.6-7; I Pe 5.10). 
Quando sofremos na presença de Deus, nosso interior é fortalecido como um osso quebrado que, ao cicatrizar, torna-se mais forte, mais resistente.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito (Rm 8.28). 

Cremos ainda que nenhum sofrimento será superior às nossas forças, e como co-herdeiros com Cristo, seremos consolados (2 Co 1.5-7) e, no devido tempo, glorificados (Rm 8.17). Mesmo que passemos por tribulação, a vitória final será nossa, por Cristo Jesus.
A Bíblia registra muitas histórias de homens que enfrentaram momentos de intensa tristeza, angústias e solidão em suas vidas. Alguns entraram em depressão. 
No entanto, os que buscaram a Deus foram tratados e atravessaram desertos sem perderem a compostura, a dignidade e a fé. 
 “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inescrutáveis, os Seus caminhos!... Porque d’Ele, e por meio d’Ele, e para Ele são todas as coisas. 
A Ele, pois, a glória eternamente. Amém” (Rm 11.33-36).

 Aprendemos que precisamos ser e fazer bons amigos que, no devido tempo, nos confortam e, em outros, nos repreendem com amor, para que possamos acertar os nossos caminhos (Pv 27.5-6, 9).
 O apóstolo Paulo, quando enfrentou uma situação de grande impacto na sua vida, apelou aos amigos. Paulo revela suas lutas, seus temores, suas tribulações e o conforto que sente com a chegada de seu amigo Tito (2 Co 7.5-6). 

 Tempos atrás, uma amiga passou por uma tristeza profunda decorrente de um grande desgosto. Passamos a nos reunir para o café da manhã em minha casa, todos os dias, juntamente com outra amiga em comum. Durante semanas oramos, meditamos na Palavra, choramos e nos consolamos. Os motivos da dor não passaram, mas Deus deu libertação, alegria e grandes vitórias pra ela e sua família e, creio, que muita benção vai ainda acontecer. Continuo aqui, na torre de vigia, deleitando-me e fortalecendo o meu coração ao ver o agir de amor de Deus Pai. 

           Jesus Cristo, após orar pela terceira vez, volta-se para sua realidade disposto a enfrentá-la e anima seus amigos a se levantarem também. 
           Sabemos que Jesus Cristo sofreu muito até morrer injustamente, por mim e por você. Foi enterrado, porém hoje, sua tumba está vazia porque ressurgiu dos mortos e está assentado no trono celestial, à destra de Deus. 
           
Tumba em Jerusalém

           “Deus o exaltou sobremaneira para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.9-11).  

           Como você está? Está passando por aflição, medo, por uma grande angústia? 
           Reflita sobre o que Jesus fez quando passou pela dor da traição, do abandono, da oposição, da injustiça. A Bíblia nos ensina a imitá-lo. 

           Façamos isto, sem esquecermos que, após a entrega total, chegará a hora de nos levantarmos para enfrentar, sempre com fé no coração, confiantes nas promessas do Pai:
 "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, 
nem jamais penetrou em coração humano 
o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” – 1 Co 2.9


ORAÇÃO: "Senhor, chego à Sua Presença no nome de Jesus Cristo. 
Eu confesso que tenho pecado contra o Seu Santo Espírito e 
peço perdão (especifique cada um deles...). 
Peço que o Seu sangue me limpe, me purifique de cada pecado confessado e 
também daqueles que, por esquecimento, não confessei. 
Sei que o Senhor conhece o meu sofrimento e 
creio que ouve o meu clamor. 
Peço que, pela Sua misericórdia, me conceda amigos de verdade, 
confiáveis que possam me ajudar neste momento. 
Pai, se porventura, eles não forem fortes o suficiente para vigiarem comigo, 
me dê forças para vigiar e para me levantar e cumprir a Sua vontade, seja ela qual for.  
Obrigada, desde já, porque estou certo de que nada poderá me separar do 
Seu tão grande e doce amor e isto é o que importa pra mim. 
Em Jesus, meu Salvador e Referencial, amém"

Nenhum comentário: