“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

'Marcos antigos'

          Acho fascinante o livro de Neemias. Um homem firme em suas convicções que não admitia, mesmo com perdas, que os princípios de Deus, os marcos antigos do seu povo fossem negociados.

          Ah, como carecemos de homens com esta postura firme, que não fique 'em cima do muro', que não se deixe contaminar, que não permite que ‘estrangeirices’ contagiem seus valores. Líderes que nos livre do legalismo frio e rançoso como também de um evangelho hedonista, distante da sã doutrina e do desfrute da Presença de Deus (2 Tm 3.1-5).

          O que se passava na época de Neemias? Os muros de Jerusalém tinham sido destruídos e muitos tinham sido deportados para Babilônia por Nabucodonosor (586 a.C). O tempo passou e Neemias, um dos exilados, tornou-se copeiro do novo rei, Artaxerxes. Quando Neemias fica sabendo da miséria em que seu povo vivia em Jerusalém e de suas muralhas rachadas, se angustia. Então, o Rei o autoriza a retornar a Jerusalém para restaurar seus muros (Nee 1 e 2.1-7, 17-18).

O que aprendo com Neemias?
1. Devo tomar cuidado para quem eu conto os meus sonhos (Nee 2.4, 7, 12, 16-18).
          Devo contar meus projetos, expor o meu coração primeiramente e tão somente a Deus. Somente Ele poderá mudar as circunstâncias, confirmar a direção e aplainar nossa caminhada (Nee 1.4-11).
          Neemias pede a Deus que ouça o seu clamor (v. 6), que se lembre da Aliança que fizera no passado com o seu povo (v. 8-10) e oriente o sonho que está nascendo em seu coração (v. 11). Confessa o pecado do povo e, com humildade, se inclui (v.7).

          Ah, como precisamos sonhar, interceder, levantar um clamor. 
          Deus sensibiliza o coração do rei, disponibiliza a proteção e os recursos necessários para a trajetória, num ambiente hostil. Entretanto, o lugar mais protegido do mundo é dentro da vontade de Deus. ALELUIA!!!

2. Preciso identificar e lamentar as rachaduras como também enfrentá-las.
          Para Neemias a obra do Senhor era prioritária. Era mais que um muro rachado, era o resgate da identidade, da fé, da dignidade do povo de Deus tão sofrido pela devassa orquestrada por Nabucodonosor.
          Isto valia a sua comodidade de 'funcionário público' na corte do rei, sua segurança financeira, sua aposentadoria garantida. Ao invés de murmurar contra a injustiça e deixar que outro assumisse, Neemias enfrenta (v.3, 17).

          Ah, como precisamos nos levantar, restaurar as fendas, fechar as portas (Nee 6.1, 15) para o pecado, amargura, embaraço. A ausência de limites não é liberdade e sim vulnerabilidade a princípios distorcidos e frágeis. É dar brechas às aves de rapinas que tentam, sutilmente, derrubar marcos antigos e enlaçar os filhos de Deus.
          Ah, como precisamos de pais na torre de vigia, que tomem posição, orando, consagrando seus filhos com o coração quebrantado e disposto a sair, com ousadia, de sua zona de conforto:
"Senhor, torne nossos filhos como carvalhos junto às águas da vida.
E torne nossas filhas como jóias polidas em Teu palácio.
Guarda a todos das tramas do maligno."


          Ah, como precisamos de líderes, de homens de fibra e temor a Deus que tomem posição, tendo como referencial a Palavra de Deus que nos indica um caminho abençoado, digno a ser percorrido. 

3. Para concretizar um sonho necessito avaliar a situação e elaborar estratégias.
          Chegando a Jerusalém, Neemias sai às ruas, percorrendo toda a cidade. Então, reúne alguns homens selecionados e compartilha seu sonho de erguer as muralhas, unindo o povo numa só fé, num só objetivo (Nee 2.17):
"... não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa" (Nee 4.14).

          Se queremos famílias fortes precisamos pagar o preço da renúncia, da oração, de novas atitudes. É cavar fundo para alcançar alicerces resistentes aos ventos de doutrinas superficiais, das oposições ferrenhas. Oposição que vem na forma de escárnio, calúnias (4.1-3; 6.5-9), provocações (4.5), ataques e confusões (4.7-8, 11).

          Quais são os inimigos atuais que buscam desviar nossa atenção? Valores modernos, colapsos morais, cultura perniciosa e até mesmo, familiares e pseudo irmãos. É apologia a drogas, sexo permissivo, ateísmo. São os BBBs, clips e livros pornô, letras de músicas agressivas e imorais, aversão à disciplina. 
          É a igreja sendo impactada pelo mundo, pelas suas mudanças, pecado, rebeldia e acovardando-se de impactar o mundo. Pais que permitem a rebeldia e adeptos a concessões para não enfrentarem seus filhos rebeldes dos quais se tornaram reféns, desde sua tenra infância. 
          Um governo que não permite palmadas educativas, mas que aprova o assassinato de crianças antes de seu nascimento.

          Quais são as estratégias de Neemias? Oração, ânimo (4.6), vigilância (4.16-17, 21), prontidão e foco perseverante (Nee 4.23): 
“Nós, porém, oramos ao nosso Deus, e pusemos guarda contra eles de dia e de noite” (Ne 4.9).

          Neemias, com uma mão segurando um martelo e na outra uma espada (Nee 4.14, 17) e, com a ajuda de homens fiéis, as muralhas são construídas: "... E fortaleceram as mãos para a boa obra" (Nee 2.18 b).
          Que o nosso Deus capacite cada vez mais sacerdotes, líderes com este calibre, com esta coragem!!! Homens de visão e ação, que buscam a Deus com ardor e intensidade, sem mãos frouxas.
          Durante 4 anos Neemias se preparou e, em 52 dias, seu sonho se realizou.

4. Para iniciar um novo projeto devo retirar os entulhos que cobrem os marcos antigos.
          Neemias, inicialmente, comandou a retirada dos escombros para encontrar os alicerces antigos (Nee 4.10). Não foi tarefa fácil retirar o lixo que cobria o alicerce. O desânimo tomou conta dos trabalhadores. O lixo era muito e pesado.
          Assim pode acontecer conosco. O tempo vai juntando escombros das mágoas, do pecado que nos desanima e nos afasta de Deus: “... que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hb 12.15)
          Não oramos mais, não lemos a Bíblia com a dedicação do passado. Nos porões de nossa alma cultivamos sentimentos de ira, amargura, falsas doutrinas, conformismo, materialismo que geram insônia, angústia. Lixo que precisa ser confessado (Nee 9.2) e descartado para dar lugar ao arrependimento, a alegria, ao renovo do Pai  que incendeia cinzas apagadas (Nee 8.6-9, 17-18)Os marcos antigos das promessas de Deus e Sua atuação em nossas vidas, nos sustentam nos dias maus e robustecem nossa fé (Sl 105.7, Dt 4.9, 31.6).
  ".... Não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força" (Nee 8: 10-11).

          Entretanto, mesmo após esta construção, Neemias lutou tenazmente contra a contaminação do templo, expulsando Tobias que para ali se mudara; condenou o desamparo com a Casa do Senhor; organizou a função dos levitas e cantores; denunciou e condenou o casamento misto.
          Com certeza, Neemias conquistou muitos inimigos, mas não se tornou escravo das estrangeirices que disseminavam no meio do povo de Deus.
          O povo tinha sede da Palavra de Deus e era reabastecido por ela durante horas: '... todo o povo chorava, ouvindo as Palavras da Lei' (Nee 8.9).

          Ah, como tá faltando choro em nossas vidas, em nossas igrejas... 
          Choro de quebrantamento, choro de arrependimento, de confissão de pecados, choro pelas almas perdidas... Arrependimento que gera mudança, reconhecimento da nossa fragilidade e da grandeza da misericórdia e do perdão de um Deus (Nee 1.5-11) que transforma o medo (Nee 4.14) em ousadia.

          Neemias tinha consciência da relevância do seu projeto, da concordância de Deus nesta luta (Nee 4.6) e, assim, não dispersava sua atenção: "Estou fazendo uma grande obra" (Nee 6.3).
          Como arrendatários da terra que pertence a Deus (Lv 25.23), nunca percamos nosso foco naquEle que tudo realiza por nós e em nós (Nee 8.13-18). 
          À Deus, que dá bom exito em nossas empreitadas, todo nosso louvor e toda nossa adoração (Nee 2.20). 

Nenhum comentário: