“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

'Todo homem tem a esposa que merece!'


“...Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, 
tornando-se os dois  uma só carne..." (Gn 2.24 - sublinhado acrescentado)

Temos trabalhado com casais e fazemos a seguinte dinâmica: Previamente pedimos para um casal (em separado) dar uma tarefa para o outro, que será feito publicamente. Então, no momento de pagarem a tarefa, trocamos. A tarefa que a esposa deu para o marido, ela mesma fará e vice versa. As propostas tem sido as mais diversas, desde declaração de amor, poesias e até que o outro 'plante bananeira'...
Uma só carne: mistério extraordinário:
O que dói em um, dói em outro; o que alegra um, alegra outro.

Tenho pensado ainda na força que o cônjuge tem na auto-estima do seu parceiro. 
Um marido carinhoso, sensível, sábio pode transformar uma 'gata borralheira' numa princesa e quem mais vai ganhar com isto é ele mesmo, porque os dois são uma só carne.
          Conta uma ilustração de que, em certo país, o candidato a esposo tinha que dar ao pai da noiva um dote para se casar com ela. Certo homem tinha 3 filhas, 2 delas especialmente muito formosas e a caçula que era muito tímida e 'apagada'. As mais velhas ganharam dotes valiosos. O tempo passou e ninguém se interessava pela caçula até chegar um homem muito rico na cidade que, para surpresa de todos, se interessou por ela. Este homem perguntou para o pai da moça o valor que suas irmãs tinham recebido dos seus pretendentes e fez questão de oferecer o dobro do que eles ofereceram. A moça tímida ficou tão maravilhada por ter sido valorizada que desabrochou numa moça lindíssima e elegante, trazendo ao seu esposo motivos de muita honra.

Uma esposa virtuosa, que respeite o seu marido faz com que ele seja considerado pela sociedade também: 'estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciões da terra' (Pv 31.23) e ela desfrutará da alegria de ter um marido admirável.

É lamentável quando vemos esposas/esposos criticarem/retaliarem o seu cônjuge publicamente e até em redes sociais. Demonstração óbvia de falta de elegância e de sabedoria.

Quando demonstramos admiração e elogiamos (a sós ou em público) o outro estamos animando-o a prosseguir, a avançar,a melhorar, mesmo nos desertos da vida:
"Quem é esta que sobe do deserto e 
vem encostada ao seu amado?" (Ct 8.5)
Uma hora é ela que se apóia no marido; em outra hora é ele...
Um revezamento, cada um ajudando o outro na sua fraqueza. 

Stephen Kanitz escreveu para Revista Veja: 'Quando você se casou, fez a seguinte promessa: Sou jovem, vou encontrar centenas de homens mais bonitos e mais inteligentes que você e você também vai encontrar mulheres lindas e inteligentes. Mas você pode ficar tranqüilo porque prometo amar você para sempre e abrir mão dessas oportunidades que surgirão. 
E ele complementa: 'Como ficar casado com a mesma mulher até a morte os separem, qual o segredo de um longo casamento?' Volte a namorar, cortejar, seduzir e ser seduzido. Promova uma nova lua de mel, jantares, cinemas. Troque os móveis, a casa, o corte de cabelo, a maquiagem. Aprimore-se, evolua, estude, leia mais. Enfim, case novamente, com o mesmo par. Os filhos e o seu futuro agradecerão'

Creio firmemente que este é o significado do casamento e ele ainda fica perfeito, uma benção extraordinária quando Deus está na história: "Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; e ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Tambem, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade" (Ec 4.9-12). 

         Leia uma carta (origem desconhecida) que foi erroneamente atribuida a Brad Pitt. De qualquer forma, não deixa de ser muito interessante. Quando um homem ou uma mulher decidem lutar pelo seu casamento, algo novo pode acontecer, a situação insustentável é revertida e ambos são beneficiados. A carta intitulada 'Um segredo de amor' conta uma história que tem tudo pra ser real.*
Minha esposa ficou doente. Ela estava constantemente nervosa por causa de problemas no trabalho, vida pessoal, suas falhas e problemas com as crianças. Ela perdeu 13 quilos e pesava cerca de 40 aos 35 anos. Ela ficou muito magra e estava constantemente chorando. Ela não era uma mulher feliz. Ela sofria de constantes dores de cabeça, no coração e tensão muscular nas costas e nas costelas. Ela não dormia bem, pegava no sono apenas de manhã e ficava cansada rapidamente durante o dia. Nossa relação estava prestes a chegar ao fim. Sua beleza a estava deixando, ela tinha olheiras, cabelo embaraçado, e parou de se cuidar. Ela se recusou a gravar filmes e aceitar papéis. 

Eu perdi a esperança e pensei que nós iríamos nos divorciar... 
Mas então eu decidi agirAfinal... eu era o único que tinha permissão de dormir ao lado dela e abraçá-la. Eu comecei a mimá-la com flores, beijos e elogios. Surpreendia-a e agradava-a a cada minuto. Dei vários presentes e vivi apenas para ela. Falei em público a respeito dela. Ligava todos os assuntos a ela. Eu a elogiava na frente dela e de nossos amigos em comum.
Você não vai acreditar, mas ela floresceu. Ela se tornou uma pessoa ainda melhor do que antes. Ela ganhou peso, não estava mais nervosa e começou a me amar mais do que nunca. Eu não tinha ideia de que ela poderia me amar TANTO assim. 
E eu percebi uma coisa: a mulher é o reflexo de seu homem

* http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/brad-pitt-explica-como-salvou-o-casamento-com-angelina-jolie


2 comentários:

Irene disse...

Olá Regina

Edificada com texto, gostei muito da dinâmica e eu creio q se nós nos colocássemos mais no lugar do outro não só o casamento, mas relacionamentos em gerais seriam mais felizes e saudáveis.

Abraços
Irene

Unknown disse...

Que lindo...é isso!! Estou noiva e só tenho a concordar....
Amo seu blog, só acrescenta sabedoria à minha vida!
Um grande beijo!!! Graça e Paz!