“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Jonas 4: Jonas faz birra e Deus ensina misericórdia.

Jonas 4: Jonas faz birra e Deus ensina misericórdia.

            O final da história é muito interessante. Jonas fica irado e pede pra morrer  (v.1, 3) porque Deus não eliminou os ninivitas. Diz que sabia, de antemão, que Deus ia se compadecer deles e não os destruiriam, justificando assim a sua fuga.

            Deus, com toda paciência, pergunta: - “É razoável essa tua ira?” (v.4). Jonas sai da cidade, assenta-se à sombra pra ver o que aconteceria com a cidade. Deus faz nascer uma planta que faz sombra para Jonas e, no dia seguinte, envia um verme que fere e seca a planta. Ao nascer do sol, manda um vento e Jonas fica quase desfalecido, pedindo a morte.

            O que eu aprendo com esta história?

1. A misericórdia e a paciência de Deus são imensuráveis.
“Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai” (Lc 6,36)
            A palavra misericórdia vem do latim: miser (miséria) e cordis (coração). Deus coloca o Seu coração na minha miséria e me dá, por amor (Efésios 2.4), o perdão, a salvação que eu não mereço (Tito 3.5). 
          Isto é tremendo! A misericórdia de Deus me atrai, me envolve, traz alento ao meu coração: Deus não desiste de mim! ALELUIA!

Entretanto, como Jonas, muitas vezes demonstramos egoísmo, imaturidade. Ficamos no camarote priorizando o nosso conforto, vitórias, bem estar; priorizando futilidades; abrindo brechas para o pecado da cobiça, da injustiça e, muitas vezes, insensíveis à dor e a luta do nosso próximo. 
 Deus nos ensina que a Sua motivação, os Seus valores são diferentes. Deus aprecia o quebrantamento, a renúncia, a submissão, a salvação do perdido (1 Timóteo 2.4). Pedro renunciou a tudo para seguir Jesus.
Que Deus desperte o nosso coração e nos ensine a praticar a compaixão.

2. Deus intervém para que O busquemos mais, para que aprendamos com Ele!

Deus chama Jonas à razão. Como ele pode ter compaixão por uma planta efêmera e não ter misericórdia de uma grande cidade, com 120 mil pessoas?
Deus revela a Sua prioridade. Intervém diretamente nas circunstâncias (planta, verme, vento, sol) para nos incomodar, para nos forçar a sair do nosso castelo, da nossa alienação. É o canto do galo que acorda e transforma Pedro. São palavras, obstáculos: despertadores de Deus em nossas vidas.

Certo pastor, conferencista renomado, com a agenda lotada para os próximos dois anos, ficou muito enfermo. No leito do hospital questionou. Como ficar ali, com todo potencial de comunicação, que Deus tinha lhe dado, completamente represado? Deus fala ao seu coração: - “Você tem falado muito de mim e pouco comigo. Tem carregado a obra sobre os seus ombros como se ela dependesse de você. Não é isso que Eu quero. Você está aqui para ser tratado por mim. Valorizo mais você do que o seu trabalho. Quero que aquiete o coração e se fortaleça na minha Presença!

3. Os resultados pertencem somente a Deus!

            Aprendo que preciso fazer o que compete a mim e, todo resto, pertence a Ele! Isto deve sossegar o meu coração: “... Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4.6).
       Deus está mais interessado do que nós na salvação do perdido. Somos instrumentos, graças à Sua inexplicável graça. A obra é d'Ele e é um privilégio, uma dádiva podermos participar dela, mesmo com toda nossa insignificância.        
Para Refletir:
Quais têm sido suas prioridades? Conforto? Status social?
      Tem obedecido ao “Ide” ou tem fugido, como Jonas? Usando desculpas, acusando o outro pela falta de oportunidades?

            Visitei o Museu do Cairo onde tem a múmia de Ramsés II. Há quem diga que foi o faraó que dificultou a saída do povo do Egito, sob a liderança de Moisés.

De qualquer forma, a sala das Múmias nos faz refletir. O tempo de fazermos o bem e deixarmos um legado digno é hoje, agora. Dias virão em que isto não será possível. Que possamos fazer dos anos que nos restam um pomar repleto de frutos eternos, pra honra e glória do nosso amado Pai.

A ELE E, SOMENTE A ELE, TODA GLÓRIA E TODA A NOSSA ADORAÇÃO!!!
Soli Deo Gloria!!!

Nenhum comentário: