“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Jonas 3: Jonas e Deus: parceria bem-sucedida!


Jonas 3: Jonas e Deus: parceria bem-sucedida
 Certo homem ouviu uma ordem de Deus. Ele deveria, todos os dias, empurrar uma rocha que existia na frente da sua casa. Obediente, todos os dias ele empurrava o rochedo com todas as suas forças. O rochedo não se movia.
Este homem, aborrecido, falou com Deus: - “Pai, estou aqui obedecendo, empurrando este rochedo e ele não se move. O que o senhor quer de mim? Estou cansado!”  
Deus respondeu: - “Eu mandei você empurrar, não mover a rocha. Quem move sou Eu, quando me aprouver. A sua função é empurrar. Você não percebeu a diferença, mas está mais forte, mais calejado, mais capacitado para a missão que terei pra você”. 
O que eu aprendo com esta ilustração e com a história de Jonas 3?
Muitas vezes trabalhamos, corremos, labutamos, seja nos afazeres seculares ou mesmo na igreja e parece que nada acontece. Queremos resultados imediatos e sentimo-nos esgotados, frustrados. Tudo parece estagnado.

Aconselhamos pessoas e para nós, a solução é tão evidente. Temos a fórmula na ponta da língua. Ficamos aflitos, querendo resolver o problema do outro e o outro não nos compreende, não reage. 
Falamos da nova vida que somente Deus pode oferecer e, muitos, ouvem apáticos, não se movem, não se comprometem. 
Temos certeza que Deus poderia mudar totalmente sua história, sua família e a indiferença que demonstram, suga nossa seiva.

Angustiava-me ver pessoas passando por aflições, rejeitarem convites para ouvir de Deus, para serem tratadas por Ele. 
Até que percebi o quanto estava errada. A obra e os resultados pertencem a Deus. Não preciso me afligir, preciso empurrar a pedra com alegria e, em oração, e esperar que Deus a mova, que o sobrenatural aconteça. 

Quantos pastores estão hoje queimados, esgotados porque oram, jejuam, trabalham e suas igrejas não crescem. Alguns ficam envergonhados porque ao fazerem apelo após a mensagem, ninguém se mexe, ninguém aceita o desafio.

Isto é chamado de “complexo de Messias”. Jesus Cristo, o Único e Verdadeiro Messias, não teve este problema. As multidões esperando e Ele retirava-se para orar (Lucas 5.16).

Dependência do Pai.
Como precisamos aprender com Jesus. Termos consciência (na prática, não somente na teoria) que a obra é de Deus e para sermos capacitados precisamos depender, nos abastecer n’Ele!
Como é complicado praticar esta verdade quando disparamos afoitos para fazer missões, para aconselhar! Entretanto, se não desenvolvermos este espírito de humildade, dependência, jamais teremos resultados eternos. Será tudo palha seca, que rapidinho será queimada.

Só o Espírito Santo de Deus convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8)! Só Deus salva, por meio de Jesus Cristo!
Precisamos entender que a nossa função é trabalhar, empurrar a pedra. Os resultados, o mover do Espírito Santo competem a Deus.

Obediência
“Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à Sua Palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar...” (1 Sm 15.22).

  Jonas foge de Deus para não pregar em Nínive. Alega que Deus, na Sua bondade e misericórdia não traria juízo para os ninivitas. Seja qual for o motivo real, depois da fuga, da tempestade, de ter vislumbrado a morte de perto, Jonas torna-se capacitado para ser usado por Deus, torna-se parceiro de Deus na conversão do povo de Nínive.

O mesmo homem, a mesma mensagem e a ocasião propícia. Os historiadores comentam que Nínive tinha passado por grandes sustos: epidemias e um eclipse total do sol. Estavam, assim como Jonas, preparadinhos. O que Deus requer de nós para sermos usados por Ele? Capacidade? Não! Ele que capacita e prepara o coração do missionário e do campo missionário. Precisamos obedecer, sem questionar!

Para o missionário, Deus requer uma vida de obediência, dependência (1 Tm 4.12; 1 Sm 15.22); fidelidade (a mensagem deve ser entregue na íntegra, sem retirar ou adicionar nada) e  compromisso (João 6.66-69).

Os ninivitas crêem em Deus (v.5). Todos, sem exceção, reconhecem as maldades que praticavam, o pecado; humilham-se, proclamam um jejum, vestem-se de panos de saco (v.6). Clamam a Deus, convertem-se do seu mau caminho (v.8) e Deus reconsidera e não os destroem (v.10). Este é o nosso Deus. Ele tem prazer em abençoar!

Os resultados  eternos procedem somente de Deus (quando e como Ele quiser!)
É crer, confiar, dispor-se como parceiro do Pai nesta jornada, na preciosa missão que Deus nos presenteou! 

Segunda chance!
Benção! Jonas foge, mas Deus concede a Ele uma segunda chance!
Deus poderia chamar outro pra substituir Jonas, mas não o faz! O privilégio seria de Jonas. O aprendizado, ao Seu lado, seria de Jonas e de ninguém mais. 
Deus pessoal, Pai de amor que busca o perdido, o rebelde! Deus que não desiste de nós!
'Ah, Senhor, meu Deus, dê-me sensibilidade para não fugir, para não tomar atalhos enganosos, para não ser rebelde à Sua Palavra. Mas, Pai, se porventura eu desviar do Seu propósito, recolhe-me com o Seu cajado e dê-me compreensão para voltar aos Seus braços com alegria e por inteiro, em nome de Jesus que me ensina obediência incondicional, amém!'

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9).

QUE DEUS O ABENÇOE!

Nenhum comentário: